A campanha Dezembro Verde busca incentivar a reflexão e a responsabilidade, alertando para os impactos do abandono, que vão muito além do sofrimento dos animais, afetando também a saúde pública e o meio ambiente.
'Dezembro Verde' combate abandono e violência contra animais. "Toda vida merece ser respeitada". Essa é a ideia principal da campanha anual Dezembro Verde, uma das muitas políticas públicas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo dedicada à proteção e ao bem-estar animal.
O projeto de autoria da vereadora Telma tem por objetivo conscientizar a população de que o abandono de animais é crime e pode condenar o animal abandonado à morte. Visa também proporcionar discussões sobre o tema, através do Poder Público, da sociedade civil organizada, da iniciativa privada e população em geral.
A iniciativa surgiu para alertar sobre o aumento significativo de casos de abandono durante o final de ano, período em que muitas famílias viajam e deixam de cuidar de seus pets. Além disso, a campanha também reforça a importância de adotar práticas éticas e responsáveis ao adquirir ou cuidar de um animal de estimação.
Nomeada Lei Sansão, modifica o artigo 32 da Lei nº 9.605/98 para elevar as penas cominadas ao crime de maus-tratos aos animais quando se tratar de cão ou gato. O móvel do presente exame fundou-se na relevância do tema de fundo, isto é, criminalização do maltrato animal.
Dezembro Verde leva conscientização sobre o abandono de animais - Jornal da Vida - 16/12/2019
O que é dezembro vermelho?
No Brasil, o mês de dezembro marca o início de uma importante campanha de conscientização: o Dezembro Vermelho. A iniciativa busca destacar a importância do diagnóstico precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids) e de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Para abordar essa questão, o CRMV-RJ lançou a campanha Dezembro Verde, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da guarda responsável.
Além de cruel e desumano, abandonar animais em logradouros públicos é crime e quem cometê-lo deve ser punido com prisão, multa e perda da guarda do animal, de acordo as leis vigentes.
Quais são os prejuízos à saúde pública com o abandono de animais?
Como não há uma inspeção da população canina e felina vivendo nas ruas, podem-se tornar transmissores de males, tais como cólera, toxoplasmose, giardíase, enterocolite, sarna e doenças provenientes de pulgas e carrapatos, infecção bacteriana por arranhão, mordedura, e outras zoonoses.
Qual o principal objetivo da campanha setembro Verde?
Porque o mês é conhecido como setembro verde? A Campanha Setembro Verde teve início em 2015, com o objetivo de tornar o mês de setembro o mês da visibilidade e luta pelos direitos das pessoas com deficiência.
Dezembro tem trinta e um dias, é o último mês do ano, o décimo segundo no calendário gregoriano, mas no calendário romano não era assim. Dezembro vem do latim “Decem”, que significa dez. O nome tem origem na posição que ocupava no antigo calendário romano.
Estão entre as principais causas de abandono animal: os problemas comporta- mentais dos animais, problemas relacionados à falta de espaço nas moradias, bem como o estilo de vida dos proprietários, a falta de informação sobre as responsabilidades e custos gerados pela guarda de animais.
Gatos que têm acesso à rua estão mais expostos a parasitas como pulgas, carrapatos e vermes intestinais. Esses parasitas podem causar desconforto e doenças.
“A maioria dos animais abandonados não é resgatada e sofre com fome, doenças, exposição ao tempo, riscos de atropelamento e traumas que interferem em seu bem-estar mental e comportamento”, alerta a médica-veterinária Cristiane Pizzutto, presidente da Comissão Técnica de Bem-estar Animal (CTBEA) do CRMV-SP.
Vale ressaltar que, no Brasil, o abandono de animais é considerado crime desde 1998, de acordo com a Lei Federal 9.605/98 e prevê pena de 2 a 5 anos, além de multa e proibição da nova guarda de animais.
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1211/21, que proíbe a presença de animais soltos nas vias e determina aplicação de multa a proprietários, posseiros ou tratadores. O texto, do deputado João Maia (PL-RN), altera o Código de Trânsito Brasileiro.
💚 É a campanha de conscientização contra o abandono dos animais, a ideia é estimular a guarda responsável dos animais de estimação e também faz um apelo para o combate ao abandono e aos maus-tratos!
O Dezembro Verde é uma oportunidade para mostrar seu apoio aos animais abandonados e aprender mais sobre como podemos fazer a diferença. Contamos com a presença de todos para tornar este evento um sucesso e promover um futuro melhor para nossos amigos peludos.
O abandono de animais está definido como crime pela Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.
Dezembro Laranja: campanha reforça cuidados contra o câncer de pele. A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer.
Janeiro Roxo: campanha reforça importância do combate à hanseníase. O mês de janeiro é dedicado à conscientização e combate à uma doença que ainda enfrenta desafios como o preconceito e o diagnóstico tardio, a hanseníase, antigamente conhecida como lepra.
O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
Encontrar xixi de gato pela casa não é só desagradável, também pode ser perigoso para os outros membros da família. Assim como qualquer outro animal, a urina de gato faz mal à saúde pois pode conter agentes infecciosos. Por isso, é importante realizar a limpeza de forma adequada, desinfetando da maneira adequada.
Naturalmente, a boca dos animais possui uma flora bacteriana potencialmente patogênica, que pode causar diversas doenças quando vencida a barreira de proteção da pele. Em seu próprio organismo, essas bactérias os ajudam na limpeza e até cura de ferimentos.