o arado da Síria, empregado em todas aquelas regiões, era um instrumento muito simples, sendo tão leve que um homem podia facilmente conduzi-lo. Na verdade, algumas vezes não era mais do que um ramo de árvore, cortado abaixo da bifurcação, e usado sem rodas.
Em sistemas convencionais de preparo de solo, o revolvimento excessivo pode causar compactação subsuperficial, (também chamada de pé-de-grade ou pé-de- arado dependendo do implemento utilizado), impedindo o crescimento das raízes em profundidade, tornando as plantas mais susceptíveis a veranicos ou mesmo causando ...
Os arados são implementos que operam nas camadas iniciais do solo, na qual as plantas irão se desenvolver. A principal função dos arados é o propiciar ao solo melhores condições de aeração, infiltração, armazenamento de água e homogeneização da fertilidade.
A compactação pode ocorrer no solo em duas principais formas: superficial e subsuperficial. A primeira é causada principalmente pela pressão em área com o tráfego de máquinas e animais. Já a segunda, popularmente conhecida como “pé-de-grade” ou “pé-de-arado”, é atribuída a pressão localizada de implementos agrícolas.
Era puxado por uma junta de vacas ou bois ou por uma parelha de jumentos, guiados pelo lavrador. Ou seja, quando o Senhor Jesus cita esse exemplo, Ele, de imediato, imagina alguém arando a terra e olhando para trás, sem largar o arado.
Arado é um instrumento que serve para lavrar (arar) os campos, revolvendo a terra com o objetivo de descompactá-la e, assim, viabilizar o desenvolvimento das raízes das plantas. Palavras-chave: Arar.
1 Utensílio agrícola de tração humana ou animal, ou motorizado, usado para cortar, levantar e virar o solo, preparando-o para a sementeira e plantio: “Uma tarde, porém, estava à espera da junta de bois que encomendara para o trabalho do arado […]” ( LB2 ) . 2 por ext A lavoura, a vida agrícola.
Como saber se o solo está compactado? Diversos atributos físicos podem ser utilizados para aferir a qualidade física do solo e inferir a respeito da ocorrência da compactação em alguma camada. Dentre os mais utilizados destacam-se a determinação de resistência à penetração, macroporosidade e densidade do solo.
A função do terraço é a de reduzir o comprimento da rampa, área contínua por onde há escoamento das águas das chuvas, e, com isso, diminuir a velocidade de escoamento da água superficial. Ademais, por permitir a retenção de água da enxurrada contribui para a recarga de aquíferos.
“Não largue mão do arado” é uma poderosa mensagem de perseverança e comprometimento, baseada no ensino de Jesus em Lucas 9:62: “Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus.”
“Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus” (Lc 9,62). Jesus é muito claro quando se refere à radicalidade no seu seguimento. “Ninguém pode ser meu discípulo se antes não renunciar a tudo o que possui!” (Lc.
Pôr a mão no arado, sem olhar para trás, é questão de coerência, perseverança e fidelidade. Vimos muitos que gostariam de seguir o Mestre, mas, envolvidos pela tentação de “olhar para trás”, têm a atitude de um daqueles primeiros servos chamados pelo próprio Jesus para segui-Lo.
Insisto em dizer: arar consiste num trabalho árduo, lavrar é sempre penoso, por isso necessitaremos sempre da ajuda do Espírito Santo. "Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco" (1Ts 5.17,18).
Grade aradora é um implemento usado para rompimento e suavização da superfície do solo. Ela é diferente do arado, que permite cultivos mais profundos. As grades apresentam uma estrutura pesada (com dentes, discos, correntes e outros meios para movimentar o solo), requerida para que os discos penetrem na terra.
Grade é um implemento agrícola geralmente acoplado a tratores, utilizado na descompactação do solo no controle de plantas daninhas e na incorporação de insumos agrícolas.
Antes que um agricultor possa semear, o terreno tem de ser arado. Arar o solo faz com que ele se torne mais solto, de modo a que a semente possa penetrar mais fundo na terra.
Quando o Senhor Jesus cita esse exemplo, Ele de imediato imagina alguém arando a terra e olhando para trás, mas sem largar o arado. Ou seja, é uma pessoa que quer servir a dois senhores.
O que Jesus quis dizer: "ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus"?
Deve deixar o seu passado de erros para trás e também não pode dar atenção para as dúvidas contra a fé que surgem pelo caminho. Deve ignorar totalmente o brilho deste mundo corrompido e trilhar até a Salvação. Em outras palavras, quando abraçamos a fé, temos que a seguir até o fim.
Por que quem põe a mão no arado não pode olhar para trás?
Quem põe a mão no arado, precisa olhar para frente, focar sua meta. Se olhar para trás não será bem-sucedido no que faz. Semelhantemente, se queremos servir ao Senhor, a opção de olhar atrás não deve existir, uma vez que quem assim procede não é considerado “útil” para o Reino de Deus.
Esse versículo faz alusão à cruz física que Jesus Cristo carregou e sofreu para cumprir a vontade de Seu Pai. Embora não nos seja requerido carregar uma cruz física como o Senhor fez, é-nos pedido que O sigamos ao cumprir a vontade do Pai Celestial para nós mesmo quando for difícil.