Também grafado como lundum, landu, londu, londum ou landum, o termo se refere à manifestação musical e coreográfica originada da confluência de elementos das culturas africana e europeia ibérica, que forjam parte da identidade musical brasileira em formação no fim do século XVIII.
Também por isso, por ser considerada lasciva e chula, a dança dos negros chegou a ser proibida no Brasil, mas foi justamente sua languidez que despertou enorme apreço em muitos colonos, a ponto de começarem a praticar o lundu em seus festejos.
A IMAGEM DOS ANJOS E DEMÔNIOS SEGUNDO A BÍBLIA - LAMARTINE POSELLA
Qual é o significado do maracatu?
É um movimento da cultura popular que envolve música, dança e história - além de figurinos extravagantes, que remetem à cultura africana, indígena e portuguesa. Desde 2018, foi instituído pela Câmara dos Deputados o dia 1º de agosto como Dia Nacional do Maracatu.
Domingos Caldas Barbosa, filho de um português com uma escrava angolana, foi o responsável por levar esses ritmos a Lisboa. Além de desfrutar de uma excelente receptividade no além-mar, o lundu vinha revelar à metrópole que, na colônia, era diferenciado o trato com a população africana.
O lundu, também conhecido como landum, lundum e londu, é uma dança e canto de origem africana introduzido no Brasil provavelmente por escravos de Angola.
A dança é a representação desse ato carnal, em que a dançarina envolve o seu companheiro com movimentos voluptuosos, requebrando as cadeiras. O homem investe sobre a moça, indicando o desejo de envolvê-la em seus braços.
Como se disse antes, o samba tornou-se um símbolo do Brasil e sua maior expressão se dá no carnaval, em especial do Rio de Janeiro e, mais recentemente, também em São Paulo. A bossa nova também não pode deixar de ser mencionada entre os ritmos brasileiros, inclusive por seu prestígio internacional.
A Bossa Nova é um gênero musical brasileiro que surgiu no final da década de 1950 e que possui influências do samba e do jazz estadunidense. Criada por João Gilberto, a Bossa Nova marca uma ruptura com o estilo, som e atitude da música brasileira tocada nas rádios até aquele momento.
A dança de Lundu Marajoara é composta por movimentos rotacionais; enquanto a mulher dança sensualmente, mexendo o quadril, o homem vai acompanhando como se estivesse admirando e desejando-a, dançando em volta da mesma. As mulheres vestem saias coloridas e blusas rendadas.
A história do choro, o primeiro gênero de música popular instrumental brasileira. O choro é um dos mais originais estilos de música, principalmente instrumental, cuja origem remonta o século XIX. Nascido no Rio de Janeiro, o choro ganhou forte expressão nacional, tornando-se um símbolo da cultura brasileira.
A modinha nasce popular, em Portugal, originada no meio rural, inicialmente configurando a chamada moda portuguesa e logo chegando aos meios urbanos junto com aqueles que migravam do campo para as cidades, durante o século XVII.
O samba é um gênero musical que surgiu no Rio de Janeiro, no começo do século XX. Tem origem nos batuques e rodas de samba, realizados pelos afro-brasileiros em seus momentos de encontro e lazer.
Gola: a peça mais chamativa da fantasia, feita de algodão ou veludo colorido, bordada com lantejoulas e miçangas. Cobrindo o peito, os ombros e as costas, representa a proteção do caboclo. Camisa de mangas compridas: estampada com cores vivas.
Em que região e cidade brasileira é mais praticado o maracatu?
O maracatu é predominantemente praticado em Pernambuco, sendo uma parte essencial da cultura do estado. O Recife e Olinda são as cidades onde o Maracatu Nação é mais forte, especialmente durante o Carnaval.
Maculelê é um tipo de dança folclórica da Bahia, com base na cultura afro-indígena-brasileira, que simula uma luta tribal usando bastões, onde sua origem é ligada às fazendas de produção da cana-de-açúcar na época do Brasil Colônia.
Repleto de sensualidade e muito humor, o Lundu é uma canção/dança trazida pelos africanos escravizados vindos de Angola e do Congo no final do século XVII, resultado de uma mistura entre ritmos africanos com algumas características europeias, como o estalar dos dedos, a postura corpórea e o acompanhamento do bandolim.
O lundu foi elaborado a partir de elementos coreográficos e musicais advindos das várias culturas que participaram da formação da sociedade luso-brasileira em fins do século XVIII: elementos coreográficos, como os estalidos dos dedos à guisa de castanholas, a alternância das mãos ora na testa, ora nas ancas e os ...
A dança de Lundu Marajoara é originária do Pará. É uma dança sensual e envolvente, que traz a ideia de um convite amoroso entre os dançarinos. Da mesma forma que muitas das danças típicas da região Norte do país, é baseada nas danças africanas, mas apresentando as características marajoaras.
Dança do Maçarico (AM) – apresenta música saltitante com coro alegre e animado. Os dançarinos, organizados aos pares, desenvolvem uma coreografia constituída por cinco diferentes movimentos: “Charola”, “Roca-roca”, “Repini-co”, “Maçaricado” e “Geléia de Mocotó”.