O que é poder extroverso e introverso?
Poder extroverso: imposição de obrigações a terceiros; Poder introverso: criação de obrigações para si.O que são atos inominados?
Dessa forma, esse atributo decorre diretamente do princípio da legalidade, por isso, impede que a Administração pratique atos inominados, aqueles atos que não possuem previsão legal.O que é Administração Extroversa?
A Administração extroversa representa a relação externa existente entre os órgãos e entes da Administração e os administrados, cuidando da atividade-fim da Administração Pública, efetivada pelas atividades de fomento, poder de polícia, intervenção e pelos serviços públicos.Quais são os 4 tipos de administração?
Planejamento, organização, direção e controle são os nomes dos quatro cavaleiros das funções administrativas. Se o empreendedor quer tomar as rédeas da sua empresa, precisa domar essas habilidades e ser estratégico nas suas decisões.PODER EXTROVERSO
Qual a diferença entre caducidade e cassação?
Assim sendo, a diferença entre a caducidade e a contraposição é que a caducidade é com base em nova lei e a contraposição com base em novo ato. A cassação é a forma de extinção do ato por culpa do beneficiário, já que ele descumpriu condições que deveria manter.O que significa "ato inominado"?
O recurso inominado é uma forma de apelar quando não concordamos com uma sentença proferida pelo juiz.Quais são os 5 atos administrativos?
Espécies de Atos Administrativos
- Atos Administrativos Oficiais;
- Atos Administrativos Normativos;
- Atos Administrativos Ordinatórios;
- Atos Administrativos Negociais;
- Atos Administrativos Enunciativos;
- Atos Administrativos Punitivos.
O que é a teoria do facto consumado?
A teoria do fato consumado, no âmbito do egrégio Supremo Tribunal Federal, remonta ao ano de 1966, ocasião em que o eminente Ministro Lafayette de Andrade, inaugurando a teoria afirmou que “a verdade, porém, é que se criou uma situação de fato, que o tempo já consolidou.Qual sistema administrativo o Brasil adota?
Nosso ordenamento jurídico adotou o sistema inglês, de jurisdição una, de forma que os atos administrativos sempre podem ser analisados pelo Poder Judiciário, que é o único que finalizará os conflitos, estabilizando-os com a definitividade própria da coisa julgada.O que significa ultra legem?
Assim, os atos administrativos regulamentares – por serem secundários – só podem ser expedidos “secundum legem” (de acordo com a lei), não se admitindo exercício do poder regulamentar “ultra legem” (além do que está estabelecido na lei) ou “contra legem” (contrária à lei).O que é a caducidade de uma lei?
A caducidade é uma forma de extinção de direitos (e dos correspondentes deveres) em consequência do seu não exercício durante um determinado período de tempo.Qual é o significado da palavra extrovertida?
Dicionário Brasileiro da Língua PortuguesaPsicol Que se expande para fora de si; extroverso, sociável, comunicativo. Indivíduo cuja atenção e interesses são dirigidos total ou predominantemente para os valores fora do seu eu.
O que significa a palavra exoto?
1. Saída de um povo ou de multidão de um país ou de uma região (ex.: êxodo rural).O que é ato extintivo?
Ato extintivo ou desconstitutivo, é aquele que põe fim a situações jurídicas individuais existentes.O que é o cofifomob?
Os atos administrativos possuem cinco elementos ou requisitos de validade: competência, finalidade, forma, motivo e objetivo (o famoso macete COFIFOMOB).Que tipo de ato é uma portaria?
Portaria é o ato administrativo destinado a estabelecer providências de ordem administrativa e de definição de situação funcional.O que é algo inominado?
De forma simples, o recurso inominado é uma apelação à sentença proferida pelo juízo de um Juizado Especial. O nome dado ao recurso sem nome, portanto, inominado, se dá pela falta de um nome específico dado pelo legislador, que não chamou o instrumento de apelação para diferenciar a peça.O que significa tipicidade em um ato administrativo?
c) TipicidadeConceito→ É o atributo pelo qual o ato administrativo deve corresponder a figuras previamente definidas pela lei como aptas a produzir determinados efeitos. O presente atributo é uma verdadeira garantia ao particular que impede a Administração de agir absolutamente de forma discricionária.