O Papa como legislador, doutor e mestre supremo de toda a Igreja, tem autoridade sobre questões canônicas e litúrgicas, podendo interpretar, legislar, alterar, e revogar as leis canônicas estabelecidas por seus antecessores e reunidas por eles no Código de Direito Canônico, a legislação da Igreja Católica.
Colocando estas imagens no seu brasão, o Papa pretendeu expressar a sua devoção particular à Virgem Santíssima e a são José. O mote do Santo Padre Francisco foi tirado das Homilias de São Beda o Venerável, sacerdote (Hom.
Um dos alicerces da nossa catolicidade, da Igreja Católica, é a instituição do Papado: o Papa como sucessor de São Pedro, constituído como chefe da Igreja, aquele que tem as chaves, o poder de ligar e desligar, sancionado por Deus no Céu.
O Papa como legislador, doutor e mestre supremo de toda a Igreja, tem autoridade sobre questões canônicas e litúrgicas, podendo interpretar, legislar, alterar, e revogar as leis canônicas estabelecidas por seus antecessores e reunidas por eles no Código de Direito Canônico, a legislação da Igreja Católica.
Por força de sua universalidade, o papa é o máximo representante do poder espiritual no Ocidente. O Ocidente conta com dois órgãos ou instituições representativas do poder espiritual: a Igreja Católica e a Universidade (que foi gerada nas entranhas da Igreja).
A teologia católica afirma que o Papa, em comunhão com o Sagrado Magistério, quando delibera e define (clarifica) solenemente algo em matéria de fé ou moral (os costumes), ex cathedra (literalmente, "a partir da cadeira", de São Pedro neste caso), está sempre correto.
Historiadores e as Igrejas Católica e Ortodoxa consideram Pedro como o primeiro bispo de Roma e, por isso, o primeiro papa, e também como o primeiro bispo e patriarca da Igreja de Antioquia, tendo sido seu fundador.
"A missão é ida incansável rumo a toda a humanidade para a convidar ao encontro e à comunhão com Deus. Incansável! Deus, grande no amor e rico de misericórdia, está sempre em saída ao encontro de cada ser humano para o chamar à felicidade do seu Reino, apesar da indiferença ou da recusa.
A hierarquia da Igreja Católica é chefiada pelo bispo de Roma, conhecido como papa ("pai" em latim), que é o líder da Igreja Católica mundial. O atual papa, Francisco, foi eleito em 13 de março de 2013 pelo conclave papal.
Como chefe da Igreja Católica de Roma, o papa ocupa uma posição que nenhum outro líder religioso pode igualar. A maioria das grandes religiões não tem uma estrutura hierárquica que reconheça claramente um líder que encarna a tradição como faz o papa para o catolicismo.
Qual o significado da palavra papa no catolicismo?
1. Acrónimo de Petrus Apostolus Princeps Apostolorum («Pedro Apóstolo, Príncipe dos Apóstolos»); 2. Acrónimo de Petri Apostoli Potestatem Accipiens («do Apóstolo Pedro tomou o poder»);
Pela tradição católica, o primeiro papa foi o homem que tem sua imagem ali impressa: Pedro, um dos doze homens que foram escolhidos pelo próprio Jesus Cristo para acompanhá-lo e auxiliá-lo em suas andanças repletas de pregações e relatos de milagres.
Para o cristianismo, Deus não é uma substância autocentrada, mas, antes, uma Família, uma eterna comunhão interpessoal. Assim, ao mesmo tempo que é um ente uno (pois de outro modo se trataria de politeísmo), Deus subsiste em três diferentes Pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Portanto, somos embaixadores de Cristo, e Deus faz seu apelo por meio de nós. Por amor a Cristo, suplicamos: reconciliem‑se com Deus. Pois foi por nossa causa que Deus tratou como pecador aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.
- A palavra "papa" é uma sigla. Significa "petri apostoli potestatem accipiens", que em latim quer dizer "aquele que sucede o apóstolo Pedro" -são Pedro é considerado o primeiro papa. Mas a palavra também pode ter surgido da junção de outras duas: "pater patrum", que quer dizer "pai dos pais".
De acordo com a doutrina da Igreja Católica, o papa não é um ser humano perfeito, mas é infalível quando se pronuncia a respeito de temas concernentes à fé. Ou seja, quando o bispo de Roma fala ou decide oficialmente como pastor de todos os cristãos, em nome da Igreja, ele supostamente não erra.
O papa Francisco começou 2025 com um apelo pela paz e pela proteção da vida humana, pedindo "um firme compromisso de promover o respeito pela dignidade da vida humana, desde a conceção até à morte natural " em sua homilia do Dia de Ano Novo.
A missão do padre implica ter a sabedoria da idade e a confiança de uma criança. Firme rumo ao alto e seguro com os pés bem plantados sobre a terra, feito para a alegria do Evangelho é um perito que aprendeu a sofrer por amor. Um homem que fala de Deus para seu povo e fala de seu povo ao seu Deus.
“O Papa possui o pleno e supremo poder de jurisdição sobre toda Igreja, não somente nas questões de fé e costumes, mas também na disciplina e governo da Igreja”.
Um Estado secular ou Estado laico é um conceito do secularismo onde o poder do Estado é oficialmente imparcial em relação às questões religiosas, não apoiando nem se opondo a nenhuma religião.