Desde a antiguidade já se fazia menção sobre a prosperidade que a lentilha trazia, como no Antigo Testamento. Esaú nem imaginava, mas ele foi o primeiro a se beneficiar de sua magia. Ao voltar de uma caçada, faminto, Esaú encontrou o irmão gêmeo Jacó fazendo uma sopa de lentilhas.
Para começar, ela tem grãos pequenos e achatados que lembram moedinhas; depois, encontram respaldo bíblico. No “Antigo Testamento”, Jacó compra do irmão gêmeo Esaú o direito de primogenitura, ou seja, de ser considerado o mais velho. Trocou-o por um prato de lentilhas (Gênesis 27:19-30).
Explicação: A lentilha é associada à prosperidade e à riqueza em muitas culturas. O gesto de comer lentilhas do alto é um símbolo de elevar os desejos e intenções, buscando atrair sorte e prosperidade para o ano que se inicia.
Está no livro de Gênesis, capítulo 25, versículos 29 a 34. O prato de lentilhas passou a ser o exemplo de uma venda disparatada e infeliz em que o interesse momentâneo, imediato e aflitivo passa a valer mais que todos os outros interesses permanentes, definitivos e coerentes; troca-se oitenta por oito, ou nem isto.
A lentilha é rica em proteínas, que são nutrientes essenciais para a formação das células de defesa do organismo, ajudando, por isso, a fortalecer o sistema imunológico e ajudando na prevenção de doenças e infecções.
Por que Esaú trocou sua primogenitura por um prato de lentilhas?
Abriu mão da sua herança por algo que só saciou sua fome momentânea. Quantas vezes, por cansaço ou pressão, fazemos escolhas parecidas? Deus nos deu uma identidade de filhos!
Em muitas culturas, a lentilha simboliza prosperidade e fartura. Acredita-se que, ao ser consumida no primeiro dia do ano, ela atrai boa sorte, sucesso financeiro e saúde ao longo dos próximos 12 meses.
Da família do grão-de-bico, dos feijões e da ervilha, a lentilha é rica em proteínas, vitaminas, minerais (cálcio e ferro) e em fibras. Acredita-se que os grãos, por seu formato que lembra moedas, simbolizam prosperidade e fartura.
**Debaixo da mesa**: Essa parte do ritual é interpretada como uma forma de atrair sorte no amor ou um novo relacionamento, já que estar “escondido” simboliza intimidade e o desejo de algo especial. Esse costume é mais conhecido em países latinos e pode variar conforme a tradição local.
A unção de Samá pode ser equiparada com a unção de Sansão no relato de Jz 15:14-19, quando Deus havia dado grande vitória a Sansão, naquela mesma região, operando por ele o livramento dos filisteus.
Jacó diz a Esaú que o ensopado seria dele, se Esaú quisesse, mas: “Vende-me hoje teu direito de primogenitura” (v. 31). O “direito de primogenitura” (os direitos do filho primogênito) significava que o pai reconhecia a seu filho primogênito como seu principal herdeiro.
O capítulo de hoje não encerra nas últimas palavras de Davi, mas destaca o papel de um grupo de homens que ficou conhecido como: os valentes de Davi. Eram homens de guerra, mas não como os demais. Eram extremamente zelosos, extremamente corajosos e extremamente leais ao rei. Servir a Davi era a vida daqueles homens.
Muitas pessoas acreditam que a superstição surgiu devido ao formato da lentilha, que lembra moedas e, por isso, se tornou símbolo de fartura para o ano que vai se iniciar.
Especificamente para atrair dinheiro, a simpatia das 7 uvas é simples e simbólica. Assim que o relógio marca meia-noite, você deve comer sete uvas, guardar suas sementes em um saquinho vermelho e colocá-lo na carteira. A cor vermelha representa energia e prosperidade.
Comer lentilha é um ritual muito importante na comemoração de Ano Novo. Isso porque, segundo a superstição, a lentilha deve ser o primeiro alimento a ser consumido após a passagem de um ano para o outro. Mas nada impede você de cumprir essa simpatia com uma lentilha bem gostosa, não é mesmo?
A superstição, que para alguns é relacionada a uma passagem bíblica, diz que comer lentilha na ceia de Ano Novo pode trazer prosperidade e sucesso, já que o grão se assemelha a uma moeda.
Você sabia que comer lentilha na virada do ano é considerado um símbolo de sorte e prosperidade? Além de trazer boas vibrações, a lentilha é um superalimento repleto de benefícios, como fibras, proteínas e nutrientes essenciais para começar o ano com saúde e energia!
A Bíblia diz que Israel plantava, cultivava, cuidava do rebanho, e, de repente, vinham os filisteus e os afugentavam. Mas um homem se posicionou contra esse domínio para proteger um campo de lentilhas. Lentilha é algo muito barato e Samá, um dos valentes do rei Davi, se colocou no meio do terreno e o defendeu.
A história se concentra na perda de Esaú de seu direito de primogenitura para Jacó e no conflito que se seguiu entre suas nações descendentes por causa do engano de Jacó a seu pai idoso e cego, Isaque, a fim de receber a bênção / direito de primogenitura de Esaú de Isaque.
Esaú (em hebraico: עֵשָׂו "peludo"), foi também chamado de Edom (em hebraico: אֱדוֹם "vermelho"), o pai dos edomitas que habitaram uma região que hoje é conhecida por Acaba. Esaú nasceu ruivo e peludo.