R: A especificação API GL-4 designa um serviço de engrenagens hipóides de carros de passageiros e outros equipamentos automotivos, operando sob condições de alta velocidade e baixo torque ou vice-versa. O produto da BR para esta aplicação é o LUBRAX TRM-4.
Qual a diferença entre um óleo API GL-4 e GL-5? Há problema em se utilizar GL-5 no lugar de GL-4? A diferença está no nível de aditivação. O óleo API GL-5 geralmente tem o dobro da taxa de aditivação de um óleo API GL-4.
Lubrificante mineral para caixa de transmissão manual. Reduz o desgaste da transmissão, proporciona atuação correta dos discos de embreagem e aumenta a durabilidade das peças. Proporciona também proteção contra ferrugem e corrosão.
Utilizar lubrificante API GL4 ou API GL5 em transmissões manuais? | FALA, PROFESSOR!
O que quer dizer API GL4?
A especificação API GL-4 designa um serviço de engrenagens hipoides de carros de passageiros e outros equipamentos automotivos, operando sob condições de alta velocidade e baixo torque ou vice-versa.
Disponível nos graus SAE 80W-90, 90, 85W-140, 140 e 250. LUBRAX GL 5 evita o desgaste e a corrosão das partes lubrificadas. LUBRAX GL 5 é especialmente recomendado para uso em caixas de engrenagens hipóides de eixos traseiros e caixas de mudança não sincronizadas.
ÓLEO LUBRIFICANTE MINERAL PARA CAIXAS DE TRANSMISSÃO, DIFERENCIAL DO TIPO HIPÓIDAL E CAIXAS DE ENGRENAGENS CONVENCIONAIS QUE OPERAM EM CONDIÇÕES NORMAIS. RECOMENDADO PARA VEÍCULOS DE PASSEIO, CAMINHÕES, ÔNIBUS, TRATORES OU EQUIPAMENTOS QUE REQUEIRAM SUA UTILIZAÇÃO. EVITA O DESGASTE E A CORROSÃO DAS PARTES LUBRIFICADAS.
Em lubrificantes para engrenagens automotivas, a viscosidade é definida pelo grau SAE, expresso em números. Quanto maior o grau SAE, maior a viscosidade do óleo. Logo, pode-se dizer, por exemplo, que um óleo SAE 140 é mais viscoso do que um SAE 90.
Lubrificante mineral destinado às caixas de transmissão e de engrenagens, eixos traseiros que operem em condições de cargas elevadas. Sua tecnologia proporciona a redução do desgaste e excelente proteção contra a corrosão.
Vamos pegar por exemplo a opção 75W90. O primeiro conjunto de números e letras significa a viscosidade durante o funcionamento da caixa ainda fria, enquanto o segundo número se refere ao comportamento a viscosidade com a transmissão em temperatura normal de funcionamento.
Em relação ao óleo de cambio SAE 90 Helicoidal R da YPF, a principal diferença é a viscosidade. O óleo SAE 80W é recomendado para temperaturas mais baixas, enquanto o óleo SAE 90 é recomendado para temperaturas mais altas.
Temos também outra classificação para os óleos lubrificantes para engrenagens, são os API GL, onde “GL” indica (“Gear Lubricant”), lubrificante de engrenagens.
Atualmente, lubrificantes 75W-85, 75W80 ou 75W estão sendo cada vez mais recomendados. Lubrificantes de baixa viscosidade permitem mais conforto na troca de marchas e auxiliam na redução do consumo de combustível.
Óleo 75W80 GL 5 Engrenagens e Câmbio PETRONAS Tutela ZC 75W80 Synth é um lubrificante de base semi-sintética contendo aditivos EP (extrema pressão), multiviscoso, formulado para engrenagens hipóides e outros tipos de engrenagens com altas solicitações de carga.
Excelente proteção contra o desgaste em baixas e altas temperaturas, mesmo em condições severas de uso; Garante perfeito funcionamento do conjunto sincronizador; Atende à especificação GM para transmissão manual transversal.
TOTAL TRANSMISSION DUAL 9 FE 75W-90 É UM ÓLEO SINTÉTICO DE ALTA PERFORMANCE DESENVOLVIDO PARA TRANSMISSÕES MECÂNICAS SINCRONIZADAS OU NÃO SINCRONIZADAS, DIFERENCIAIS E ENGRENAGENS DE REDUÇÃO QUE EXIJAM API GL-4, GL-5, MT-1 OU MIL-PRF-2105 E.
O lubrificante 80W-90: aliado essencial para distribuidores e oficinas. Trata-se de um lubrificante essencial na indústria automobilística, apresenta-se como um ativo valioso para oficinas e distribuidores empenhados para com o desempenho e a manutenção ótima dos automóveis.
Este óleo lubrificante monograu de Extrema Pressão é recomendado para uso em diferenciais, eixos traseiros de veículos ou grupos de transmissão hipóides e helicoidais, caixas de velocidades e outras engrenagens que trabalham em condições de funcionamento muito severas.
O novo Lubrax Top Turbo 15W-40 possui intervalo de troca de até 70.000 KM, DESDE QUE RESPEITADAS AS CONDIÇÕES DE USO, MANUTENÇÃO E RECOMENDAÇÕES DO MANUAL DO FABRI- CANTE DO MOTOR.
O GL-5 foi formulado a partir de óleo mineral multiviscoso com aditivação de extrema pressão e foi desenvolvido especialmente para o uso na redução final de Colhedoras de Cana, podendo também ser utilizados em Pulverizadores.