Alerta Amarelo - Perigo Potencial: situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário. Alerta Laranja - Perigo: situação meteorológica perigosa.
A campanha Março Azul-Marinho alerta para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal, uma doença caracterizada por tumores que acometem o intestino grosso, principalmente nas regiões chamadas de colo, reto (final do intestino) e ânus.
Situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrências com riscos de danos materiais, integridade física ou até mesmo à vida humana. Mantenha-se atento sobre as informações dos alertas.
O alerta roxo da Climatempo, nível PERIGO, é o alerta mais forte e indica temporais com ventos acima de 91 km/h e chuvas superiores a 50 mm/dia, indicando condições meteorológicas extremamente severas e risco à segurança.
As regiões sob alerta amarelo podem ser atingidas com chuvas de até 30 mm por hora e ventos de até 60 km/h. Já os locais em alerta laranja, podem sofrer com pancadas de até 60 mm por hora e fortes ventanias de até 100 km/h.
Você sabe o que é o Alerta Rosa? É uma ferramenta que ajuda mulheres do Amazonas, vítimas de violência ou em situação de risco. O Alerta Rosa possibilita que as mulheres possam ter um novo canal de acesso à rede de proteção estadual, que reúne Polícias Civil e Militar, além de órgãos sociais.
São emitidos quando há a possibilidade de ultrapassar os 100 mm de precipitação e nível de risco alto para acontecimentos de fenômenos climáticos extremos e mais generalizado.
Indica que poderão ocorrer situações meteorológicas potencialmente perigosas. Quando se refere a alertas de onda de calor, as temperaturas devem ficar 5°C acima da média de dois a três dias consecutivos.
Como funciona a campanha. O sinal “X” feito com batom vermelho (ou qualquer outro material) na palma da mão ou em um pedaço de papel, o que for mais fácil, permite que a pessoa treinada reconheça que aquela mulher foi vítima de violência doméstica e, assim, acione a Polícia Militar.
As ações do Janeiro Branco buscam alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas.
Período com alto volume de chuva capaz de provocar inundações, enxurradas e alagamentos, podendo gerar grande impacto social em decorrência de danos humanos e prejuízos financeiros. Siga as recomendações federais de autoproteção para situações emergenciais envolvendo chuvas intensas.
O “Alerta Amber” foi criado a partir do caso da americana Amber Hagerman, sequestrada em 1996, no Texas. Um vizinho viu a ação do sequestrador e, imediatamente, denunciou o caso à polícia. Com a experiência foi criado um plano de emergências que é usado nos registros de sequestros de crianças.
🟡Perigo potencial: para os municípios que estão sob o alerta amarelo (perigo potencial), pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40-60 km/h. Além disso, de acordo com o Inmet, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Confira a definição de cada um deles: Alerta de Perigo Potencial (amarelo): há uma perspectiva de fortes ventos, mas há baixo risco de cortes de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos ou descargas elétricas. Os cidadãos devem se manter informados e evitar riscos desnecessários.
O Código Azul é um procedimento de urgência crítica. Ocorre quando a pessoa usuária sofre uma parada cardiorrespiratória (PCR) e logo um time de plantão, composto de médicos e enfermeiras, é acionado imediatamente ao local.
Geralmente, qualquer evento destrutivo do tempo, mas normalmente se aplica a tempestades localizadas, tais como nevascas ou temporais intensos com ou sem trovoadas ou tornados.
(O laranja, sinalizando "perigo", é um nível abaixo do alerta vermelho do instituto, sinalizando "grande perigo".) Além do risco de tempestade, continua a previsão de bastante calor para o estado, com máximas podendo atingir 30°C em Santos, 35°C na capital, 34°C em Araçatuba (oeste), 36°C em Ribeirão Preto (norte).