O navio utilizado para a viagem dos peregrinos chamava-se Mayflower (“Flor de maio”). Ao todo, o navio transportou cerca de 102 passageiros e 25 tripulantes.
Este documento é frequentemente considerado um dos precursores da democracia nos Estados Unidos, pois introduziu a ideia de um governo baseado no consentimento dos governados. O Mayflower e seus passageiros se tornaram símbolos fundadores da cultura e história americanas.
Em um momento em que os Estados Unidos estão sob pressão pelo peso e contradições de sua história, chega o 400º aniversário do Mayflower, o icônico navio que, em 1620, transportou da Inglaterra aos EUA os peregrinos que formariam a primeira colônia permanente na costa leste americana.
Peregrinos (em inglês: Pilgrim Fathers ou simplesmente Pilgrims) foram os colonos ingleses que vieram para a América do Norte no Mayflower e estabeleceram a colônia de Plymouth no que hoje é Plymouth, Massachusetts, em homenagem ao porto de partida final de Plymouth, Devon.
Qual a relação do Mayflower com a história da colonização?
Em 1620, o navio Mayflower foi o primeiro a levar colonos ingleses à América do Norte, chegando com aproximadamente 100 refugiados. Ao escaparem de perseguições e discriminação na Inglaterra, esses colonos foram ajudados por povos indígenas a sobreviver nessa nova terra – uma terra hostil para eles.
PEREGRINOS E MAYFLOWER: A Colonização dos Estados Unidos
O que foi o Pacto do My Flower?
Era uma espécie de acordo de princípio democrático ou de embrião de constituição para o funcionamento da nova colónia, no qual ficou declarada a fidelidade ao rei de Inglaterra e o compromisso de todos obedecerem às leis justas e igualitárias que fossem aprovadas pela maioria.
A colonização inglesa na América do Norte foi o processo colonizatório realizado pela Inglaterra na América do Norte. Ocorreu entre os séculos XVI e XVIII e fundou as Treze Colônias na costa leste dos atuais Estados Unidos.
Os peregrinos do Mayflower foram imigrantes ingleses puritanos que saíram em setembro de 1620 da Inglaterra, a bordo do navio Mayflower, rumo aos Estados Unidos. Ouça o texto abaixo! É sabido que, nos séculos XVI e XVII, o continente europeu viveu um período de grandes tensões provocadas pelas guerras civis religiosas.
Peregrinar é mergulhar no nosso interior, ajudados pela atitude exterior de colocar-se à caminho. Por isso é tão importante visitarmos os lugares sagrados, pois eles nos apontam para a realidade mais objetiva: Deus! É Deus quem nos quer peregrinando!
Em que ano a Inglaterra colonizou os Estados Unidos?
No começo do século XVII, foram estabelecidas novas tentativas de ocupação, e considera-se a fundação da colônia de Virgínia, em 1607, como o ponto de partida da colonização inglesa.
O Pacto do Mayflower foi o primeiro documento governamental da colônia de Plymouth. Foi escrito pelos Peregrinos que cruzaram o Atlântico a bordo do Mayflower e assinado em 11 de novembro de 1620 por 41 dos 101 passageiros, no local hoje conhecido como baía de Provincetown, próximo ao Cabo Cod.
Maioria dos puritanos ingleses não queriam se separar da Igreja Anglicana, mas os primeiros a emigrar foram os que queriam estabelecer congregações separadas, o que não era permitido no solo da Inglaterra. Esses separatistas estabeleceram Igrejas Congregacionais.
Hoje, igrejas em todo o mundo são influenciadas pelos ideais puritanos, instituições utilizam a Confissão de Westminster como regra de fé e grupos debatem sobre como eram os modos de viver e de pensar dos puritanos e se podemos segui-los nos dias de hoje.
Negligência salutar foi a relativa liberdade política e econômica que os ingleses concederam aos norte-americanos durante o processo de colonização. A independência dos Estados Unidos foi diretamente impactada pela negligência salutar.
Peregrinos buscam por espiritualidade, fé e belezas naturais. Com mais de 350 mil peregrinos por ano, o Caminho de Santiago de Compostela tornou-se a mais famosa rota de peregrinação e turismo religioso do mundo.
Hebreus nos diz que somos estrangeiros e peregrinos (Hb 11:13). Refere-se àqueles que estão de passagem pela terra, lembrando-nos que nosso tesouro mais precioso não se encontra aqui. Estrangeiro e peregrinos são aqueles que caminham com esperança, pois “aspiram a pátria superior, isto é, celestial”.
1 Que ou aquele que sai ou anda em peregrinação; peregrinador, peregrinante, rameiro. 2 Diz-se de ou andarilho de estrada. 3 Que ou quem é estrangeiro ou estranho.
Na Terra, todos são peregrinos caminhando rumo à moradia definitiva com Deus. Se você olhar no dicionário, a palavra peregrino é interpretada como aquela pessoa que caminha, como romaria, por lugares considerados santos ou um trajeto percorrido em devoção a alguém.
O Mayflower trouxe os colonos puritanos responsáveis pela fundação de Massachusetts. Esses colonos são considerados os pais fundadores dos Estados Unidos, inclusive tendo iniciado uma das tradições mais comuns dos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças.
Por que os pais peregrinos do Mayflower foram considerados os únicos fundadores da nação estadunidense?
Resposta. Os “pais peregrinos” são os imigrantes ,que saíram da Inglaterra, devido à Reforma Protestante, e estabeleceram-se no nordeste dos EUA com a clara intenção de povoá-lo. -devido à forma de organização social que eles empreenderam na colônia da Nova Inglaterra, -eles foram o "alicerce” da sociedade americana.
Quais as principais razões para as 13 colônias lutarem pela independência em 1776?
As causas da Guerra de Independência dos Estados Unidos foram as revoltas dos colonos das Treze Colônias contra as medidas austeras inglesas caracterizadas pelas Leis Intoleráveis, que aumentavam impostos e colocavam soldados permanentemente na região, retirando a autonomia que sempre existira nela.
A América do Norte está localizada no extremo norte das Américas e é composta por apenas três países: Estados Unidos, Canadá e México, além de territórios de domínios europeus, como a Groelândia (pertencente ao Reino da Dinamarca, com representação no parlamento) e Bermudas (dependência britânica).