A palavra frevo tem origem no verbo ferver (“frever"), já que a dança é frenética, de ritmo muito acelerado. O ritmo musical desta contagiante dança mistura a marcha e o maxixe, além de possuir alguns elementos da capoeira.
A palavra frevo vem de ferver, por sua corruptela, frever, que passou a designar: efervescência, agitação, confusão, rebuliço; apertão nas reuniões de grande massa popular no seu vai e vem em direções opostas, como o Carnaval, de acordo com o "Vocabulário Pernambucano", de Pereira da Costa.
O frevo é um gênero musical e uma dança que se destacam pela sua energia e vitalidade. A palavra “frevo” deriva de uma corruptela da palavra “ferver”, remetendo ao fervor e à animação que o ritmo provoca.
Significava fervura, efervescência, agitação. Frevo é uma música genuinamente pernambucana do fim do século XIX - acredita-se que sua origem vem das bandas de música, dobrados e polcas. Segundo alguns é a única composição popular no mundo onde a música nasce com a orquestração.
Tudo começou quando os recifenses resolveram usar guarda-chuvas no início do século 20 como forma de se proteger do sol. Então, aos poucos, as sombrinhas de frevo foram tomando forma e hoje além de ser um sucesso nos carnavais, ela é um acessório que compõem também as fantasias.
FREVO - ORIGEM, CARACTERÍSTICAS E TIPOS - UMA DANÇA TÍPICA BRASILEIRA [CURIOSIDADES]
O que significa fazer um frevo?
Resumidamente, o frevo é uma marchinha em tom acelerado acompanhada de uma banda no mesmo estilo de blocos de Carnaval. Ele também abrange componentes de outras danças, como capoeira, maxixe e polca.
A primeira delas foi no dia 14 de setembro, quando, em 1882, o jornalista Osvaldo da Silva Almeida usou o termo “frevo” pela primeira vez, sendo considerado o criador do nome do ritmo.
Pode ser dividido em três modalidades: o frevo-abafo, o frevo-coqueiro e o frevo-ventania. Possui orquestra na qual se destacam os instrumentos de pau e corda, como violões, cavaquinhos, banjos, bandolins, flautas e clarinetes, além da caixa, pandeiro, surdo e saxofone.
Símbolo de alegria e de união, o Frevo nasceu no século 19, a partir da rivalidade entre os escravos e as bandas militares da época e que com o decorrer do tempo ganhou características únicas.
É um movimento da cultura popular que envolve música, dança e história - além de figurinos extravagantes, que remetem à cultura africana, indígena e portuguesa. Desde 2018, foi instituído pela Câmara dos Deputados o dia 1º de agosto como Dia Nacional do Maracatu.
Sua dança origina-se na capoeira, sendo uma luta de raiz africana considerada perigosa, e caracterizada por golpes e movimentos ágeis que deram origem aos passos de frevo.
Sabe-se que um dos símbolos do frevo é a sombrinha onde, atualmente, foram incorporadas as cores, verde, vermelho, amarelo e azul, referência a bandeira pernambucana.
Talvez com o nome “Frevo nº 1 do Vassourinhas” você não se recorde, mas se já experimentou ir atrás de algum bloco na capital pernambucana ou em Olinda durante o carnaval, sabe bem que música é esta. É aquela canção que quando a orquestra começa a tocar “Pã rãn rãn rãn rãn rãn rãn“, ninguém ficara parado.
A palavra frevo tem origem no verbo ferver (“frever"), já que a dança é frenética, de ritmo muito acelerado. O ritmo musical desta contagiante dança mistura a marcha e o maxixe, além de possuir alguns elementos da capoeira.
O samba é um gênero musical que surgiu no Rio de Janeiro, no começo do século XX. Tem origem nos batuques e rodas de samba, realizados pelos afro-brasileiros em seus momentos de encontro e lazer.
O carimbó é uma dança cultural da região Norte, que teve origem no estado do Pará durante o século XVII, a partir das danças e costumes indígenas. O nome é em homenagem ao instrumento musical indígena curimbó, tambor artesanal utilizado em apresentações artísticas e religiosas.
O frevo também vem do Nordeste e o significado não poderia ser diferente de “festa, diversão, balada”. “Qual vai ser o frevo hoje?” ou “Aquele frevo deu o que falar”.
A capoeira é reconhecida como uma das principais influências para o frevo, sobretudo no que diz respeito à construção dos movimentos do passo. Capoeira e frevo são artes irmãs, unidas pelo corpo, força e energia da cultura negra.
É um verdadeiro patrimônio cultural repleto de história e curiosidades incríveis! 🌟💃 👉 O Frevo nasceu no Recife no final do século XIX, misturando ritmos como marchas militares, dobrados e maxixes.