A Bíblia mostra o pão como alimento que alimenta o corpo e a alma, sacia a fome e toda necessidade humana. O pão na Bíblia representa o Corpo de Cristo que se entregou por amor pela humanidade como o verdadeiro alimento, “O Pão vivo descido do céu” (Jo 6,41.51).
Para um sujeito pão-duro, o povo usa palavras bem feias ou gozadoras, como munheca, mão-de-vaca, rídico, miserável, chifre-de-cabra, cobiçoso, mesquinho, muquirana, unha-de-fome e muitas outras mais ofensivas.
O pão, portanto, sempre relacionado à experiência de ação de graças nas refeições e atividades diárias. Ao se pensar na precariedade da cultura antiga do povo hebreu e em situações de guerras e invasões, que afetavam a dinâmica social, o pão simbolizava ainda a dependência de Deus.
Para os cristãos, o pão simboliza o corpo de Cristo. Na oração do “Pai-nosso” é pedido a Deus “o pão nosso de cada dia nos dai hoje”. Para os judeus, o fermento simboliza a corrupção. Por isso, eles só ofereciam a Deus pães ázimos, sem fermento.
PROVÉRBIOS 17:22 “A alegria faz bem à saúde, estar sempre triste é morrer aos poucos”. Que a alegria do Senhor seja renovada sobre você neste dia como um remédio eficiente, o Espírito Santo enxugue suas lágrimas e você receba ânimo novo para viver os planos e as promessas Dele pra você e sua casa!
Surpreendentemente A palavra “lechem” = “pão” compartilha a raiz com a palavra “milchamá” =“guerra”. A raiz de ambas é ל ח מ. A ligação etimológica sugere que os conflitos - ou seja, a negação da espiritualidade da Torá que propõe a construção de uma sociedade justa e pacífica - derivam da falta de sustento material.
símbolo reconhecido como alimento dos humildes, cuja abundância não deve ser negada. Mas é também um símbolo religiosamente neutro, quer para o mundo judaico, quer para o mundo greco-romano, já que estava ausente dos altares sacrificiais.
O pão é considerado um alimento sagrado. Em Êxodo 12:15, na instituição da Páscoa, lemos que o povo deveria se alimentar com pães asmos, ou seja, pão sem fermento. No deserto, Deus manda maná para o povo se alimentar. Assim, em toda a história do povo de Deus o pão fez parte da vida.
E, ao mencionar “o pão nosso”, estamos nos referindo não apenas ao alimento material necessário para nossa subsistência, mas também ao Pão da Vida: a Palavra de Deus e o Corpo de Cristo. Esse pão é recebido no “hoje” de Deus, como um alimento substancial no banquete do Reino — que é antecipado na Eucaristia.
O que é o pão significado espiritual? O pão significado espiritual é a interpretação simbólica do pão como um alimento que alimenta não apenas o corpo, mas também a alma. É a compreensão de que o pão pode representar a presença de Deus, a comunhão com o divino e a união entre os seres humanos.
O pão que mantém a vida física é também o alimento para a vida espiritual. Da junção dos dois, a salvação humana. A Bíblia traz inúmeras passagens onde o pão é protagonista: o maná, o pão do deserto, as bodas de Canaã, a multiplicação dos pães, a última ceia.
1 Melhor é um pedaço de pão seco com paz e tranqüilidade do que uma casa onde há banquetes, e muitas brigas. 2 O servo sábio dominará sobre o filho de conduta vergonhosa, e participará da herança como um dos irmãos. 3 O crisol é para a prata e o forno é para o ouro, mas o Senhor prova o coração.
Jesus declarou: “Eu sou o pão da vida. Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram. Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.
“Em todo tempo ama o amigo e na angústia se faz o irmão.” Provérbios 17:17 Passando para agradecer todo apoio, amizade, consideração e orações de cada um que está comigo. É muito importante ter amigos nessa caminhada e cada demonstração de amizade tem um valor imensurável pra mim.