A síndrome de Raynaud é caracterizada pelo vasoespasmo de partes da mão em resposta ao frio ou estresse emocional, causando desconforto e alterações na coloração (palidez, cianose, eritema ou uma combinação destes) reversíveis em um ou mais dígitos.
O uso de substâncias ou medicamentos que causam a constrição dos vasos sanguíneos pode piorar a síndrome de Raynaud. Algumas pessoas com a síndrome de Raynaud também têm outros distúrbios que ocorrem quando as artérias são propensas à contração.
A capilaroscopia periungueal é um exame não invasivo e extremamente útil para avaliação do componente morfológico da microcirculação. Permite o diagnóstico diferencial precoce entre indivíduos com fenômeno de Raynaud (FRy) primário e secundário.
O fenômeno de Raynaud (FRy) caracteriza-se por episódios reversíveis de vasoespasmos de extremidades, associados a palidez, seguido por cianose e rubor de mãos e pés, que ocorrem usualmente após estresse ou exposição ao frio.
Na grande maioria das vezes o Raynaud é um evento benigno, não relacionado a nenhuma doença de base. Porém, em cerca de 10% de quem apresenta o fenômeno pode haver associação com alguma causa de base, dentre elas as doenças auto-imunes.
Fenômeno de Raynaud (ou Síndrome de Raynaud): O que é?
Quais são os perigos da síndrome de Raynaud?
A síndrome de Raynaud secundária a uma doença do tecido conjuntivo pode progredir para gangrena digital dolorosa; a síndrome de Raynaud secundária à esclerose sistêmica tende a causar úlceras extremamente dolorosas e infectadas nas pontas dos dedos. As pontas de múltiplos dedos são cianóticas.
Os primeiros sintomas mais comuns da esclerose sistêmica são inchaço (dedos inchados) e, em seguida, espessamento e enrijecimento da pele nas extremidades dos dedos, e síndrome de Raynaud, na qual os dedos ficam muito pálidos e dormentes ou com formigamento, doloridos ou ambos em resposta ao frio ou estresse emocional.
A duração de um episódio do fenômeno de Raynaud pode variar de alguns minutos a horas, dependendo do grau de vasoconstrição, da resposta do corpo e da doença de base.
De modo geral, o tratamento da doença de Raynaud, caso o paciente tenha se exposto ao frio, é o de buscar aquecer as mãos e manter elas quentinhas, com luvas, por exemplo, para aliviar o desconforto. Alguns pacientes podem fazer o uso de medicamentos, a depender das causas da doença de Raynaud.
O tratamento inclui evitar o frio, buscar auxílio psicológico e, no caso do fenômeno secundário, pode ser necessário o uso de vasodilatadores e, raramente, cirurgia.
Qual é o tratamento para o fenômeno de Raynaud nas mamas?
Para que haja uma normalização da circulação sanguínea no mamilo, é recomendado o uso de compressas mornas no local. Lembrando que, devido à sensibilidade ao frio, temperaturas baixas agravam os sintomas. Massagem nas mamas e alongamento do músculo peitoral são muito benéficos durante o tratamento.
O que é a má circulação nas mãos e quais são as principais causas? A má circulação nas mãos refere-se a um fluxo sanguíneo inadequado para as extremidades, resultando em sintomas como dormência, formigamento e, por vezes, dor. Este problema tende a agravar-se em condições climáticas mais frias e durante o inverno.
Designada síndrome de Raynaud ou doença de Raynaud, afeta especialmente os capilares dos dedos das mãos e dos pés. Esta patologia manifesta-se por vasospasmo, em resposta a situações de frio ou de stress: os capilares estreitam-se e diminui a circulação de sangue ou oxigénio nestas zonas.
Como a cianose pode ser considerada uma condição grave, é recomendado procurar atendimento médico assim que esse sinal surgir, principalmente se for acompanhado de sintomas como falta de ar, cansaço, dor no peito e tosse, para evitar complicações.
O fenômeno de Raynaud faz com que dedos, orelhas e nariz fiquem dormentes, pálidos e azulados em resposta a temperaturas baixas ou ao estresse. Quando reaquecidas, as áreas podem ficar vermelhas e inchadas.
Quais são os sintomas de má circulação na mão esquerda?
A má circulação nas mãos pode ser causada não só pelos fatores acima mencionados, tais como um estilo de vida sedentário, diabetes, tensão alta e abuso de álcool, tabaco ou cafeína, mas também por manter as mãos em posições inadequadas. Os sintomas habituais neste caso são: Mãos frias.
A dormência nos dedos é um sintoma que pode surgir por realizar movimentos repetitivos com as mãos, como no caso da síndrome do túnel do carpo, mas também pode surgir devido a deficiências nutricionais, doenças autoimunes, compressão ou danos nos nervos, por exemplo, podendo ser acompanhada de outros sintomas como ...
Quais são as causas das pontas dos dedos arroxeadas?
Ocorre devido ao exagero na resposta do organismo à temperatura fria. Os sintomas da Síndrome são ocasionados pela vasoconstrição dos vasos sanguíneos, que tem como resultado a diminuição do fluxo sanguíneo para a pele. O arroxeamento é causado pela redução da oxigenação nas pequenas veias e artérias.
Qual a relação entre a síndrome de Raynaud e a fibromialgia?
Segundo o reumatologista Dr. Thiago Bitar em alguns casos a fibromialgia pode desencadear um fenômeno vascular chamado Raynaud, que causa alteração da cor das mãos e dos pés quando em situações de estresse ou baixas temperaturas.
Quais são os sintomas da síndrome de Raynaud nos pés?
Quais são os sintomas da síndrome de Raynaud? Os sintomas da síndrome de Raynaud acontecem rapidamente e podem durar alguns minutos ou horas: Um ou mais dedos das mãos ou dos pés ficam pálidos ou azulados, geralmente em placas. Há sensação de dormência, formigamento, dor ou queimação nos dedos.
Quantos anos vive uma pessoa com esclerose sistêmica?
A sobrevida geral em 10 anos é de 92% para a esclerose sistêmica limitada e de 65% para a esclerose sistêmica difusa. Os preditores de mortalidade precoce são sexo masculino, início tardio, doença difusa, hipertensão arterial pulmonar e crise renal (1).
O Fator Antinuclear (FAN) é um exame com sensibilidade relativamente alta (70-90%), no entanto menos específico, uma vez que uma série de outras “doenças do tecido conjuntivo” também têm FAN positivo.