São acrônimos que em inglês significam Double Over Head Camshaft (duplo comando de válvulas no cabeçote) e Single Over Head Camshaft (comando de válvulas simples no cabeçote).
A tradução destas verdadeiras etiquetas técnicas já dá pistas sobre sua efetiva função: SOHC significa “comando de válvulas simples no cabeçote” enquanto que DOHC está para o mais elaborado “comando de válvulas duplo no cabeçote”, referência ao padrão empregado no acionamento das válvulas dos motores.
Como exemplos, podem ser citados o Honda Civic Type-R, Honda Integra Type-R e Honda S2000. Todos estes automóveis possuem uma potência específica igual ou superior a 100 cv/litro, tratando-se de um excelente rendimento.
No motor DOHC da moto, cada cilindro tem 4 válvulas: duas para admissão de ar e combustível e duas para a saída dos gases após a combustão. Quando o motor está em funcionamento, os pistões se movem para cima e para baixo dentro dos cilindros.
Quais são as diferenças entre motores DOHC e SOHC?
Os motores DOHC apresentam mais torque e potência em altas rotações, o que significa economia na malha rodoviária. Entretanto, não apresenta vantagem considerável em baixas rotações. Já o SOHC faz com que o tráfego nas cidades seja mais econômico, além de trazer mais potência em baixas rotações.
Estas siglas significam Double Over Head Camshaft (dupla árvore de cames à cabeça) e Single Over Head Camshaft (árvore de cames à cabeça), respetivamente.
Um motor OHC tende a operar com maior eficiência do que um motor OHV, enquanto um motor DOHC (Double OverHead Camshaft) é ainda mais eficiente em rotações mais altas, sendo comumente encontrado em motocicletas mais potentes e esportivas.
Árvore de Cames à cabeça (em Inglês, Over Head Camshaft, OHC) é a designação que se dá a motores que têm o eixo do comando de válvulas localizado na parte superior do cabeçote do motor, ou seja, o sistema de comando de válvulas que se localiza na parte superior do motor, mais precisamente no cabeçote.
O que é o torque máximo? Sempre que está funcionando, o motor produz torque, em um valor que varia de acordo com as rotações. O torque máximo é sempre obtido em rotações mais baixas, enquanto o ápice da potência só é alcançado nos giros mais altos.
Hoje em dia, como já dito acima, são os motores de ciclo Otto e de ciclo Diesel que predominam no cenário urbano. Ambos podem ser considerados motores de 4 tempos. Eles precisam dos mesmos elementos para funcionar: do ar, do combustível e de um gatilho para a explosão.
VVT (Variable Valve Timing) é uma tecnologia de temporização de válvula 20variável de motores a combustão interna, desenvolvida pela Toyota. O sistema VVT é um sistema de dois estágios controlado hidraulicamente. Foi introduzido em 1991 em alguns modelos da montadora.
Esse número que acompanha o motor do automóvel indica as cilindradas. Ou seja: 1.0 é corresponde a mil cilindradas e o 2.0 equivale a duas mil cilindradas.
No Brasil, o torque é geralmente medido em kgf. m (quilograma força vezes metro). É uma medida de força do motor: quanto maior o torque, melhor ele responderá às acelerações.
Mas poucos sabem que o que mais importa para um uso rotineiro de um veículo, é o torque máximo do motor, e em qual região de rotação ele é disponibilizado para o motorista.
De modo muito direto, podemos dizer que a potência é que faz o carro ganhar velocidade. Sendo sua medida a de cv, ou seja, os famosos cavalos (na verdade, cavalo-vapor). E torque é o que faz o carro ter ou ganhar força, sendo sua medida a de kmfm (quilograma por força metro).
O Motor VHC (do inglês Very High Compression, traduzido para o Português brasileiro - compressão muito alta) foi um motor de 4 cilindros, 1.0L, 8 válvulas, dianteiro, transversal, aspiração natural, fabricado pela Chevrolet a partir de 2003 e utilizado inicialmente no Chevrolet Celta.
Quando nos deparamos com os dados técnicos de um veículo automotivo, temos entre as características do motor um indicador com a abreviatura “CV”. Essa unidade de medida se refere à potência do equipamento, e remete à unidade de medida de cavalos.
OHV (em inglês Over Head Valve) ou em português - Válvulas à Cabeça, designa a colocação das válvulas na cabeça do motor , por oposição à colocação lateral (no bloco). O comando de válvulas dá-se por vareta (ou hastes) ligadas à árvore de cames colocada no bloco do motor.
SOHC (em língua inglesa Single Overhead Camshaft) ou Comando simples de válvulas no cabeçote (Brasil) e Árvore de cames à cabeça (Portugal) é, em engenharia mecânica, um motor de explosão de quatro tempos que usa comando simples de válvulas (duas por cilindro) para controlar a abertura e fecho das válvulas de admissão ...