A espiral é um símbolo de evolução e de movimento ascendente e progressivo, normalmente positivo, auspicioso e construtivo, sobretudo na sua forma. Enquanto plana, a espiral pode ter associado o movimento de evolução e de involução.
Para a artista plástica franco-americana Louise Bourgeois, as espirais eram mais que um símbolo para brincar. Elas se incorporaram à sua psique, representando o ciclo de nascimento, vida e renascimento — e, às vezes, representavam a maternidade no seu trabalho.
Apesar de indicar um movimento constante, a espiral traduz ao mesmo tempo equilíbrio e ordem inseridos numa permanente mudança. Em África, a espiral possui o simbolismo da criação da vida e na expansão do mundo e, entre certas tribos, representa o deus masculino e também o movimento das almas e dos espíritos.
Matematicamente, uma espiral é uma linha que cresce continuamente na direção de seu próprio centro ou para fora de si mesmo. O poder simbólico da espiral está na evocação de uma jornada arquetípica de crescimento. Ela evoca uma transformação, uma viagem psicológica ou, até mesmo, uma viagem espiritual.
A espiral de desenvolvimento é uma metáfora que descreve o crescimento psicológico como um processo não-linear. Diferente de uma linha reta, a espiral sugere que o desenvolvimento envolve ciclos repetitivos, onde o indivíduo revisita questões e desafios anteriores, mas em um nível mais avançado de compreensão.
A espiral representa a evolução e o crescimento do espírito. É um símbolo de mudança e desenvolvimento. O motivo em espiral é uma ligação com a natureza, representando as estações em constante mudança. Representa o ciclo da vida; nascimento, crescimento, morte e reencarnação.
O caracol apresenta-se como símbolo expressando-se em múltiplas dimensões: como instância política (as Juntas de Bom Governo), como representação visual em murais e livros, além da própria concha servir de instrumento sonoro ritualístico.
Uma espiral azul e brilhante foi vista no céu do Havaí após registro do telescópio japonês Subaru, no último dia 18. Apesar de curioso, o fenômeno tem uma explicação: está relacionado ao lançamento de um satélite pela SpaceX, companhia do bilionário Elon Musk.
O Caracol nos ensina a encontrar o sagrado em cada instante, honrando o ritmo natural da existência e a conexão com o divino. Ao seguir seu caminho, acessamos a essência da vida, expandimos nossa consciência e reconhecemos a unidade que permeia tudo ao nosso redor.
RESUMO A Espiral da vida é uma meditação ativa que trabalha: a mente, o corpo, a energia, além de comportamentos que adquirimos conforme as vivências que temos desde o nascimento e de que forma isso foi assimilado e registrado em nosso inconsciente influenciando nossa identidade, comportamentos e atitudes.
ESPIRAL TURMALINA | Espiral é uma das geometrias mais antigas que existem. Aparentemente é um desenho simples, no entanto, a sua simbologia é complexa e bastante consistente ao longo do tempo. Sendo um dos mais importantes símbolos ancestrais, a espiral na sua essência representa o movimento de todo o universo.
Um tríscele ou triskelion (do grego τρισκέλιον [triskélion]; τρισκελής [triskelís], "com três pernas") é um símbolo formado por três espirais entrelaçadas, por três pernas humanas flexionadas ou por qualquer desenho similar que contenha a ideia de simetria rotacional.
A estrutura em espiral no gás que rodeia a estrela gigante vermelha significa que existe provavelmente uma estrela companheira que orbita a estrela, mas que nunca foi vista anteriormente.
A Deusa espiral representa o ciclo menstrual da mulher ou o nascimento de uma nova vida a partir do ventre da mãe. Representa o poder da mulher de se reproduzir e trazer nova vida.
A teoria da Dinâmica em Espiral é uma maneira de explicar a complexidade do mundo e a natureza das mudanças ao nosso redor. É baseada em 50 anos de pesquisas iniciadas pelo psicólogo americano Clare W. Graves, e recentemente desenvolvida pelos seus seguidores, Don Beck e Chris Cowan.
Qual é o papel dos símbolos na dimensão simbólica do fazer humano?
O símbolo assume na vida humana uma importância relevante, pois, sem ele, o ser humano não teria capacidade de comunicar toda a sua expressividade. Portanto, é natural perguntar o que é na verdade o símbolo. Ele é um sinal, mas um sinal com um sentido próprio. No símbolo, impregnam-se muitos significados.
O que significa a espiral em sentido anti-horário?
Por outro lado, as espirais com movimentos no sentido anti-horário estão associadas à manipulação dos elementos da natureza e aos encantamentos que visam à interiorização e à transmutação de energias, assim como a proteção.
Existem dois tipos de espirais: as verdadeiras, que são traçadas por pontos auxiliares à mão livre (por exemplo, espiral de Arquimedes, hiperbólica e espiral logarítmica); e as falsas, que é o nome dado às curvas formadas por arcos concordantes que lembram o formato de uma espiral.