Esta Palavra da Escritura nos diz algo tão importante e vital, que é capaz de ser um instrumento de reconciliação e de comunhão. Antes de tudo, esta Palavra nos diz que Deus é a única fonte da vida.
A palavra “Fonte” vem do latim: “fons” ou “fontis”, que significa: nascente. A palavra “nascente” por sua vez significa: nascer, surgir, começar. Existe algo fantástico no significado dessas palavras, algo que traz significado para a vida, justificando o que é ter uma família.
A palavra “Fonte” na Bíblia é frequentemente utilizada em um contexto espiritual e simbólico, representando a origem de algo, seja de água, vida ou conhecimento.
Pois o Senhor é a fonte da vida; quando somos iluminados com a sua luz, vemos a luz. Continue sempre a demonstrar o seu amor constante aos que lhe obedecem! Não deixe de dar a sua justiça aos que desejam seguir os seus retos caminhos.
Jesus quer nos dar a Água Viva, Ele só espera que o busquemos enquanto Ele se deixa encontrar. O Seu Coração Misericordioso está aberto à nossa espera para nos mergulhar e purificar em seu amor. Na Cruz, do coração de Jesus jorrou Sangue e Água, e junto jorrou a sua misericórdia sobre todos nós.
Jesus é a fonte de água viva que nunca se esgota. Ele disse: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. E rios de água viva correrão do coração de quem crer em mim” (João 7:37-38).
Em Provérbios 4.23 está escrito que é do coração que procedem as fontes da vida. A Bíblia refere-se ao coração de forma muito clara, mostrando-o como o centro, o âmago de nosso ser, como o “reservatório” de tudo que somos.
Se Jesus é a fonte de água viva, aquelas pessoas que foram marcadas com o dom do Espírito Santo, nos Sacramentos da Iniciação Cristã, podem, na justa medida, ser também elas fontes nas quais as pessoas distantes possam beber a água limpa da graça.
A fonte Q, ou “Quelle” em alemão, é uma teoria acadêmica desenvolvida para explicar as semelhanças e diferenças entre os evangelhos de Mateus e Lucas em relação ao evangelho de Marcos. A teoria sugere que Mateus e Lucas compartilharam uma fonte comum, agora perdida, que continha ensinamentos e ditos de Jesus.
“Jesus replicou: 'Eu Sou o Pão da Vida: aquele que vem a Mim não terá fome, e aquele que crê em Mim jamais terá sede. Todo aquele que o Pai Me dá, virá a mim; e o que vem a mim, não o lançarei fora'” (Jo 6,35.37).
"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." (Provérbios 4:23) Uma gotinha de Mel, direto do céu para seu coração.
E o autor da carta aos Hebreus diz: “E, depois de ser aperfeiçoado, ele [Jesus] se tornou a fonte da salvação eterna para todos os que lhe obedecem” (Hb 5.9). A fonte da nossa salvação, portanto, é o próprio Deus!
14 Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
O nome desta porta provavelmente nasce do fato que o Rei Ezequias (2Rs 20,20), construiu um túnel subterrâneo fora dos muros de Jerusalém para chegar à fonte de Chinon. O canal chegava até uma piscina chamada de Siloé, perto do palácio do rei Davi e dava água para toda a cidade.