Mofo preto O mofo preto, também conhecido como mofo preto tóxico, costuma se desenvolver em casas, quando há problemas com a umidade em paredes ou no teto. Entre eles, o mais comum é o Stachybotrys chartarum. Em algumas pessoas, pode intensificar problemas respiratórios ou mesmo desencadear quadros de asma.
Para o Feng Shui, o mofo pode ser um sinal de que a energia do guá em que ele aparece não vai bem. A casa pode mostrar, por meio dessa manifestação física, que o relacionamento, o sucesso, o trabalho, a saúde, a criatividade, a família, os amigos e/ou a espiritualidade precisam de atenção.
Umidade: Altos níveis de umidade, frequentemente encontrados em banheiros e porões, criam um ambiente ideal para o mofo. Má ventilação: Ventilação inadequada pode reter umidade no interior, promovendo o crescimento de mofo.
O mofo representa perigo iminente para pessoas que sofrem com doenças respiratórias, como asma, bronquite e rinite, pois são as mais agravadas com a presença do mofo. A alergia ao mofo também pode ser um gatilho para provocar crises.
As causas do aparecimento do mofo na parede podem ser diversos, pois a combinação de umidade combinada com a falta de luz solar e arejamento, pode ocasionar a presença desses fungos, comprometendo a estrutura do ambiente.
Isso significa dar conta do simbólico, ou no caso de Levítico do cerimonial, com o fim de viver a santidade dentro dos lares para não ameaçar o culto de Deus com a impureza. O mofo era lembrete da constante vigilância e proteção dos negócios do lar.
O conceito de mofo preto tóxico é um que muitas pessoas se conscientizaram devido aos impactos de enchentes, e se trata do fungo Stachybotrys. Muitas vezes, aparece em materiais de construção, que estão úmidos há muito tempo. Quando o rejunte do chuveiro fica preto, é um fungo diferente, chamado Aureobasidium.
Não há apenas um único fator que possa causar o mofo, pois a combinação de falta de arejamento, umidade e falta de luz solar é o que pode ocasionar o aparecimento desses fungos.
O mofo surge quando há o crescimento de fungos no ambiente por conta da umidade e da falta de ventilação. Ele ataca paredes, cortinas, estofados e roupas de cama. Por isso, é fundamental saber como tirar cheiro de mofo do quarto o mais rápido possível.
Se a cor da sua roupa é preta, o melhor método é passar um pano com vinagre e esfregar na mancha de bolor, até que saia totalmente. Caso o mofo esteja muito resistente, deixe de molho em um balde com água e vinagre – por no máximo 20 minutos. Depois disso, é só enxaguar e lavar!
Quais são os riscos de dormir em um quarto contaminado por mofo? Dormir em um quarto com mofo pode levar a uma reação do sistema imunológico, resultando em sintomas como espirros, obstrução nasal, tosse, falta de ar e coceira, devido à inalação dos esporos do mofo presentes no ar.
Em um borrifador, misture os dois produtos na proporção de 1 copo de vinagre para 1 colher de sopa de bicarbonato. Aplique sobre o mofo e deixe agir por alguns minutos. Passe o pano Perfex limpo ou uma esponja para remover as manchas. Se necessário, repita até eliminar todo o mofo da parede.
Paredes: As paredes que costumam tomar chuva, ou são próximas ao banheiro, absorvem a umidade e sofrem diretamente com as manchas, bolhas e infiltrações que se desenvolvem rapidamente.
O cheiro de umidade ou mofo pode indicar a necessidade de oração. Muitas vezes, esse aroma aparece quando alguém próximo está sofrendo emocionalmente ou fisicamente e precisa de ajuda espiritual. Pode ser o momento de enviar boas energias e preces para essa pessoa.
Às vezes, você sente o cheiro da presença da pessoa querida. “Quando o espírito de alguém está por perto, ele pode se manifestar de algumas maneiras, como através do olfato. O cheiro de uma pessoa pode ser recorrente, seja o perfume que costumava usar ou o aroma de uma comida que ela apreciava”.
O mofo é um tipo de fungo e está presente em quase todos os lugares, incluindo o próprio ar. Há uma infinidade de espécies. Quando é utilizado o termo “mofo negro”, geralmente refere-se ao chamado Stachybotrys chartarum. Há outras espécies bastante comuns, como a Alternaria, Aureobasidium, Chaetomium, etc.
O mofo, também conhecido como bolor, é um conjunto de microrganismos que se desenvolvem em locais úmidos e na presença de matéria orgânica. Quando surgem em lugares fechados, podem atacar não somente as crises alérgicas, como também as estruturas da alvenaria, do teto, do piso e do mobiliário da sua casa.
Para evitar o mofo, o ideal é deixar a ventilação circular pelos cômodos e armários. No inverno, é normal mantermos a casa mais fechada para evitar o frio, mas é necessário deixar as janelas abertas por algumas horas do dia para que os fungos não surjam. Roupas não devem ser guardadas molhadas ou úmidas.
O mofo é considerado perigoso quando pode provocar reações alérgicas e intoxicações, como aqueles encontrados na maioria de alimentos, superfícies, objetos, tecidos ou no ar. Por outro lado, o mofo do gênero penicillium é a base para a produção de antibióticos.
Coloque uma boa quantidade de vinagre branco puro em um borrifador. Depois, borrife-o sobre a superfície mofada e deixe por uma hora. Limpe a área com água e deixe secar. Adicione ¼ de bicarbonato para cada xícara de água em um borrifador e use a solução para remover o bolor e o mofo.
Segundo o relatório WHO Guidelines for Indoor Air Quality: Dampness and Mould, publicado em 2009 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os efeitos mais notáveis da exposição ao mofo são a intensificação dos sintomas respiratórios, alergias e asma, e o impacto no sistema imunológico.
O bicarbonato de sódio é outro produto de limpeza natural que pode ser utilizado para eliminar o mofo. Faça uma pasta com bicarbonato de sódio e água e aplique na superfície afetada. Deixe agir por algumas horas e depois remova com um pano úmido. O ácido cítrico presente no limão também pode ajudar a combater o mofo.
Perigo para crianças. As crianças e recém-nascidos são os principais afetados pelas doenças relacionadas ao mofo preto, principalmente devido ao sistema respiratório pouco desenvolvido. Como as infecções costumam acontecer nos pulmões, as doenças são ainda mais perigosas para essa faixa etária.