O HC3 abordará questões prioritárias de investigação para apoiar a criação, implementação e avaliação das atividades de comunicação em saúde. O projeto também planeja atividades para fortalecer a capacidade das organizações indígenas de realizarem as suas próprias atividades de P e A.
Ambas as formas são equivalentes e são representações do grupo metil. A representação mais comum, no entanto, é a forma . Porém, em alguns casos, na indicação de uma fórmula estrutural plana, costuma-se representar o grupo metil mais à esquerda como .
As fórmulas químicas são escritas utilizando o símbolo do elemento químico (e.g. C, S, Ca), seguido de um algarismo em índice inferior. Esse algarismo (que se omite quando é 1) indica a quantidade relativa ou a proporção molar ou atómica desse elemento presente na substância.
Metil, metila ou (em Portugal) metilo é um radical alcoíla monovalente constituído de apenas um carbono ligado diretamente com três hidrogênios devido à tetravalência do carbono.
Radicais em Química Orgânica são conjuntos de átomos ligados entre si e que apresentam um ou mais elétrons livres (valências livres). Receberam o nome apropriado de radicais orgânicos, nestes compostos, um carbono tem um elétron desemparelhado.
Muito bem, nós temos que ficar atentos a quem está ligando na cadeia principal. Este carbono está ligando na cadeia principal. Como está ligado à três outros carbonos, ele é um carbono terciário. Então, este é o "terc-", ou "t-" butil.
A nomenclatura de cadeias ramificadas envolve escrever primeiramente o nome das ramificações ou dos radicais, que são os grupos substituintes. No texto Nomenclatura de hidrocarbonetos ramificados é mostrado como escolher a cadeia principal, e os grupos ligados a essa cadeia são as ramificações.
O mirtilo tem ganhado fama como a fruta da longevidade, devido à altíssima capacidade antioxidante. Pode ser consumido como fruta in natura e ainda ser preparado na forma de geleias, cremes, em bolos e tortas.
Metil: Grupo substituinte com 1 carbono. Etil: Grupo substituinte com 2 carbonos. Propil: Grupo substituinte com 3 carbonos. Butil: Grupo substituinte com 4 carbonos.
Com 2,4 g de fibras e apenas 57 kcal em 100 g do fruto (o equivalente a uma cumbuca), o mirtilo é uma boa opção para o cardápio de quem está restringindo calorias da dieta. O fruto deve ser consumido inteiro, ou seja, com a casca e suas pequenas sementes.
Existe também uma forma mais usual de nomear os éteres. É colocado o termo "éter" e ao lado do elemento que estiver menos átomos de carbonos é acrescentando o sufixo “il”. Já ao lado da cadeia que tiver mais carbono o sufixo “ílico”, que forma a nomenclatura éter metil etílico.
A principal fonte dos hidrocarbonetos são o petróleo, a hulha e o gás natural. Tais substâncias são misturas ricas em hidrocarbonetos e, a partir de sua manipulação e refino, os diversos hidrocarbonetos podem ser encontrados. O petróleo é a principal fonte de hidrocarbonetos.
O primeiro passo da Regra do Treze é gerar uma fórmula-base que contenha apenas carbono e hidro- gênio. Encontra-se a fórmula-base dividindo a massa molecular M por 13 (a massa de um carbono mais um hidrogênio). Esse cálculo oferece um numerador n e um resto r.
A fórmula percentual ou composição centesimal indica a massa de cada elemento que existe em 100 partes (100 g, 100 kg, etc.) de massa de uma substância. No cotidiano ouvimos muitas vezes que dados e informações são transmitidos e analisados em termos de porcentagem.
O composto com a fórmula molecular H 2 C = C = C H − C H 3 \mathrm{H_2C=C=CH-CH_3} H2C=C=CH−CH3 é conhecido como 1,2-butadieno. Este composto contém uma cadeia de quatro carbonos com duas ligações duplas consecutivas iniciando do primeiro carbono.
Mirtilo ou blueberry é o nome dado para uma fruta nativa da parte norte do mundo, muito comum na América do Norte e Europa. Ele também é conhecido como arándano e uva-do-monte. Suas principais características são a cor azul-escura e o formato arredondado e achatado.