O que significa dizer que somos justificados pela fé?
Assim, quando colocamos nossa fé nele, recebemos o perdão completo de nossos pecados e somos declarados justos diante de Deus. A justificação pela fé nos ensina que nossa salvação não depende de nossos esforços ou desempenho, mas exclusivamente do que Cristo fez por nós.
A justificação pela fé é o meio pelo qual Deus nos declara justos. A palavra “justificação” significa “ser declarado justo”. É um termo jurídico, que se refere ao veredicto de um juiz. Quando Deus nos justifica, ele nos declara inocentes diante da sua lei, mesmo sendo nós culpados.
193), a doutrina da Justificação pela Fé é a conseqüência da primazia absoluta de Cristo na salvação. Com isso, para o apóstolo Paulo, o conceito de justiça tem a ver com a possibilidade de ganhar a vida; ele entende que a salvação (receber a vida) está em conexão com a justiça do homem.
Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, pelo nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual estamos firmes. Assim, nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
Tiago vs Paulo: somos salvos por fé ou por obras? - Rev Leandro Lima e Augustus Nicodemus
O que quer dizer ser justificado por Deus?
A Justificação é um conceito teológico presente no cristianismo que trata da condição do ser humano em relação à justiça de Deus. A "Justificação pela fé", também conhecida como sola fide, é um dos conceitos basilares do luteranismo e de todas as denominações cristãs que advém da Reforma Protestante.
Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.
Paulo começa discorrendo que Abraão fora justificado pela fé na promessa do herdeiro e não pelas suas próprias obras. Pois, se a justiça de Abraão foi mediante seu trabalho, então há espaço para vanglória e a graça é anulada (4.4-5).
Como, agora, fomos justificados pelo seu sangue, muito mais ainda, por meio dele, seremos salvos da ira de Deus! Pois se, quando éramos inimigos de Deus, fomos reconciliados com ele por meio da morte do seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos pela sua vida!
Portanto, são candidatos a justificação os que, mediante o Evangelho, se chegam a Deus, confessando os seus pecados, e abandonando-os (Is 1.18). Os que se chegam a Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, confessando os seus pecados (Sl 32.5). E os que aceitam a Jesus Cristo como seu Salvador (Rm 8.1).
A justificação se dá por meio de Cristo somente (solus Christus), pois é a obra de Cristo – sua vida, morte e ressurreição – que serve como base judicial para o veredito de justiça do cristão. Então, somente a fé (sola fide) justifica o pecador.
Qual doutrina tinha três pontos principais justificação pela fé?
A Doutrina Luterana tinha então três pontos principais: Justificação pela fé: A pessoa é salva por meio da fé e não pelas obras que pratica. Justificativa seria o termo religioso para o perdão de Deus aos pecadores; Sacerdócio Universal: Todos os crentes podem interpretar por si mesmos os textos sagrados.
O conceito de ser justificado pela fé é uma pedra angular da doutrina cristã e um elemento profundo da compreensão teológica dentro do cristianismo. Envolve a ideia de como os pecadores são feitos justos diante de um Deus santo e justo, não através de suas próprias obras ou méritos, mas através da fé em Jesus Cristo.
A justificação é a comunicação da justiça de Deus, que lava os nossos pecados, pela ação do Espírito Santo. O Catecismo da Igreja Católica explica que a justificação é a comunicação da justiça de Deus, que lava os nossos pecados, pela ação do Espírito Santo.
A justificação é tão simples quanto o ABC. A justificação é um ato de Deus. Ela não descreve o modo como Deus regenera e muda interiormente uma pessoa. É, antes, uma declaração legal na qual Deus perdoa o pecador de todos os seus pecados, aceita e considera o pecador como justo diante de si mesmo.
A justificação pela fé é outra forma de dizer que não somos justificados pelas nossas obras. A justificação pela fé é o oposto da justificação pelas nossas obras de obediência à lei. Como diz Paulo em Romanos, “sustentamos que alguém é justificado pela fé, independentemente das obras da lei” ( Romanos 3:28 ).
Não podemos nos justificar por nossos próprios méritos, mas, por meio da fé, recebemos a obra completa de Cristo e somos aceitos diante de Deus. Esse entendimento nos leva à gratidão e à paz, sabendo que nossa salvação é garantida não por nossos esforços, mas pela graça de Deus e pela fé em Cristo.
O que significa justificação pela fé e paz com Deus?
A justificação é um termo legal que significa ser declarado justo. Isso ocorre não por nossos méritos, mas pela obra redentora de Cristo na cruz. Ter paz com Deus significa que a barreira do pecado, que nos separava Dele, foi removida.
Em Tiago 2:21, lemos que Abraão foi justificado por suas obras ao oferecer Isaque, seu filho, no altar. Esse episódio ocorreu décadas depois de Abraão ter cirdo em Deus e receber seu crédito de justiça (Atos 7:1-3; Gênesis 15:6). Portanto, Abraão já estava justificado aos olhos de Deus por causa de sua fé.
Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Pois é Cristo quem morreu ou, antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Sem dúvida, este é o grande segredo de nossa fé: Cristo foi revelado em corpo humano, justificado pelo Espírito, visto por anjos, anunciado às nações, crido em todo o mundo e levado para o céu em glória.