A expressão "encher linguiça" é utilizada quando alguém fica estendendo um assunto com detalhes sem importância. Ouça o texto abaixo! Conforme observado por muitos especialistas em História do Brasil, o acesso à carne nos tempos coloniais era coisa bastante cara e difícil de resolver.
A palavra "linguiça" é relacionada com a palavra italiana luganega, que tem seu nome originado nos lucanianos, uma tribo itálica que já comandou parte da atual região de Basilicata; possivelmente os romanos aprenderam a arte de fazer salame desta tribo.
Estão falando que calabreso é chamar a pessoa de gorda”. Mais uma vez, o baiano se defendeu. “Não chamei ele de gordo, só de calabreso. É uma resenha que tem em Salvador.
A linguiça (AO 1943: lingüiça) é um enchido (embutido) em forma de salsicha, feito de carne de porco, de aves, de carneiro, de carne de bovinos e mesmo peixes ou frutos do mar, temperado com cebola, alho e páprica e outras especiarias.
Porém, a história mais certa do surgimento da linguiça é que veio da necessidade de conservação dos alimentos. Isso mesmo! Como antigamente não existia geladeira, muitos alimentos eram misturados no sal junto com a tripa, que servia para envolvê-los, sendo utilizados como mais uma forma de proteger a carne.
O que significa “calabreso”? Calabreso é uma palavra que não existe na língua portuguesa. A palavra que existe é “calabresa”, usada para denominar um tipo de linguiça, geralmente usada na confecção de pizzas e salgados. No entanto, o termo “calabreso” é usado em alguns estados do Brasil, como a Bahia, como uma gíria.
4- Mermão. Junção das palavras “meu” e “irmão”, essa é uma das gírias cariocas que podem ser usadas tanto para se referir à pessoa com a qual se está conversando, seja um amigo ou não.
No que diz respeito ao nome “linguiça”, sua origem etimológica pode ser rastreada até a palavra latina “linguīcŭla”, que deriva de “lingua”, que significa “língua”. Essa relação com a palavra “língua” está associada ao formato alongado e cilíndrico da linguiça, que se assemelha a uma língua.
A linguiça calabresa, apesar de extremamente apetitosa, esconde diversos riscos para a saúde. Ela faz parte do grupo de alimentos que possuem um alto poder inflamatório, podendo originar alergias e problemas no estômago.
A palavra vem do Latim morum, que era o nome da fruta nas colinas do Lácio. LINGUIÇA: do Latim lucanica, “salsichão”, talvez originalmente de longus, usando o formato para descrever o objeto.
O trema deixou de existir no Brasil quando o novo acordo ortográfico entrou em vigor; no entanto, o acordo decretou que o trema será mantido em nomes próprios de origem estrangeira, bem como seus derivados; exemplos: Bündchen, Müller, Schröder, mülleriano.
As linguiças têm os mesmos nutrientes presentes da carne in natura, como vitaminas do complexo B, proteínas, ferro heme, colina, além de ser uma boa fonte energética.
Este sinal é chamado de diérese, que significa a separação de duas vogais adjacentes em sílabas diferentes. Assim sendo, palavras que normalmente eram grafadas com o trema, como: lingüiça, tranqüilo, lingüística, bilíngüe, freqüentar, cinqüenta, agüenta, etc. não possuem mais o trema.