O Jubileu é uma comemoração religiosa da Igreja Católica celebrada dentro de um Ano Santo, com a diferença de que a celebração jubilar é realizada de 25 em 25 anos. A celebração cristã se fundamenta na Bíblia; tanto no Antigo Testamento, de onde temos a tradição judaica, como no Novo Testamento.
Bonifácio VIII em 1300 proclamou o primeiro Jubileu, também chamado de “Ano Santo”, porque é um tempo no qual se experimenta que a santidade de Deus nos transforma. A sua frequência mudou ao longo do tempo: no início era a cada 100 anos; passou para 50 anos em 1343 com Clemente VI e para 25 em 1470 com Paulo II.
O Ano Jubilar, também conhecido como Ano Santo, ocorre a cada 25 anos e tem raízes profundas no conceito bíblico do Jubileu. Esse período é um momento de aprofundar o relacionamento com Deus, sendo um tempo de graça, libertação e transformação interna.
O jubileu é tradição profundamente enraizada na história da fé cristã, remontando às práticas antigas do povo de Israel. Ele representa um tempo especial de graça, de perdão e de renovação espiritual.
Em todo o mundo, as dioceses se prepararam para fazer a abertura do ano jubilar no domingo seguinte, dia 29 de dezembro. Com o tema “Peregrinos da Esperança”, o Jubileu Ordinário celebra os 2025 anos da encarnação de Jesus Cristo, e segue o intervalo de 25 anos estabelecido pelo Papa Paulo II, em 1470.
A cada 25 anos a Igreja celebra um Jubileu Ordinário para festejar o Mistério da Encarnação, isto é, a presença humana e divina de Jesus Cristo no mundo. Esta tradição começou no ano de 1300 e a iniciativa foi da espiritualidade popular.
O livro de Ezequiel (46, 17) fala do jubileu como o ano da libertação, da redenção, o ano em que aqueles que tinham ido ao serviço para sobreviver à pobreza regressaram às suas casas, com as dívidas perdoadas e com a reapropriação das suas terras e sua liberdade.
De acordo com o esquema sabático, pelo qual o tempo era medido na tradição bíblica, a terra devia descansar de sete em sete anos. Segundo o Levítico 25, a terra devia também repousar no ano do jubileu, que se seguia a sete semanas de anos, ou seja, no quinquagésimo.
2025: o Ano da Provisão chegou! Em 2024, vivemos o ano da compaixão, onde aprendemos a nos doar, a estender as mãos e a refletir o amor de Cristo através de nossas ações. Agora, Deus nos chama a um novo tempo: o ano da provisão! A provisão divina vai além do que podemos imaginar.
Martino V celebrou em 1425 um novo Giubileo, abrindo, pela primeira vez, a Porta Santa em São João de Latrão. O último a celebrar um Jubileu de cinquenta anos foi o Papa Nicolau V em 1450.
Durante o Jubileu, os fiéis católicos vivenciam os seus rituais de forma mais intensa, se confessar, participar de Eucaristia, rezar pelo Papa e pelo o que ele pede de bom para o mundo e para a Igreja. Além de reforçar a importância das obras de caridade, visando o perdão de seus pecados.
O Papa Francisco convocou oficialmente o Jubileu de 2025, com o tema “Peregrinos de Esperança”, para convidar os fiéis a uma jornada de fé, oração e reconciliação.
O conceito de períodos sabáticos encontra suas raízes em tradições antigas, tendo origem no termo hebraico “Shemitá”, que traduzido para o português significa literalmente “libertação”. Na tradição judaica, a Torá, o livro sagrado do povo judeu, descreve o ano sabático como um período de descanso para a terra.
O Jubileu vem do livro Levítica e a cada cinquenta anos a libertação. Na igreja católica o ano é celebrado a cada vinte e cinco anos ou em algumas ocasiões especiais convocadas pelo Papa. Durante o ano jubilar os fiéis podem ganhar indulgências e fazer atos de caridade.
Em 2025 a Igreja Católica repropõe a celebração do Ano Jubilar como um tempo especial de remissão e perdão, ocasião para viver intensamente a cura e a libertação dos pecados e de outras "dívidas" que pesam sobre as vidas e as almas.
O último Jubileu Ordinário ocorreu no ano 2000, durante o pontificado de João Paulo II. Vale lembrar que os papas podem convocar Jubileus extraordinários em períodos diferentes. Em 2015, o papa Francisco convocou um Jubileu com ênfase na misericórdia.
O ano de 2025 se aproxima, trazendo grandes expectativas espirituais e astrológicas, sinalizando o fechamento de um ciclo e o início de novas possibilidades. Segundo Mãe Janaína de Xangô, em seu jogo de búzios, será um ano de grandes transformações, com oportunidades de crescimento espiritual e reflexão pessoal.
Ninguém sabe, exatamente, quando Jesus voltará. O Catecismo da Igreja diz que “O Juízo Final acontecerá por ocasião da volta gloriosa de Cristo. Só o Pai conhece a hora e o dia desse Juízo, só ele decide do seu advento” (n.
O Jubileu judaico, descrito no capítulo 25 do livro de Levítico, do Antigo Testamento, e também conhecido como ano sabático, era celebrado a cada meio século (ou seja, após sete ciclos de sete anos) com uma série de recomendações sociais.
O que quer dizer ano do jubileu na Igreja Católica?
O primeiro Jubileu, também chamado “Ano Santo”, foi proclamado no ano de 1300 pelo Papa Bonifácio VIII. A sua frequência mudou ao longo do tempo: a princípio seria realizado a cada 100 anos, mas, em 1342, o Papa Clemente VI antecipou esse período para 50 anos.
Um ano de libertação a todos os cativos. Um ano de perdão de contas impagáveis. Um ano de retorno a sua terra, suas posses. Um ano de reconstrução familiar.
O Jubileu é uma comemoração religiosa da Igreja Católica celebrada dentro de um Ano Santo, com a diferença de que a celebração jubilar é realizada de 25 em 25 anos. A celebração cristã se fundamenta na Bíblia; tanto no Antigo Testamento, de onde temos a tradição judaica, como no Novo Testamento.
✨ 2025 será surpreendente! ✨ A Bíblia diz: “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” (Jeremias 29:11).
Neste ano importante, o perdão de dívidas, a libertação e a justiça social era estabelecida. Na língua hebraica, um dos significados de Jubileu é “trazer de volta”, pois os escravos voltavam ao seu estado anterior de liberdade; era proclamada liberdade na terra a todos os seus moradores.
O Jubileu de 2025 é um jubileu da Igreja Católica que será celebrado durante o ano de 2025. Ele se iniciou na véspera de Natal (24 de dezembro) de 2024 e continuará até a Epifania (6 de janeiro) de 2026.