2 Oportunidade ou permissão dada a certas pessoas ou coisas com exclusividade. 3 Riqueza ou posição econômica e social acessível a uma minoria. 4 Diploma que contém a concessão de um privilégio; patente.
A origem da palavra é latina: privilegium, que significa “lei excepcional concernente a um particular ou a poucas pessoas”, segundo o Dicionário Houaiss. Em português, o significado da palavra privilégio permanece: direito, prerrogativa, vantagem ou regalia.
A palavra “privilégio” é um substantivo masculino. Ela é sinônimo de “prerrogativa”, “atributo”, “permissão” e “dom natural”. É errado usar o termo “previlégio”, que é um vício de linguagem, já que a palavra não existe.
Na antropologia e sociologia, o privilégio social (ou simplesmente privilégio) é um direito especial, vantagem ou imunidade concedida ou disponível (ou suposta como disponível) somente a uma pessoa ou grupo específico.
VESTÍGIO: é toda marca, objeto, sinal, rastro, substância ou elemento que seja detectado em local onde haja sido praticado um fato delituoso (DOREA et al., 2010).
1 Direito, vantagem ou imunidades especiais gozadas por uma ou mais pessoas, em detrimento da maioria; regalia. 2 Oportunidade ou permissão dada a certas pessoas ou coisas com exclusividade. 3 Riqueza ou posição econômica e social acessível a uma minoria. 4 Diploma que contém a concessão de um privilégio; patente.
A forma privilegiadapode ser [feminino singular de privilegiado] ou [feminino singular particípio passado de privilegiar] . Conjugação:regular. Particípio:regular.
Mas o que significa “exceção”? A palavra “exceção” é um substantivo feminino que expressa a ação ou o efeito de excluir, excetuar algo. É o desvio da regra ou de um padrão convencionalmente aceito. A palavra deriva do latim exceptio, que é sinônimo de privilégio ou restrição.
De acordo com o dicionário comum, é “vantagem (ou direito) atribuída a uma pessoa e/ou grupo de pessoas em detrimento dos demais”. Essa definição vaga é particularmente complicada, pois um fato natural só pode ser considerado uma vantagem na medida que ela seja causa necessária para um determinado fim.
Tonicidade diz respeito à sílaba que apresenta maior proeminência em uma palavra. Essa sílaba é chamada de tônica ou acentuada. Ela recebe o acento principal ou primário na palavra.
Privilégio é um conceito sociológico onde, determinados grupos de pessoas possuem vantagens sociais em comparação a outros. O privilégio não está necessariamente relacionado ao quão esforçada uma pessoa pode ser, ou quão determinada e talentosa essa mesma pessoa é no trabalho.