Em química, uma hidroxila ou hidroxilo (também chamada de oxidrila) é um grupo funcional presente nas bases dos hidróxidos, representado pelo radical OH• e formado por um átomo de hidrogênio e um de oxigênio.
O termo hidróxido pode referir-se ao ânion hidróxido (OH−) ou a uma função química caracterizada por um catião ou cátion (geralmente um metal, exceção feita apenas ao catião amônio) e um anião ou ânion hidroxila.
Álcoois são compostos orgânicos formados pela ligação entre um grupo hidroxila (–OH) a um átomo de carbono saturado. Estrutura geral dos álcoois. Os álcoois são substância polares em razão da presença do grupo hidroxila e, por isso, são solúveis em água.
Ácido – substância que libera íons H+ (prótons), quando dissolvida em água. Base - substância que libera íons – OH (hidróxido), quando dissolvida em água.
Propriedades químicas dos álcoois: são compostos muito reativos devido à presença da hidroxila. Apresentam caráter ácido e por isso reagem com metais, anidridos, cloretos de ácidos, metais alcalinos.
O termo hidróxido proposto na regra de nomenclatura das bases é referente ao grupo hidroxila (OH), presente na fórmula dessas substâncias, que é colocado junto ao nome do elemento que acompanha o grupo OH.
Quando em solução aquosa é considerado uma base forte e por essa característica é utilizado em diversos processos industriais, como fabricação de papel, tecido, sabão e detergente. Também é empregado na purificação da água e como reagente laboratorial.
O Hidróxido de Potássio (Potassa Cáustica Escamas) é aplicado em fabricação de sabões, alvejamento, fabricação de ácido oxálico e sais de potássio, reagente em química analítica, uso medicinal, fósforos, processos de gravação, absorvente para C02 e H2S, limpadores de metais ferrosos, fertilizantes, lubrificante ...
Hidróxido de ferro (III), também conhecido como hidróxido férrico, é um composto químico de ferro, oxigénio e hidrogénio, com a fórmula química FeO(OH). O composto é frequentemente encontrado sob a forma de um dos seus hidratos, FeO(OH)·n H2O, a comum ferrugem.
O ácido acético na forma pura (99,8%) recebe o nome de ácido acético glacial devido a sua solidificação com aspecto de gelo, em dias frios. É o principal ingrediente do vinagre, cuja formulação consiste em aproximadamente 5% de ácido acético e 95% de água.
Álcool, na química, é uma molécula orgânica formada por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. A principal característica do composto é a presença de um, dois ou mais hidroxilas (grupos de oxigênio com hidrogênio). Existem três tipos de álcool: isopropílico, metílico e etílico.
O H é usado no início de palavras (incluindo alguns verbos e interjeições), em alguns dígrafos e em algumas palavras estrangeiras. No caso de estrangeirismos, a letra H pode ter o som do idioma original mantido.
Quanto à classe de palavra, Oh é uma interjeição de desejo ou de alegria, e Ó é uma interjeição de invocação. Sintacticamente, Ó integra um vocativo: «Ó Paulo, chega-me a caneta.» Os conteúdos disponibilizados neste sítio estão licenciados pela Creative Commons.
log: é o logaritmo de base 10. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) [OH-]: concentração em quantidade de matéria (molaridade) de hidróxidos.
O pH tem papel importante no funcionamento do organismo, pois atua em etapas metabólicas essenciais. O pH tem grande influência na atividade enzimática, havendo um pH ótimo de funcionamento para uma determinada enzima. Quanto mais próximo ao pH ótimo, maior a atividade enzimática.
A molécula da água é formada por átomos de hidrogênio e oxigênio. Misturados a estes átomos, existem elementos com cargas positivas e negativas, chamados íons.