O “há”, além ter significado igual ao verbo existir, é utilizado também nas orações que indicam um tempo passado, podendo ser substituídas por “faz” ou “tem”. Confira alguns exemplos. Há (existem) muitas dúvidas de português.
Trata-se, portanto, de um nome/substantivo masculino que teve origem no latim as, assis (unidade monetária fundamental para os Romanos). Exemplos: «o/um ás de copas»; «o/um ás de espadas»; «o/um ás de ouros»; «o/um ás de paus».
O que é o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM)? Também conhecido como ataque cardíaco, o IAM é causado pela súbita interrupção do fluxo sanguíneo em uma das artérias do coração – as coronárias – geralmente devido à formação de um coágulo, o que leva a lesão e morte de parte do músculo cardíaco.
#10 – Ás ou Às? “Ás” com acento agudo é usado quando nos referimos ao “ás de espadas” ou quando nos referimos a alguém que é exímio em determinada atividade, como por exemplo o João é um ás em matemática. Quando nos referimos a espaço ou tempo o acento deve ser grave (às).
às é o plural de à e usa-se com um complemento direto ou para indicar horas. Dei um presente às minhas amigas. A festa é às dez horas. ás é um substantivo que significa craque, especialista, perito, ou uma carta do baralho.
Quando se usa há? A palavra há é uma conjugação do verbo “haver” quando este é impessoal, por isso seus significados mais comuns são no sentido de “existir” (nesse sentido, “ter”) ou, no caso de tempo decorrido, “fazer”.
Ás é uma das faces dum dado ou duma peça de dominó, com um único ponto, ou uma carta do baralho com diversas variações de estilo, dependendo do baralho usado. Ases dos quatro naipes, respectivamente: ouros (♦).
O Ás de Espadas indica que você pode perceber as coisas com mais clareza, que sua mente pode estar mais aguçada e só falta a coragem para agir. A carta sugere novos começos ou um período de total clareza mental.
O ás de espadas, embora não seja um símbolo de medo supersticioso para as forças vietcongues, ajudou o moral dos soldados americanos. Alguns soldados e fuzileiros navais americanos teriam colado este cartão na sua banda do capacete como uma espécie de sinal anti-paz.
“As” é usado com o sentido de “como” em situações nas quais queremos dizer que algo desempenha alguma função, ocupa uma posição ou está em alguma condição.
“Às vezes”, com crase, é uma locução adverbial indicativa de tempo, que significa “ocasionalmente”, “de vez em quando”, “de quando em quando”, “em alguns momentos ou situações”. “Às vezes, aquele rapaz se irrita além da conta.” “Mudar os hábitos, às vezes, pode ser um meio eficaz de combater a depressão.”
2. Deve-se empregar a crase antes de locuções que indiquem hora. Por exemplo: “Tenho uma reunião às 15h”; “Minha aula começa às 8h”; “Estarei aí, às 21h”. Contudo, é preciso estar atento: nas situações em que as horas aparecem antecedidas das preposições “para”, “desde” e “até”.
Ás, com uso de acento agudo, é substantivo masculino, utilizado sempre no plural, não havendo versão no singular, e que se refere à carta do baralho. Veja as ocorrências nas sentenças que se seguem: - Eu tinha um ás na mão. Era impossível perder aquela rodada.
* Em se tratando da indicação de um determinado horário, torna-se necessário sempre fazer uso do acento indicador da crase diante das horas, ou seja: Chego à escola às 7h. Viajaremos às 18h30min.