Resumo: A Festa da Árvore era uma cerimônia realizada por escolas brasileiras que tinha como prática central o plantio de árvores por alunos. Outras práticas de sentido festivo e de atuação, como canto de hinos, recitação de poesias, apresentações de ginástica, eram também inseridas na programação do evento.
Já na tradição celta, os bosques e árvores eram vistos como símbolos de proteção e vitalidade, uma representação viva das forças divinas da natureza. Eles acreditavam que as árvores eram habitadas por espíritos e tinham um alto poder curativo.
Árvore, símbolo de equilíbrio da vida. Os povos indígenas brasileiros sempre cultuaram a árvore como símbolo da vida, de modo especial à época da chuva ou quando preparavam a terra para semear. Há mais de um século, o Brasil comemora o dia 21 de setembro como o Dia da Árvore.
O Dia da Árvore é comemorado no Brasil no dia 21 de setembro e tem como principal objetivo conscientizar a população sobre o cuidado e preservação dessa grande riqueza.
VOCÊ SABE QUAL FOI A VERDADEIRA ORIGEM DA ÁRVORE DE NATAL? - RODRIGO SILVA E MARCELA TAÍS
Qual era o significado da Festa da Árvore?
A Festa da Árvore era uma cerimônia realizada por escolas brasileiras que tinha como prática central o plantio de árvores por alunos. Outras práticas de sentido festivo e de atuação, como canto de hinos, recitação de poesias, apresentações de ginástica, eram também inseridas na programação do evento.
No dia 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore em todo o território nacional. Essa data tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância dessa grande riqueza natural e foi escolhida por estar próxima ao início da Primavera, que começa no dia 23 de setembro.
O povo da Bíblia não podia deixar de ver também nela um dos símbolos mais expressivos da sua espiritualidade. A árvore está ligada a tudo o que é vertical, Isto é, pelas suas raízes, tronco, ramos e copa, que se eleva para as alturas, ela simboliza a união do mundo subterrâneo com a terra e com o céu.
Assim, as árvores são símbolos potentes de vitalidade, doadoras de energia, fontes de vida e estão relacionadas com a força, o poder de autorregeneração, a autossuficiência, a longevidade, a fertilidade, o ciclo de morte e renascença sucessivas, a imortalidade e a vida (Rival, 1998).
Elas são responsáveis pela adaptação da atmosfera terrestre aos níveis de oxigênio que possibilitou a vida no planeta como conhecemos hoje, pois purificam o ar que respiramos por meio do sequestro do dióxido de carbono (o principal gás responsável pelo efeito estufa) e outros gases poluentes.
Mas, diferente das expedições que os cientistas costumavam realizar ao interior do Estado, naquele junho de 1902, a ideia era celebrar a importância da natureza para a vida humana, além de sensibilizar a população sobre a necessidade de preservar o meio ambiente, de forma alegre e carismática.
Uma árvore boa não pode dar frutos ruins, tampouco uma árvore ruim pode dar frutos bons. Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada no fogo. Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão.
Por que será que este é comparado à árvore? Porque a árvore é permanentemente bela e frutífera, seus galhos oferecem sombra para descansar-se nela; cresce com o sol e a chuva, esperando assim em Deus e colocando a sua vida nas mãos dele. Semelhantemente é o justo, porque o Senhor é para ele um manancial de águas vivas.
Portanto, você pode compreender a árvore da vida como a lembrança da nossa jornada na terra, a busca pela eternidade em outro plano espiritual ou pelo crescimento pessoal. Valores como: criação, fertilidade, crescimento e equilíbrio espiritual, podem estar por trás dos significados.
A árvore da vida oferece uma perfeita alegoria da jornada do indivíduo: do nascimento e firmamento de raízes seguras no solo, até o crescimento rumo ao sol, frutificando e renascendo em novas gerações.
As árvores expandem sua copa até o céu e mergulham suas raízes no solo, universalmente são tidas como símbolo da vida e portanto são uma representação simbólica do psiquismo humano.
Por outro lado, a árvore aparece também em várias culturas, mitos, livros e histórias, representando a vida eterna, a cura, a verdade ou a ligação entre o terrestre e o divino. Em todos esses contos, no entanto, a árvore da vida parece carregar recursos que nós, meros mortais, precisamos para viver.
São as árvores que aumentam a umidade do ar, evitam erosões ao longo dos rios, realizam a fotossíntese resultando na produção de oxigênio essencial para os seres vivos, fornecem sombra e conseguem reduzir a temperatura, reduzem a poluição do ar, servem como abrigo para espécies de animais, contribuindo para a ...
Porque há esperança para a árvore, que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e morrer o seu tronco no pó, ao cheiro das águas, brotará e dará ramos como a planta.
13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o último. 14 Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.
As árvores são o maior patrimônio ambiental que existe nas cidades, pois elas abrigam os pássaros, que espalham as sementes e comem os insetos. Elas dão sombra e diminuem a temperatura, e aí fica bem mais gostoso andar pelas ruas. Você pode caminhar pelas calçadas, praças e parques, divertir-se e ser mais saudável.
O objetivo desse dia é conscientizar sobre a importância da preservação das árvores e das florestas, incentivando a proteção do meio ambiente com atitudes que trazem benefícios à natureza.
Árvore é um vegetal de tronco lenhoso cujos ramos só saem a certa altura do solo. Em termos biológicos é uma planta permanentemente lenhosa de grande porte, com raízes pivotantes, caule lenhoso do tipo tronco, que forma ramos bem acima do nível do solo e que se estendem até o ápice da raiz.