O botijão de 13 quilos, popularmente conhecido como “gás de cozinha” ou “botijão doméstico”, é o formato mais conhecido de comercialização do GLP e destina-se basicamente aos lares para preparação de alimentos.
O botijão de gás 13kg ou P13, como é conhecido, é o mais utilizado em cozinhas residenciais, pois garante melhor rendimento no preparo de alimentos durante todo o mês, além de ser seguro e econômico. Seu tamanho médio também favorece outros usos, como o aquecimento do chuveiro a gás e o acendimento de lareiras.
Esse é o menor botijão de gás vendido no mercado. Ele é portátil e ideal para acampamentos. Também é ideal para pequenos negócios móveis, como carrinhos de pipoca e churros.
O botijão de gás P13 é o indicado para uso residencial. Ele é comumente utilizado em cozinhas domésticas para cozimento de alimentos, mas também pode ser fonte de calor para atividades como aquecimento de água para banho ou secagem de roupas.
Tudo sobre o botijão P13, Gás de cozinha (Gás Liquefeito de Petróleo)
O que é botijão P45?
O P45 é o maior e o mais pesado de todos, indicado para uso industrial e comercial mais pesado. Por ser capaz de armazenar uma maior quantidade de gás, o botijão de 45kg é mais utilizado em fábricas e indústrias de médio e grande porte e comércios que exigem uma demanda alta de GLP.
Qual a diferença da cor do botijão? A verdade é que a cor do botijão não tem relação direta com o tipo de gás que está dentro dele. Todos os recipientes contêm gás de cozinha, independentemente do seu tingimento externo.
O gás para empilhadeiras ou gás P20 é comercializado em cilindros de gás de 20 quilos. Estes cilindros são projetados para serem utilizados na posição horizontal, já que todo o consumo se dá na fase líquida e não na gasosa, como acontece nos demais recipientes.
Os botijões de gás com capacidades menores, como P2 (2 kg), P5 (5 kg) e P8 (8 kg), são utilizados geralmente em comércios ambulantes na área alimentícia, em lampiões de acampamentos ou por quem tem baixo consumo residencial.
Projetados para uso em botijões de GLP, como o P13, estes reguladores mantêm a pressão de saída em 2,8 kPa (baixa pressão), tornando-os ideais para fogões e outros aparelhos domésticos.
Qual a distância máxima do botijão de gás para o fogão?
Em relação a instalação, o ideal é que seja mantida uma distância razoável entre o botijão e o fogão. Essas mangueiras costumam ter 80 centímetros de comprimento, o que já supre a exigência mínima de distância entre os dois objetos.
O cilindro de gás P45 oferece diversas aplicações para estabelecimentos comerciais. Além do uso tradicional para cozimento de alimentos em grande escala, o gás P45 pode ser empregado em sistemas de aquecimento. Cozinhe alimentos muito mais rápido com o cilindro de gás P45, graças ao seu alto poder calorífico.
Nas empilhadeiras, o gás GLP é conduzido na fase líquida até o motor, onde é pulverizado e misturado ao ar para explosão na câmara de combustão. Por conta disso, o cilindro é instalado e utilizado na posição horizontal.
2. Os botijões devem ser guardados em locais limpos, ventilados, livres de óleo e graxa, protegidos contra chuva, sol, e outras fontes de calor; 3. Botijões de gás domésticos não devem ficar juntos do fogão.
A empresa muda o nome Agip Liquigás para Agip do Brasil S.A. Quatro anos mais tarde, atinge a liderança no mercado de GLP de botijões de até 13 kg sob o comando da Petrobras Distribuidora S.A, que, em 2004, oficializa a compra da Agip do Brasil S.A, dando origem à Liquigás Distribuidora S.A.