Uma linha reta ou, simplesmente, uma reta é uma linha que, à semelhança de outros elementos geométricos como, por exemplo, o ponto, não tem uma definição matemática rigorosa. Em termos simples poderá dizer-se que se trata de uma linha sem curvatura ou sinuosidade, sem espessura e de comprimento infinito.
A expressão “em linha reta” significa seguir uma trajetória de forma direta, sem desvios ou curvas. No contexto do Carnaval, essa expressão é utilizada para descrever um estilo de desfile de escola de samba que segue uma rota reta, sem as tradicionais curvas e voltas que costumam acontecer nos desfiles convencionais.
O principal símbolo da mania de grandeza pernambucana é a Avenida Caxangá, no Recife. "Falaram que é a única avenida que não tem curva. Ela é reta. Aí se tornou a maior avenida do Brasil em linha reta.
Qual é o verdadeiro significado da palavra Carnaval?
A palavra Carnaval é originária do latim, carnis levale, cujo significado é “retirar a carne”. Esse sentido está relacionado ao jejum que deveria ser realizado durante a Quaresma e também ao controle dos prazeres mundanos.
Poema em Linha Reta foi escrito em 1914, sob o heterônimo de Álvaro de Campos, uma das alcunhas mais modernistas do poeta. O poema, em suma, fala do quão desprezível o autor se enxerga em meio ao oceano de personalidades famosas, bem-sucedidas e virtuosas no qual está mergulhado.
Eu, que venho sido vil, literalmente vil, Vil no sentido mesquinho e infame da vileza. Poema em linha reta é um dos mais importantes poemas de Fernando Pessoa (assinado por Álvaro de Campos, seu heterônimo).
Portanto, retas podem ser “desenhadas” a partir de apenas dois pontos, contudo, elas são infinitas tanto na direção do primeiro ponto quanto na direção do segundo. Tendo em vista que as retas possuem infinitos pontos, conclui-se que elas também possuem comprimento infinito.
Retas são figuras geométricas primitivas que não possuem definição. São formadas por pontos e são infinitas em qualquer direção. Retas são figuras geométricas primitivas formadas por conjuntos de pontos.
Verso: é cada linha do poema/música. Estrofe: é um conjunto de versos. Rimas: são sons semelhantes no final ou no interior dos versos. E são responsáveis pela melodia nos poemas/músicas.
Os versos são classificados de acordo com o número de sílabas poéticas que eles contêm. Versos, estrofes e rimas são elementos comumente encontrados em textos líricos.
Como eu poético se apresenta no Poema em linha reta?
Resposta: O eu poético apresenta-se como um perdedor em relação aos demais, que se apresentam como ganhadores, mostrando ironicamente seu espanto por constatar que é o único “imperfeito”, o único que erra, que tem atitudes tolas, enquanto os demais se mostram sem defeitos, impecáveis em tudo.
Quantas linhas tem que ter um poema? Os poemas possuem tamanhos diferentes, uma linha num poema é chamado de estrofe e cada verso é um acumulado de estrofes. No geral, quando observamos um poema ele possui quatro linhas e um padrão de três a quatro versos.
Apesar do texto parecer se encaixar na experiência dos foliões, nenhuma passagem bíblica adverte sobre o Carnaval propriamente dito. Alguns princípios, contudo, podem ajudar a nortear os cristãos a respeito da festividade.
Dionísio era o deus das festas, do teatro, do vinho (e da videira) dos ciclos vitais da Terra. Não à toa, suas celebrações era naturalmente regadas à muito vinho. Entre todas as festas realizadas em sua homenagem, a da chegada da primavera era muito especial.
O carnis levale, conhecido também como carne vale, surgiu como um período para as pessoas extravasarem seus desejos antes de iniciarem a Quaresma. A expressão significa “retirar a carne” e representa o Carnaval exatamente como o momento de preparação para que os prazeres carnais fossem retirados.