Já, o método de Relação Cintura Quadril (RCQ) consiste em avaliar a distribuição central de gordura corporal e é obtido pela medida da cintura dividida pela medida do quadril e, também tem se mostrado eficiente para mensuração da quantidade de gordura corporal juntamente com o risco cardiovascular.
A relação cintura-quadril (RCQ) é uma medida direta da distribuição de gordura na região da cintura, indicando a adiposidade visceral. Valores elevados podem estar relacionados com maior predisposição a doenças crônicas.
Os resultados da relação cintura-quadril variam de acordo com o sexo, devendo ser abaixo de 0,85 para mulheres e abaixo de 0,90 para homens. Resultados iguais ou superiores a esses valores indicam alto risco para doenças cardiovasculares, sendo importante lembrar que quanto maior o valor, maior o risco.
A relação cintura-quadril (RCQ) é uma medida da distribuição de gordura na região da cintura. Os altos valores desse índice podem estar relacionados com uma maior predisposição a doenças crônicas.
A RCQ é aferida a partir da divisão da circunferência da cintura pela circunferência dos quadris. Em mulheres, o resultado a partir de 0,85 já indica risco de morrer precocemente; em homens, a medida de alerta é a partir de 0,9.
Para reduzir a sua RCQ, você pode adotar hábitos saudáveis, como: Perder peso: se você estiver acima do peso ou obeso, perder peso é a melhor maneira de reduzir a sua RCQ. Aumentar a atividade física: a atividade física ajuda a reduzir a gordura corporal, incluindo a gordura abdominal.
"A RCQ reflete melhor os níveis de gordura abdominal, incluindo a gordura visceral, que envolve os órgãos profundamente dentro do corpo e aumenta o risco de uma série de condições, incluindo diabetes tipo 2 e doenças cardíacas", explica Khan. "A mensagem é simples: quanto maior a relação cintura-quadril, maior o risco.
Para calcular a relação cintura-quadril deve-se utilizar uma fita métrica para avaliar: Tamanho da cintura, que deve ser medida na parte mais estreita do abdômen ou na região entre a última costela e o umbigo; Tamanho do quadril, que deve ser medido na parte mais larga das nádegas.
Vamos aos números. Para os homens, a circunferência abdominal não deveria passar os 94 cm, porque o risco já é considerado alto. Acima de 102 o risco passa a ser muito alto. Mulheres devem manter a circunferência até 80 cm, e saber que acima de 88 o sinal vermelho é ainda mais forte.
Para avaliar a distribuição de gordura corpórea, estudos epidemiológicos utilizam, desde a década de 70, a relação cintura-quadril (RCQ), obtida pela divisão dos perímetros da cintura (cm) e do quadril (cm).
Nos serviços de atenção à saúde, recomenda-se que uma atenção especial seja dirigida aos homens que não apresentam sobrepeso e que tenham RCQ entre 0,90 e 0,95. Em mulheres com sobrepeso, o corte da RCQ em 0,80 tem especificidade baixa; por isso, pode ser aceitável o limite 0,85 neste grupo.
O termo Síndrome Metabólica descreve um conjunto de fatores de risco que se manifestam num indivíduo e aumentam as chances de desenvolver doenças cardíacas, derrames e diabetes.
Qual o melhor exercício para perder gordura no quadril?
Qual o melhor exercício para perder gordura do quadril? Bicicleta. Tanto na bicicleta ergométrica, quanto na tradicional, pedalar é uma das melhores maneiras para reduzir as gordurinhas da região do quadril e das coxas, além de fortalecê-las.
Alguns chás, como chá verde, de gengibre e chá branco, possuem propriedades termogênicas que ajudam a acelerar o metabolismo e a eliminar toxinas do organismo, ajudando a secar a barriga.
Homens e mulheres cujas coxas têm circunferência superior a 60 cm têm menor risco de desenvolver doenças cardíacas, aponta um estudo do Hospital da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, com 3.000 pessoas.
De acordo com um estudo do Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Cuidados, do Reino Unido, a medida ideal da cintura de uma pessoa deve ser a metade da sua altura, ou seja: se você mede 1,80 m (180 cm), deve ter 90 cm de circunferência abdominal.