O que significa a sigla NF-e?
O Projeto Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) foi desenvolvido, de forma integrada, pelas Secretarias de Fazenda dos Estados e Receita Federal do Brasil, a partir da assinatura do Protocolo ENAT 03/2005, de 27/08/2005, que atribuiu ao Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (ENCAT) a ...Para que serve NF-e?
Para que serve a NF-e? A NF-e serve para formalizar qualquer transação de venda que envolve o prestador de serviço ou vendedor, o comprador e os órgãos públicos. O foco é prezar pela segurança de todos os envolvidos. Ela também é válida como recibo e pode ser utilizada para recolhimento de impostos.Qual a finalidade da NF-E?
A Nota Fiscal Eletrônica é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços, ocorrida entre as partes.Qual a diferença entre NFS-e e NF-e?
A NF-e é transmitida para a SEFAZ, enquanto a NFS-e é enviada para a Prefeitura através do RPS; A Conta Azul simplifica a emissão de notas fiscais eletrônicas da sua empresa. Emita NF-e, NFS-e e NFC-e com segurança, evite retrabalho e garanta a aplicação correta dos impostos.O que é NF-e?
Qual a diferença entre as notas fiscais NF-e e NFS-e?
A principal diferença está na função de cada modelo. A NF-e tem a função de registrar a venda de produtos, já a NFS-e tem a função de registrar a prestação de serviços. Vamos a um exemplo: uma loja de informática, quando são vendidas as peças, acessórios e computadores deve ser emitida uma NF-e.O que significa o CFOP?
O que é CFOP? CFOP é a abreviação de Código Fiscal de Operações e Prestações.Quem emite uma NF-e?
Precisa ter certificado digital da empresa, emitido por autoridade certificadora credenciada ao ICP-Brasil. Atenção: Exceção para o MEI que não precisa de certificado digital conforme LC 123/2006. Novo Emissor de NF-e do Sebrae O Sebrae disponibiliza o Emissor de NF-e gratuitamente para todo o país.O que quer dizer sintegra?
O SINTEGRA - Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços foi desenvolvido a partir de 1997 e implantado com a finalidade de consolidar o uso de sistemas informatizados para aprimoramento dos controles do Fisco e simplificar o fornecimento de informações aos contribuintes.Quais são os só benefícios para o emitente de Nota Fiscal Eletrônica?
Para os emitentes da Nota Fiscal Eletrônica (vendedores) podemos citar os seguintes benefícios:
- Redução de custos de impressão do documento fiscal, uma vez que o documento é emitido eletronicamente. ...
- Redução de custos de aquisição de papel, pelos mesmos motivos expostos acima;
Quando a NF-e é usada?
A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é a versão de nota digital mais comum. Ela é voltada às empresas do comércio e utilizada nas operações de venda relacionadas à cobrança do ICMS, inclusive de produtos digitais.O que é o NCM?
A Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) é fundamental para determinar os tributos envolvidos nas operações de comércio exterior e de saída de produtos industrializados.Que é ICMS?
O ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços – é um imposto de competência estadual. Ele incide (base de cálculo) sobre a circulação de mercadorias, prestações de serviços de transporte interestadual, ou intermunicipal, de comunicações, de energia elétrica.Como é assinada a NF-e?
A NF-e deverá ser assinada pelo emitente, com assinatura digital, certificada por entidade credenciada pela Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, contendo o CNPJ de qualquer dos estabelecimentos do contribuinte.Quem controla a NFS-e?
O sistema NFS-e provê para os municípios uma solução nacional e padronizada para as notas fiscais de serviço. Os municípios que aderirem continuarão responsáveis pela emissão de notas fiscais de serviço e irão transpor suas respectivas legislações tributárias para o sistema nacional.Quem é obrigado a emitir nota fiscal?
Sim. Independente do porte, as empresas que praticam uma das atividades econômicas obrigadas, devem emitir NF-e. Da mesma forma, as empresas que não estiverem obrigadas poderão, voluntariamente, aderir à emissão de NF-e.Quem é obrigado a ter Sintegra?
O SINTEGRA é um dos primeiros temas com que o empresário, principalmente indústrias varejistas, e-commerces, lojas físicas, devem se preocupar, pois é obrigatório para todos os contribuintes do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) que emitem nota fiscal eletrônica (NF-E) e/ou mantenham escrituração fiscal por ...O que é sped e para que serve?
Sped significa Sistema Público de Escrituração Digital. Trata-se de uma solução tecnológica que oficializa os arquivos digitais das escriturações fiscal e contábil dos sistemas empresariais dentro de um formato específico e padronizado.O que substitui o Sintegra?
O que substitui o Sintegra? O SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) também gera um arquivo de texto no formato .Quem emite NF paga imposto?
A emissão da Nota Fiscal é obrigatória e a sua falta acarretará a retenção e o recolhimento, por parte do tomador de serviços, do montante do ISS correspondente ao serviço prestado.É crime cobrar por nota fiscal?
Caso uma empresa se recuse a fornecer o recibo ou nota fiscal quando solicitado, o cliente pode reportar o ocorrido em uma Delegacia da Receita Federal. Cobrar valores adicionais pela emissão desses documentos também é uma prática ilegal e deve ser denunciada.O que é preciso para emitir a NF-E?
Para emitir NF-e, a empresa deverá:
- Possuir certificado Digital no padrão ICP-Brasil;
- Possuir acesso à internet;
- Possuir programa emissor de NF-e ou utilizar o "Emissor de NF-e" a ser disponibilizado pela SEFAZ/SP;
- Solicitar seu credenciamento junto à SEFAZ/SP, conforme orientações abaixo.