O que é novo O Volkswagen Up Connect estreou na linha 2020. É a versão mais acessível com o motor 1.0 TSI (turbo com injeção direta) de 105 cavalos de potência (23 cv a mais do que o 1.0 MSI aspirado). Na linha 2020, o carro ganhou a denominação 170 TSI por causa do valor do torque em Newton-metros (Nm).
Aqui, TSI significa turbo charge strackfield injection, traduzindo pro nosso popular português. aqui turbo com injeção direta. Toda vez que você vê 1 carro da volks 170, ele vai ser 1 ponto 0 200, ele vai ser 1 ponto 0 250.
O propulsor 1,0 litro turbinado que a Volkswagen batizou de 170 TSI é menos exuberante em relação ao antigo 200 TSI das “tops” do Polo até a linha 2022 – entrega 9,4% menos potência e 17,8% menos torque.
A sigla TSI significa Turbocharge Stratified Injection, ou seja, em tradução livre, turbo com injeção estratificada (ou direta). Isso nada mais é do que a injeção direta de combustível na câmara de combustão.
Muitos consumidores ainda associam a potência à cilindrada do motor. A marca alemã adotou o termo 200 TSI para causar uma impressão positiva nos clientes, demonstrando que um motor menor pode ser eficiente e poderoso.
Com qualidade de classe mundial, o motor Turbo 270 possui tecnologias para reduzir o tempo de aquecimento do motor, diminuindo as emissões de gases e o consumo de combustível, especialmente em uso urbano (trajetos curtos).
O modelo começa a chegar às mais de 500 concessionárias da marca no País em três versões: MPI (equipada com o motor 1.0 MPI de até 82 cv), Connect e Xtreme, ambas equipadas com o motor 170 TSI de até 105 cv.
O motor 200 TSI Total Flex desenvolve potência de 128 cv com etanol e de 116 cv com gasolina. Seu nome faz referência ao torque de 200 Nm (20,4 kgfm). O motor 250 TSI Total Flex (o mesmo do Jetta 1.4 litro) equipa a versão Highline e gera potência de até 150 cv, com gasolina ou etanol. O torque é de 250 Nm (25,5 kgfm).
GTS significa Gran Turismo Sport. Bem parecido com GTI, portanto. Embora não seja mais utilizada pelo fabricante há muitos anos, a denominação GTS está prestes a renascer. É que a Volkswagen já anunciou que irá designá-la para batizar as versões esportivas de Polo e Virtus.
Sob o capô da versão 170 TSI, está o motor 1.0 turbo, que entrega 116 cv com etanol e 109 cv com gasolina. Seu torque é de 16,8 kgfm já a partir de 1.750 rpm.
Essa proeza é possível graças aos recursos da tecnologia TSI que engloba: o turbo, a injeção direta e outras melhorias que veremos nessa matéria. Nesse sentido, o novo motor 1.0 TSI realmente impressiona. No Golf Comfortline TSI os números de desempenho e consumo de combustível comprovam as virtudes da tecnologia TSI.
TSI no Brasil. De cara, a resposta é sim. O motor 1.0 turbo de até 116 cv e 16,8 kgfm (o mesmo do Up!, mas com 11 cv a mais), em conjunto com o câmbio manual de cinco marchas, dá ao hatch um desempenho até superior ao do subcompacto.
A diferença de desempenho do motor 170 TSI para o 200 TSI é logo percebida. O carro é menos arisco na arrancada. Aceleração em tempo razoável, mas a estilingada ou fôlego do turbo dura pouco. As retomadas (ultrapassagem) são mais lentas.
T-GDI ou Turbocharged Gasoline Direct Injection é uma tecnologia que marcou uma nova era para os motores de carro. Ao implementar esse sistema, os motores conseguem produzir mais potência e torque ao mesmo tempo em que consomem menos combustível, resultando em um desempenho mais eficiente.
Um TSI é projetado para entregar o máximo de torque por meio de rotações mais baixas. O resultado dessa tecnologia é que a aceleração é instantânea e a rapidez de resposta é muito superior aos veículos com motorização convencional.
IS: intensidade relativa do treino, em função da capacidade física do atleta. TSI: esforço de cada exercício, onde tanto a intensidade quanto a duração do treino são combinados em um único valor.
Como diz o próprio nome, a nova versão terá como principal diferencial a motorização com potência reduzida. Será usada uma versão mais branda do conhecido motor 1.0 TSI, neste caso com 101 cv a 5.000 rpm e cerca de 16,8 kgfm de torque a 1.500 rpm. O "170" faz referência ao torque em Nm, que neste caso é de 165 Nm.
Diante desse quadro de preços, fica claro que a versão com melhor custo x benefício é o Move-up! TSI com o pacote "Completo", precificada em R$ 44.500 reais.
Renault Duster 2023 ganha motor turbo de 170 cv a R$ 135.000. A Renault apresentou nesta sexta-feira (4) a linha 2023 do Duster. O SUV tem como grande novidade a estreia do motor 1.3 TCe de 170 cv, o mesmo turboflex 16V de injeção direta usado pelo irmão Captur.
Desde que a Stellantis lançou o motor T270 no Brasil há um certo tempo, o motor foi acometido com vazamento de óleo. Apesar de ser usado em vários carros, quem tomou a má fama foi o Jeep Renegade. Agora, não somente o motor 1.3 turbo apresenta esse problema, como também o 1.0 turbo.
Já no 250 TSI (sigla utilizada no motor 1.4 turbo), que equipa a versão Highline do T-Cross, o Virtus Exclusive, o esportivo Polo GTS e o SUV médio Taos, tem 1.395 cm³ de cilindrada e rende 25,5 kgfm, podendo chegar até 150 cv.
O T270 de até 185 cv é o turbo flex mais avançado e potente do Brasil e e também equipa o Jeep Compass e Commander. No Renegade, o T270 estará disponível com dois tipos de tração: 4x2 com transmissão automática de 6 marchas e - a grande novidade - 4x4 com transmissão de 9 velocidades.