Homogeneização em Biologia Na biologia, homogeneizar é um processo utilizado para obter uma amostra representativa de um tecido ou células, de forma a facilitar a análise e o estudo de suas características.
A homogeneização da amostra primária tem por objetivo obter uma distribuição mais uniforme dos constituintes, permitindo assim o quarteamento em frações de menor massa.
A homogeneização é um processo que combina várias substâncias para produzir uma mistura uniforme consistente. A homogeneização é usada principalmente com componentes que não são solúveis um no outro, que são pouco miscíveis ou completamente imiscíveis.
O processo de homogeneização emulsifica os glóbulos de gordura suspensos no leite para preservar por mais tempo o sabor, a estabilidade e a textura do produto embalado. Quanto mais eficaz o processo de homogeneização, maior será a duração da estabilidade do leite e do seu valor comercial.
A homogeneização requer que os ingredientes sejam processados até conseguir um tamanho uniforme de partícula ou de glóbulo. Para a maioria dos produtos, incluindo cremes, pomadas, temperos, emulsões de aromas e suspensões farmacêuticas, é requerido um tamanho de glóbulo/partícula entre 2-5 micras.
Todos os tubos devem ser homogeneizados imediatamente após a coleta do sangue, invertendo suavemente de 5 a 8 vezes e após,manter na vertical até o momento da análise. O número de inversões pode variar de acordo com o fabricante.
Quais os processos de homogeneização são utilizados em escala laboratorial magistral?
Foram avaliados os três principais métodos de mistura empregados em escala magistral os parâmetros de fluxo e avaliação da qualidade, de modo a investigar a eficiência das metodologias empregadas: misturador automático, saco plástico e gral e pistilo.
A homogeneização cultural é um aspecto da globalização cultural, listada como uma de suas principais características, e refere-se à redução da diversidade cultural por meio da popularização e difusão de uma ampla gama de símbolos culturais— não apenas objetos físicos, mas costumes, ideias e valores.
O que significa homogeneização cultural e dê exemplos?
A homogeneização cultural refere -se ao processo de culturas se tornar mais semelhante ou uniforme devido à globalização. Muitas vezes ocorre como resultado de culturas dominantes que influenciam e dominam culturas menores ou menos influentes.
Diz respeito a propagandas que associam o produto à aquisição de uma personalidade individualizada, diferenciada e única e/ou se referem ao objeto de consumo como se ele estivesse sido produzido “especialmente para você”.
Independentemente da cor escolhida, é necessária homogeneizar o tubo por meio de inversão de 5 a 8 vezes e mantê-lo na vertical por 30 minutos, para não ocorrer hemólise.
Este tubo contém ativador de coágulo e deve-se, imediatamente após a coleta, homogeneizar o tubo por inversão de 5 a 8 vezes para evitar hemólise, manter em repouso na posição vertical por 30 minutos para retrair o coágulo e seguir a centrifugação a 3.000 rpm durante 10 minutos.
Qual o tempo de homogeneização da amostra para confeccionar o hemograma?
É importante ressaltar que o processamento da amostra de sangue para hemograma deve ser realizado em até 24 horas, porque após esse tempo, ocorrem alterações nos eritrócitos (hemólise) e nos leucócitos, inviabilizando a análise e interpretação dos resultados.
Quando o leite não é homogeneizado, a gordura tende a ficar grudada no saquinho quando se abre o leite. Então, do ponto de vista do consumidor, o leite homogeneizado é um leite que não forma nata, independente do teor de gordura que ele tenha.
Qual a importância da homogeneização do sangue após a coleta?
Após a coleta, os tubos de coleta de sangue devem ser homogeneizados adequadamente. A homogeneização deficiente produzirá amostras com coágulos, já a agitação vigorosa pode causar hemólise.
O ácido etilenodiamino tetra-acético, ethylenediamine tetraacetic acid, (EDTA) é o anticoagulante mais utilizado em tubos de coleta de sangue à vácuo, seu uso é registrado desde o início da década de 50. Sua função é de inibir o processo de coagulação através da remoção do cálcio do sangue por complexação.
Sim, pode acontecer e não quer dizer doença. O sangue, quando fora dos vasos sanguíneos e em contato com outras substâncias (como superfície das seringas, catéteres e tubos de coleta) tem a chamada "cascata da coagulação" ativada, levando à formação de coágulos.