O Detran exige o Certificado de Segurança Veicular (CSV) quando o automóvel é modificado pelo proprietário do veículo. As modificações são permitidas pela Resolução 292/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
O CSV geralmente consta no documento do veículo em situações específicas. Por exemplo: quando ocorrem modificações nas características originais do veículo; blindagem; sinistros; alteração de categoria do veículo.
O que é sinistro CSV? Quando um veículo passa por um acidente e o seguro é acionado, o primeiro documento que eles pedem é o documento do veículo, que deve constar CSV, caso o mesmo tenha alguma modificação, permitindo verificar se o carro que está prestes a adquirir não é proveniente de uma perda total, por exemplo.
Isso porque o valor vai depender de qual modificação será feita. Para emitir o CSV de um carro rebaixado, por exemplo, será preciso desembolsar, em média, R$530.
Para regularizar a situação, o proprietário deverá providenciar os reparos necessários, solicitar o desbloqueio no Detran-SP e emitir novos documentos, incluindo no campo "observações" o número do Certificado de Segurança Veicular (CSV).
É possível remover o registro de sinistro do documento do veículo?
É possível tirar o sinistro de um veículo? Não é possível remover o registro de sinistro do veículo mesmo que ele tenha sido reparado e esteja em boas condições de funcionamento. No entanto, existe uma possibilidade de reclassificar o sinistro de média monta para pequena monta.
Perda no valor de revenda: dependendo da gravidade, um carro com sinistro pode perder de 20% a 30% do valor de mercado, por ser considerado menos confiável.
É permitida a alteração de potência em um automóvel?
Conforme a Resolução 916/22 em seus Artigos 3 a 6 e Anexos IV e V, é permitida a alteração de potência/cilindrada. Mediante autorização do Detran e emissão do CSV, é possível qualquer diminuição ou qualquer aumento até 10% superior ao original em automóvel, camioneta, caminhonete e utilitário.
Neste vídeo, te ensino o passo a passo completo para você fazer isso rapidinho. Em 3 simples etapas, você vai aprender a: 1️⃣ Pesquisar no Google, 2️⃣ Entrar no site do governo usando seu CPF e senha, e 3️⃣ Acessar o SENATRAN e consultar seu veículo com o RENAVAM, placa e CPF do proprietário.
Como posso desbloquear um veículo com dano de média monta?
Vá à unidade do Detran e solicite o desbloqueio do veículo
De posse de todos os documentos exigidos, inclusive o laudo de vistoria, compareça à unidade de trânsito de registro do veículo e solicite o desbloqueio. O atendimento presencial somente será realizado mediante agendamento.
O que é Certificado de Segurança Veicular e a vistoria? O CSV é obrigatório para os veículos com configuração de fábrica modificada, como sistema de iluminação, alterações na suspensão e instalação de Gás Natural Veicular (GNV) prevista na Resolução 292/2008.
230, VII do CTB, que configura infração grave e gera multa no valor de R$ 195,23. No Art. 98 o CTB também especifica que nenhum proprietário poderá, sem prévia autorização do Detran, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica.
O Certificado de Segurança Veicular (CSV), também conhecido como laudo Inmetro, é uma das exigências do Detran para protocolar no documento do veículo, mudanças realizadas pelo proprietário. Sua emissão depende da aprovação na inspeção de segurança veicular.
Alguns dos principais problemas na revenda do automóvel sinistrado é o valor de revenda. Isto é, nesses casos, o valor real do carro cai entre 30% a 40% Além disso, a própria venda do carro é mais difícil em razão do sinistro. A documentação também pode ser outro problema nesses casos.
Qual o problema de carros com passagem por leilão?
É preciso lembrar que um veículo com passagem em leilão pode ter o valor reajustado, portanto a seguradora precisa avaliar a apólice e o histórico do sinistro para que o valor coberto esteja de acordo com os danos identificados. Ou seja, a depreciação é calculada corretamente evitando prejuízo.
Quando o veículo passa por sinistro de média ou grande monta, ou seja, um tipo de dano que compromete o funcionamento ou a estrutura de um veículo, mas que pode ser reparado, a vistoria deve produzir o Certificado de Segurança Veicular (CSV) com a pontuação do Relatório de Avarias.
SISCSV é uma ferramenta para emissão do Certificado de Segurança Veicular (CSV). Pode ser utilizada por Instituições Técnicas Licenciadas (ITL), responsáveis pela inspeção técnica de segurança veicular e emissão do Certificado de Segurança Veicular para veículos modificados.
É possível fazer seguro para carros sinistrados, mas as condições variam conforme a seguradora e o tipo de sinistro. Além disso, carros sinistrados são frequentemente encontrados em leilões do Detran, oferecendo uma opção de compra, mas exigindo cautela e pesquisa detalhada.
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, as informações de leilão não aparecem no documento do veículo, mas é possível descobrir se um veículo foi de leilão através de vistorias ou de uma consulta veicular completa. Então não é possível apagar a passagem por leilão do histórico do veículo.
Linhas: cada linha do CSV deve representar um arquivo a ser enviado para o Adobe Stock. Número máximo de linhas: limite seu CSV para no máximo 5.000 linhas. Tamanho do documento: o tamanho total do documento não pode ultrapassar 1 MB.
O formato CSV é um tipo de arquivo de texto fundamental para transferência de informações entre aplicativos diferentes, como uma plataforma CRM e o Microsoft Excel. Para fazer esse tipo de troca de informações com sucesso, você precisa saber como importar e exportar esses arquivos.