O trecho “Os grilhões que nos forjava” apresenta o repúdio aos “grilhões” da colonização portuguesa que apenas extraia as riquezas brasileira e escravizava o povo. “Parabéns, ó brasileiro” é um verso que parabeniza a nação, o povo brasileiro, pela tão almejada liberdade.
O que significam os grilhões que nos forjavam da perfídia astuto ardil?
“Os grilhões que nos forjava/Da perfídia astuto ardil…/Houve mão mais poderosa:/Zombou deles o Brasil” Houve uma mão mais poderosa (a vontade do povo) que zombou (riu, desfez-se de) dos grilhões (das amarras) de uma perfídia (astuto ardil, ou seja, uma traição bem arquitetada).
Qual o significado da frase "os grilhões que nos forjava"?
Os grilhões que nos forjava Da perfídia astuto ardil... Grilhões são algemas, correntes que prendem, prisão. Forjar é inventar, falsificar. Perfídia significa deslealdade, traição.
Resposta: Ímpias falanges que apresentam face hostil são as tropas brasileiras que estavam descrentes sobre sua luta. O escritor faz um apelo nesse verso, pedindo que elas não temam, que acreditem em sua força, porque elas são os muros que protegem o Brasil do inimigo.
A forja é uma técnica que consiste em moldar o metal através do aquecimento e manipulação com ferramentas específicas. Essa técnica tem sido utilizada desde a Idade do Ferro e tem um papel importante na história da humanidade, desde a criação de ferramentas e armas até a produção de objetos decorativos e de arte.
O hino nacional conta a história da proclamação da independência, exalta as belezas naturais do País, a força e a coragem do povo brasileiro. Com frases escritas na ordem indireta e de forma rebuscada, a letra reflete os movimentos artísticos e literários da época.
Os versos "Os grilhões que nos forjava / Da perfídia astuto ardil / Houve mão mais poderosa / Zombou deles o Brasil" ressaltam a superação das artimanhas e traições por um espírito mais poderoso de unidade nacional e autodeterminação.
Ou seja, o Brasil servia aos interesses de Portugal, por isso quando se diz "Longe vá" o autor do hino quer que a servidão do Brasil jamais volte, e "temor servil" se refere ao medo da possibilidade de servir a outro país e deixar de lado a independência já conquistada.
O que significa a palavra perfídia no Hino da Independência?
No hino da independência é possível encontrar algumas palavras desconhecidas, como perfídia (desleal ou traiçoeiro), ímpia (cruel, crueldade), hostil (rivalidade, agressividade) e garbo (elegante).
O significado dado à expressão no hino é a de que o brasileiro conseguiu a liberdade mesmo depois de muitas perdas,mas que mesmo assim manteve a coragem, a elegância e a imponência.
j) cometer perfídia, entendida como o ato de matar, ferir ou capturar, que apele, com intenção de enganar, à boa-fé de um adversário para lhe fazer crer que tem o direito de receber, ou a obrigação de assegurar a proteção prevista pelas regras do direito internacional humanitário.
Ou seja, o Brasil servia aos interesses de Portugal, por isso quando se diz "Longe vá" o autor do hino quer que a servidão do Brasil jamais volte, e "temor servil" se refere ao medo da possibilidade de servir a outro país e deixar de lado a independência já conquistada.
Já na parte de "vossos peitos, vossos braços", o hino se refere à coragem e força do povo brasileiro. Sendo assim, os peitos e braços do povo brasileiro são as muralhas, ou seja, a estratégia de defesa no combate contra o exército oponente. Toda a letra do hino da independência do Brasil é belíssima.
Segundo o dicionário Michaellis, “elegância é: (1) Harmonia de formas e proporções; donaire, galhardia, garbo. (2) Qualidade do que se faz com apuro e esmero no que diz respeito ao vestuário e à maneira ao mesmo tempo sofisticada e simples de usá-lo; alinho, apuro, bom gosto.
1 Brilhar com intensidade; rutilar: “A noite caía rápida, e a cidade iluminada resplandecia” ( CN ) . 2 Destacar-se dos demais. 3 Ter atitude brilhante: Um verdadeiro mestre sempre resplandece. 4 p us Refletir o esplendor de.