HOUSE TO PIER = CY/CFS Quando usar: Essa modalidade é utilizada quando o exportador utiliza toda a capacidade do contêiner, porém a mercadoria possui diferentes consignatários.
H/P (House to Pier) ou FCL/LCL: o vendedor tem o direito de ovar o container em local por ele designado, depois devolvê-lo ao armador e o comprador deve desová-lo em área portuária.
Este é o tipo mais comumente utilizado. É emitido em linhas regulares de frete marítimo. Significa que um espaço no navio foi reservado, assegurando o transporte da carga desde o porto de embarque até o porto de destino.
O frete morto é uma situação em que o caminhão fica parado sem carga, gerando prejuízo para o motorista e para a empresa. Também representa um custo para os armadores e operadores de navios, pois significa que eles não estão aproveitando todo o potencial de seus ativos.
Handling: taxa cobrada pelo agente de carga referente aos seguintes serviços: recepção da carga no aeroporto, etiquetagem, acompanhamento junto ao despachante para o desembaraço aduaneiro.
A Declaração de Trânsito de Contêiner (DTC) é utilizada somente para transferência, pela via rodoviária, de contêineres descarregados do navio no pátio do porto e destinados a armazenamento em RA jurisdicionado à mesma unidade de despacho.
O LCL é indicado quando a quantidade de carga não é suficiente para ocupar todo um contêiner. Ou seja, neste caso de importação, a carga compartilhará o espaço do contêiner com outras.
Depot é um Terminal contratado pelo Armador para receber o container vazio de importação e/ou liberar o container vazio de exportação. A relação atual do Depot é com o Armador.
Quando uma mercadoria é considerada extraviada, significa que ela se perdeu em algum ponto da cadeia de suprimentos, deixando de ser rastreável e acessível tanto para a empresa transportadora quanto para o cliente final.
CFS - Curso de Formação de Sargentos. O CFS é ministrado em regime de internato e tem a duração de quatro semestres letivos, tendo como finalidade formar Sargentos Especialistas para o Comando da Aeronáutica, abrangendo instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado.
Com o Telex Release, o importador pode reivindicar as mercadorias na alfândega e proceder com o desembaraço sem esperar pela chegada do documento físico original. Na Bull Importer, coordenamos todas essas etapas com a linha de navegação, garantindo que o processo seja realizado de forma segura e eficiente.
House to House (casa a casa) - Esse é o sistema ideal da conteinerização, pois o container com a carga segue desde a casa do exportador até a do importador, sem que ninguém toque na carga.
Geralmente, construído com pilares ou estacas que o sustentam sobre a água, o píer é um ponto de encontro entre a terra e o espaço aquático. Suas funções são diversas e vão desde o embarque e desembarque de passageiros e cargas até o servir como local de lazer e pesca.
O Ad Valorem (ou Frete Valor) é uma taxa cobrada dentro da tabela de fretes que representa o custo do seguro da carga. Seu cálculo é feito através da porcentagem da mercadoria sobre o valor da Nota Fiscal da carga transportada agregada ao custo de frete.
Os defeitos de fabricação são aqueles que interferem no funcionamento do produto, como não ligar, por exemplo. Avarias são problemas estéticos que não afetam o funcionamento, como riscos, alteração da cor, amassados que podem ter sido causados durante o transporte.
Quando se trata de roubo de cargas, o delito ocorre quando há a subtração de mercadorias transportadas por caminhões ou outros veículos de carga. Diante da gravidade do problema, é fundamental que as empresas transportadoras e seus motoristas estejam preparados para lidar com a situação de roubo de cargas.
LCL é a sigla utilizada para “Less than a Container Load ”, que em tradução livre significa: “carga menor que um contêiner”. Ou seja, é quando uma empresa não tem carga suficiente para ocupar um contêiner inteiro sozinho e então consolida a sua carga menor com outras cargas menores.
1.3) Handling – taxa cobrada pelo agente de carga referente ao seguintes serviços: recepção da carga no aeroporto, etiquetagem, acompanhamento junto ao despachante para o desembaraço aduaneiro.
A sigla DDP, em inglês, representa o Delivered Duty Paid. Isto é, significa em português que “é entregue com os direitos pagos”. Um termo que se refere à responsabilidade do exportador.
Declaração de Trânsito de Contêiner (DTC), que ampara as operações de transferência de contêineres, contendo carga, descarregadas do navio, no pátio do porto e destinadas a armazenamento em recinto alfandegado jurisdicionado à mesma unidade da SRF.
FCL é uma sigla inglesa para Full Container Load, que significa container totalmente carregado. Ela ocorre em uma importação quando uma única compra consegue lotar completamente esse equipamento para o transporte de carga. A importação marítima FCL também recebe esse nome quando a carga é transportada sozinha.
Todos esses excessos contam como demurrage, cujo cálculo é estabelecido em dias, horas e minutos. O que for economizado de tempo, é dispatch, se tiver sido acordado esse prêmio.”, conclui o especialista.