Provérbios 18:3 “Vindo a perversidade, vem também o desprezo; e, com a ignomínia, a vergonha”. No livro de Provérbios, sabedoria e insensatez são os únicos caminhos que o homem tem diante de si. Ele precisa escolher um. Não decidir já é trilhar a senda da insensatez.
Este provérbio não é o mais simples de ser entendido. Muitos entendem o desprezo e a reprovação como sendo a ação de pessoas más contra os homens de bem. Do ponto de vista deles, a pessoa má traz os seus insultos desdenhosos e a reprovação ignominiosa contra os homens de bem e as práticas justas.
A boca do tolo é a sua própria destruição — Aquele que encontra uma esposa, encontra o bem — O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável. 1 Busca seu próprio desejo aquele que se isola, e se insurge contra toda a sabedoria. 2 Não tem prazer o tolo no entendimento, mas só em externar o que há no seu coração.
Ela o chama de filho dos meus votos. Mais do que os votos matrimoniais, ela se lembra de ter dedicado os seus filhos ao Senhor, assim como fez Ana. Ela fez ele recordar das suas muitas orações e promessas ao Senhor no sentido de ensiná-lo a temer ao Senhor.
O que significa a sua lâmpada não se apaga de noite?
A expressão literalmente diz: "sua lâmpada não é apagada durante a noite". O óleo é de qualidade suficientemente boa para se sustentar ao longo da noite. Ela produz produtos de qualidade. Alternativamente (talvez adicionalmente), essa frase pode ser uma referência ao caráter e diligência da mulher.
A PRUDÊNCIA NO FALAR | PROVÉRBIOS, CAPÍTULO 18 | PENSE E ORE
O que são votos diante de Deus?
Voto é quando prometemos algo a Deus em troca de uma benção ou demonstração de fé mas não é só pedir e pronto Deus vê o nosso coração e o mais importante que nós façamos o que nós prometemos Já fiz alguns votos e cada um deles me ensinou algo sobre fé e compromisso com Deus e agora eu vou contar alguns deles.
Lucas 9:26 NTLH. Pois, se alguém tiver vergonha de mim e do meu ensinamento, então o Filho do Homem também terá vergonha dessa pessoa, quando ele vier na sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos.
Quando pecamos, escondemo-nos de Deus, porque nos tornamos incapazes de receber o Amor. Ficamos repletos de vergonha, medo, raiva, e acabamos, por imaturidade, fazendo justamente o mesmo que Adão e Eva, ou seja, escondemo-nos de Deus.
Deus não pensa assim e Ele não nos criou para sermos ansiosos, principalmente porque “o coração ansioso deprime o homem” (Pv. 12.25). Se trata de ser simples, e não complicado. Mas, muitas vezes, complicamos porque seguimos nossa emoção e não somos simples como a Palavra diz.
| “Quando o tolo começa uma discussão, o que ele está pedindo é uma surra.” — Provérbios 18:6. | Esta passagem nos adverte sobre a futilidade de se envolver em discussões desnecessárias. Um tolo, ao iniciar uma briga, não busca verdade ou entendimento, mas sim conflito.
A Palavra de Deus diz: “Quem se isola, busca seus próprios interesses” (Pv 18,1). Neste mundo cheio de problemas, por causa de toda pressão, somos tentados ao isolamento, a nos colocarmos dentro da casca.
Provérbios 18:22 Quem encontra uma esposa descobre algo excelente: recebeu uma bênção especial do SENHOR. Quem encontra uma esposa descobre algo excelente: recebeu uma bênção especial do SENHOR. Quem encontra uma esposa acha uma coisa boa; e alcança o favor do Senhor.
Nunca é sábio ferir uma pessoa, uma pessoa ofendida em sua honra torna-se uma fortaleza inexpugnável. Devemos tratar todas as pessoas com dignidade e amor, uma pessoa ferida resiste como uma fortaleza, e suas contendas são tão fortificadas como um palácio.
Quem escreveu esse livro? Parte do livro de Provérbios é atribuída a “Salomão, filho do rei Davi, rei de Israel” (ver Provérbios 1:1; 10:1; 25:1; ver também I Reis 4:32; Guia para Estudo das Escrituras, Provérbios, o Livro de Provérbios”; scriptures.LDS.org).
Existem sete coisas que o SENHOR Deus detesta e que não pode tolerar: o olhar orgulhoso, a língua mentirosa, mãos que matam gente inocente, a mente que faz planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que diz mentiras e a pessoa que provoca brigas entre amigos.
Ateus podem ser materialistas, isto é, não acreditam na existência de deus algum, nem da alma humana, nem qualquer outro tipo de coisa que não seja material, ou podem não acreditar na existência de deus(es) podendo eventualmente aceitar certas ideias imateriais como a alma humana.
Como as nuvens estão constantemente se desfazendo, assim Deus faz com nossos pecados confessados. Em Isaías 44, verso 22, Deus fala assim: “Desfaço as tuas transgressões como a névoa e os teus pecados, como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi”.
Porque Deus não nos deu um espírito de medo e timidez, mas um espírito de poder, de amor e de equilíbrio. 2 Timóteo 1:7 Que essa canção te fortaleça e revista de ousadia!
Segundo Fonseca, traumas na infância, como abusos emocionais, físicos ou negligência, podem estar relacionados ao desenvolvimento de vergonha ou timidez na vida adulta. “Esses traumas podem levar a uma visão distorcida de si e ao medo constante de julgamento e rejeição”, explica a psicóloga.
Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos.
Quando um homem fizer um voto ao SENHOR ou um juramento que o envolva em algum compromisso, não poderá quebrar a palavra, mas deverá fazer tudo o que prometeu.
Diante de Deus e de todas as pessoas que amamos, prometo ser seu companheiro(a), amigo(a) e parceiro(a) em tudo. Prometo te amar sem reservas, te respeitar e te apoiar em cada decisão. Que nosso casamento seja marcado pelo amor, pela cumplicidade e pela felicidade de estarmos juntos.
Mas quando a Promessa era razoável e depois se tornou muito difícil, pode pedir-se ao Padre da Paróquia ou do Santuário para permutar em outra mais possível. Ou pode-se pagar o que for possível na Promessa, e ficar tranquilo.