Você sabe o que é EBITDA? A sigla significa Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation, and Amortization, ou Lucros antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização. Em português, também é conhecido como LAJIDA.
Um negócio com margem Ebitda de 40%, por exemplo, pode parecer saudável. No entanto, se tiver um alto nível de dívida e juros elevados a pagar, o lucro líquido pode ser muito menor ou até negativo.
O que é considerado um bom EBITDA? Um bom EBITDA é maior que zero. Resultados positivos significam que as atividades de uma empresa permitem a geração de caixa.
É assim que ouvimos dizer que uma empresa vale "X" vezes seu faturamento ou "Y" vezes o seu #ebitda. No exemplo abaixo, a empresa em análise será valorada por 10 vezes o seu Ebitda porque esse é o múltiplo adotado a partir das empresas usadas como referência, as quais também valem, em média, 10x o Ebitda delas.
Qual a diferença entre EBITDA e lucro operacional? A diferença entre EBITDA e lucro operacional está na exclusão de depreciação e amortização. O EBITDA considera o lucro operacional antes de subtrair as despesas com depreciação e amortização, enquanto o lucro operacional já tem estas despesas deduzidas.
EBITDA: o que é? Para que serve? Como calcular a EBITDA?
O que é mais importante, EBITDA ou lucro líquido?
De uma maneira mais simples, pode-se dizer que o lucro líquido vem na sequência da margem EBITDA, uma vez que se trata do lucro resultante da empresa depois que são descontados do lucro operacional os juros, impostos, depreciação e amortização, bem como as demais despesas fixas e burocráticas.
Agora, por que isso é tão importante? Porque o EBITDA funciona como um “raio-X” da sua empresa, ajudando a entender se ela está realmente lucrativa ou se precisa de ajustes para melhorar a rentabilidade.
Índice baixo (1x a 2x): considerado saudável, indica que a empresa tem boa capacidade de pagar suas dívidas. Índice alto (4x a 5x): sinal de alerta, pois sugere que a companhia pode ter dificuldades para honrar suas obrigações financeiras.
Lucro bruto (também chamado de lucro operacional bruto ou lucro das vendas) é a diferença entre a receita que uma empresa obtém em relação aos seus custos variáveis, como matérias-primas, custos de produção, comissões e demais insumos produtivos.
Como vimos, o Ebitda é um indicador que serve para auxiliar a avaliação de empresas, especificamente no seu desempenho operacional. Por isso, para cumprir esse objetivo, ele exclui e não considera os dados da empresa referente aos juros, impostos, depreciação e amortização.
ROI vem da abreviação em inglês do termo “Return Over Investment”, que pode ser traduzido para “Retorno Sobre Investimento”. A fórmula para calcular o ROI considera o ganho obtido menos o investimento inicial.
O valuation da empresa é estipulado a partir da soma de todos os ativos tangíveis, como imóveis, equipamentos, estoque e dinheiro em caixa. Em seguida, são subtraídas as dívidas da organização. Esse método não considera ativos intangíveis , como reputação e valor de marca.
O EBITDA é um indicador financeiro muito usado para avaliar empresas na bolsa de valores, informando o lucro da companhia antes dos descontos com impostos, juros, amortização e depreciação.
O EBITDA é o lucro da empresa em que não entra no cálculo: juros, impostos, depreciação e amortização. Enquanto isso, o lucro líquido é o valor final após serem descontadas todas as despesas fixas e burocráticas de uma empresa, até mesmo impostos sobre a renda.
O valor da margem EBITDA será menor que 1, pois é virtualmente impossível que um negócio gere lucro maior que a receita do mesmo período. Pode acontecer de o resultado do cálculo do EBITDA ser um valor negativo, o que significa que a empresa está operando no prejuízo e, sendo assim, a dica é melhorar sua gestão.
Qual o valor de uma empresa que fatura 1 milhão de reais por ano?
Se a empresa em avaliação tem um faturamento anual de 1 milhão de reais, aplicando o múltiplo encontrado, seu valor estimado seria de 2 milhões de reais (1 milhão de reais x 2). Esse cálculo simples oferece uma estimativa rápida do que a empresa poderia valer no mercado, baseando-se em transações comparáveis.
Portanto, para calcular o valuation da sua empresa, basta multiplicar seu faturamento anual por cinco. A parte difícil nesse processo é encontrar os dados dessas empresas.
A principal distinção entre esses dois encargos é que, enquanto a depreciação incide sobre os bens físicos (corpóreos), a amortização relaciona-se com a diminuição de valor dos direitos com prazo limitado (legal ou contratualmente).
Qual a diferença entre EBITDA e lucro operacional?
O lucro operacional ou EBITDA é um indicador que serve para mensurar o desempenho financeiro de um negócio. Quando o gestor o utiliza, é possível identificar a capacidade da empresa para pagar suas operações e gerar fluxo de caixa.