Isaías advertiu Acaz, rei de Judá, a não fazer aliança com a Síria e Israel contra a Assíria. Também profetizou sobre a destruição dos iníquos, a coligação de Israel nos últimos dias e o poder de Jesus Cristo para salvar Seu povo caso ele se arrependesse.
Seu nome significa “o Senhor é a Salvação”, e essa ideia permeia seus escritos. Isaías foi profeta em Jerusalém por cerca de 40 anos (de 740 a 701 a.C., aproximadamente), durante o reinado dos reis Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias e Manassés do reino de Judá, ao sul.
Em alguns casos, Zyan pode ser uma forma alternativa de escrever o nome Zayn, que tem origens árabes. A palavra árabe "zayn" (زين) significa "gracioso" ou "belo". Zayn é um nome popular em muitas comunidades muçulmanas e é utilizado em várias partes do mundo.
O futuro profeta viu o Senhor sentado em um grande trono no Templo, circundado por querubins. Um deles pegou um carvão ardente do altar e com ele tocou a boca de Isaías, "purificando-a" do pecado. Assim, Deus tomou a palavra e convidou Isaías a pregar a verdade ao Povo escolhido.
Significa elevado por Deus e indica uma pessoa que, por apresentar virtudes como disciplina, grande senso prático e determinação, é muito procurada pelos colegas para opinar sobre assuntos de trabalho e mesmo sobre dilemas amorosos.
Isaías profetizou cerca de 600 anos antes do nascimento de Jesus, mas escreve: “Um menino nos nasceu, um filho se nos deu.” Ele fala do futuro como se já tivesse acontecido.
Nos primeiros três versículos, Isaías falou de sua missão de elevar e abençoar a casa de Israel. Contudo, a missão se aplica mais plenamente ao Salvador, e Isaías simplesmente O representou perante o povo. Esses versículos podem ajudar a descrever a missão de todos os que são chamados para representar o Salvador.
Ele é derivado do árabe "زَيْن" (Zayn), que significa "beleza" ou "ornamento". É um nome curto, simples e de sonoridade suave. Em algumas tradições islâmicas, o nome Zayn é considerado uma variação do nome "Zainab" e é associado à ideia de "graça divina" ou "bênção de Deus".
Ravi: Nome que vem crescendo nos registros de crianças brasileiras, com origem no sânscrito, língua ancestral do Nepal e da Índia, significa “o Sol” ou “Deus do Sol”. Um outro significado, de origem francesa, significa “encantado” ou “arrebatador”.
O profeta Isaías, ainda jovem, é chamado por Deus para uma obra tremendamente árdua e espinhosa, pois o povo estava vivendo num momento de grande infidelidade. Infelizmente, Deus avisou a Isaías que o coração do povo seria insensível e endurecido. Essa visão foi marcante no ministério de Isaias.
Ele era o principal conselheiro do rei Ezequias. Isaías era muito influente em Jerusalém. Como isso pode tê-lo ajudado em seu papel de profeta? Isaías é o profeta mais frequentemente citado nas escrituras.
Como dissemos, fontes extra-bíblicas sugerem que Isaías pertencia a algum ramo da família real, era parente do Rei Uzias. Então escreve Isaías, no capítulo seis do seu livro: No ano da morte do Rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo.
Os olhos de Isaías foram abertos para ver o verdadeiro Rei da nação. Ele viu a Deus, o Soberano, sentado em um trono. Os seres humanos não têm permissão para ver a face de Deus. As Escrituras advertem que nenhuma pessoa pode ver a Deus e viver.
Origem árabe: Em árabe, Zaya é associado à palavra "زاية", que significa "esplendor" ou "brilho". Assim, o nome pode ser interpretado como "aquela que brilha" ou "esplendorosa", carregando um significado positivo e luminoso. Origem mongol: Em mongol, Zaya tem o significado de "destino" ou "sorte".
Isaías 7,14 previu que Jesus nasceria de uma virgem. Isaías 9,1 previu que Ele seria da Galileia. Isaías 9,6 (nosso versículo chave) predisse que o Messias nasceria como uma criança e que Ele não seria apenas rei, mas também “Deus Poderoso”.