A filha de Sião é uma personificação poética da cidade de Jerusalém e, consequentemente, uma metáfora da Casa de Israel. Esta frase é usada em Isaías e em outras partes do Velho Testamento para representar a retidão coletiva da Casa de Israel.
Deste modo, Maria é a Virgem Filha de Sião, que personifica a imagem do Povo de Deus na sua relação com Deus. Nos textos em que aparece no Antigo Testamento, o termo kecharitômene refere-se à Filha de Sião.
A palavra Sião tem vários significados nas escrituras. A definição mais geral da palavra é “o puro de coração” (D&C 97:21). A palavra Sião é frequentemente usada para referir-se ao povo do Senhor ou à Igreja e a suas estacas (ver D&C 82:14). Também foi usada para referir-se a locais geográficos específicos.
O pecado da Filha de Sião foi comparado ao pecado de quem?
Que pecados as filhas de Sião cometiam? [Eram arrogantes, vaidosas e olhavam para os outros de forma sensual. Sugere-se que você explique-lhes que a vaidade dessas mulheres era alimentada por sua obsessão com as riquezas e com a moda (ver os versículos 18–23).]
Sião era a região mais segura de Jerusalém e, portanto, sua mais antiga região – a “cidade velha”- podemos concluir que o trono de Melquisedeque era em Sião (mesmo que não fora chamada Sião na época). Poderíamos dizer, portanto, que Melquisedeque saiu de Sião a fim de abençoar Abraão.
A VERDADEIRA História da QUARTA-FEIRA de CINZAS: Conheça a Origem e Significado da QUARTA-FEIRA.
Porque Sião é tão importante?
Sião também era conhecida como a sede do poder para o reino de Israel, mas também para o Reino de Deus. Sabemos que é um lugar que Deus ama e se preocupa profundamente, porque a cidade também está associada ao povo escolhido de Deus, Israel.
O salmista afirma que assim como os montes estão em volta de Jerusalém, assim o Senhor, em volta do seu povo. E em vez de pensar em proteção, pensei em presença. Um monte pode representar uma barreira protetora, mas também, uma presença clara e incontestável. E entendi que assim é Deus, sempre presente ao nosso redor.
A filha de Sião é uma personificação poética da cidade de Jerusalém e, consequentemente, uma metáfora da Casa de Israel. Esta frase é usada em Isaías e em outras partes do Velho Testamento para representar a retidão coletiva da Casa de Israel.
A palavra, segundo o uso que temna Escritura, quer algumas vezes dizer neta, ou outra descendente. 'Filha de Belial' (1 Sm 1.16) simplesmente significa 'Filha da indignidade', isto é, mulher indigna. A palavra 'filha' é, também, freqüentemente usada a respeito das cidades.
Ele profetizou muitas coisas sobre a missão terrena do Salvador, sobre a destruição que se seguiria à iniqüidade de Israel e sobre a missão e o destino da Israel dos últimos dias.
O Monte Sião (do hebraico Tzion) está localizado no sudeste de Jerusalém. O local era uma fortaleza dos jebuseus e passou a ter uma importante papel quando foi conquistado pelo rei Davi.
Por que a Bíblia diz que os montes de Sião não se abalam?
A Bíblia diz que os que confiam no Senhor são como o monte de Sião que não se abala, mas permanece para sempre. Isso significa que todos aqueles que colocam absoluta fé em Deus são inabaláveis, tal como é o monte Sião.
No Velho Testamento, Sião é geralmente um sinônimo da cidade de Jerusalém com seu monte do templo. As profecias do Novo Testamento previam que o Senhor um dia criaria novos céus e nova terra. Como parte dessa nova criação, uma cidade de Deus chamada “Nova Jerusalém” iria “[descer] do céu do meu Deus”.
Na Bíblia, "Gileade" significa o "monte de testemunho" ou "monte de testemunha", (Gênesis 31:21), uma região montanhosa a leste do rio Jordão, situado no Reino da Jordânia. Também é referido pelo nome aramaico Jegar-Saaduta, que carrega o mesmo significado que o hebraico (Gênesis 31:47).
A nova declaração da Sociedade de Socorro começa assim: “Somos amadas filhas espirituais de Deus”. Ser uma filha de Deus significa que foram geradas por Deus e que são literalmente descendentes de um Pai Divino, tendo herdado atributos e potencial eternos.
Ser filho de Deus é a base de nossa fé e confiança em Deus e da nossa esperança da glória futura. Como filhos de Deus, somos herdeiros de Deus e co-herdeiro com Cristo. 2. A prova de que o crente é filho de Deus.
Para as Testemunhas de Jeová, Sião significa o céu (domínio espiritual), onde somente os escolhidos como primícias de Deus irão viver quando morrerem, em sião também vivem os Anjos e o próprio Jeová Deus, visto ser o domínio espiritual.
Se esse Salmo for do tempo de Davi, uma referência imediata seria o livramento que Deus deu para esse servo diante das ameaças do rei Saul, quando Davi era jovem, e do próprio filho Absalão, quando já era mais velho.
Irmãos, devemos confiar no Senhor para que não venhamos a nos abalar com as intempéries da vida. Aqui não fala sobre não haver nada para nos abalar, mas sim que nós não seremos abalados!