O que significa o direito de primogenitura na Bíblia?
A primogenitura, naqueles tempos, era um direito reservado ao primeiro filho. Isto significava não apenas benefícios espirituais, mas também vantagens materiais.
Um filho que possuía a primogenitura herdava não apenas as terras e as possessões do pai, mas também a posição do pai como líder espiritual da família e a “autoridade para presidir” (ver Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Birthright”).
Jacó se vestiu como Esaú e levou a refeição ao pai. Isaque abençoou Jacó com o direito de primogenitura. Quando Esaú voltou, ele ficou muito zangado com Jacó. Mas a primogenitura foi dada a Jacó porque ele guardava os mandamentos do Senhor e Esaú não.
Mas, o que é primogenitura, o que é unção? Primogenitura significa primazia, primícias; e unção é o símbolo do Espírito Santo. Todavia, Deus está procurando pessoas que acreditam e se colocam à sua disposição.
Por que a primogenitura era tão importante na Bíblia?
Por ter nascido primeiro e ser o mais velho. Naquela época, o primogênito do sexo masculino era importante porque acreditava-se que ele representava a essência da força e vitalidade humana (Gênesis 49: 3; Salmo 78:51). Como resultado, o filho primogênito tornava-se o herdeiro principal da família.
Quem tem mais direito, o filho mais velho ou mais novo?
Muita gente ainda acredita que o filho mais velho tem algum tipo de privilégio na divisão de bens no inventário. Mas isso não é verdade! No Brasil, o direito à herança é igual para todos os filhos, independentemente da ordem de nascimento.
Então, disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. E Jacó deu pão a Esaú e o guisado das lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e foi-se. Assim, desprezou Esaú a sua primogenitura.
Por isso deram a ele o nome de Jacó. Isaque tinha sessenta anos de idade quando Rebeca deu à luz. Os meninos cresceram. Esaú tornou-se um caçador habilidoso, e vivia pelos campos.
Bom, a bênção da primogenitura era a bênção que pais, patriarcas, passavam ao seu filho primogênito. Como a morte do patriarca, o filho mais velho assumia o lugar do pai, no Conselho, e administração dos bens e de servos e servas.
Qual a diferença entre um unigénito e um primogênito?
Ele também é o primogénito entre muitos irmãos, (Romanos 8:29), tornando-se, assim, o ponto culminante da graça de Deus ao redimir a humanidade da condenação. O Filho unigénito, (único em espécie), é o primeiro-nascido, (protótipo), e o cabeça do corpo, que é a Igreja do Primogénito, (Hebreus 12:23).
Êxodo 13 relata o que o Senhor disse a esses primogênitos que, a partir daquela época, em certo sentido, viviam num tempo “emprestado” porque não poderiam ter salvado a si mesmos. Somente por meio do sangue, eles foram poupados da morte.
No “Antigo Testamento”, Jacó compra do irmão gêmeo Esaú o direito de primogenitura, ou seja, de ser considerado o mais velho. Trocou-o por um prato de lentilhas (Gênesis 27:19-30). Os dois eram filhos de Isaac e Rebeca. Esaú, o preferido do pai, tinha vocação rural, era caçador.
É um episódio bíblico bem conhecido. Esau, faminto, vendeu seu direito de filho mais velho a seu irmão Jacó em troca de um prato de lentilhas. Está no livro de Gênesis, capítulo 25, versículos 29 a 34.
Esaú (em hebraico: עֵשָׂו "peludo"), foi também chamado de Edom (em hebraico: אֱדוֹם "vermelho"), o pai dos edomitas que habitaram uma região que hoje é conhecida por Acaba. Esaú nasceu ruivo e peludo. Esaú era um perito caçador e amado do seu pai, enquanto Jacó habitava em tendas e era amado por sua mãe.
Para excluir por completo a hipótese de que um irmão venha a receber herança do outro, a solução é simples: deve ser feito um testamento. Basta que o testamento contemple qualquer outra pessoa que não o irmão, e este automaticamente está excluído da herança[18].
Dê tempo ao corpo. Vale lembrar que é recomendado que o intervalo entre ter um filho e outro seja de, ao menos, 24 meses e que abaixo de 18 meses há riscos maiores de anemia, abortamento, trabalho de parto prematuro e ruptura uterina.
Quando os irmãos têm direito à herança? De acordo com o Código Civil, os irmãos podem ser considerados herdeiros colaterais e têm direito à herança de um irmão falecido quando não houver descendentes (filhos, netos) ou ascendentes (pais, avós) e nem cônjuge sobrevivente.