Qual a finalidade do Concílio Vaticano II?
O objetivo do Concílio é discutir a ação da Igreja nos tempos atuais, ou seja, a sua finalidade é "promover o incremento da fé católica e uma saudável renovação dos costumes do povo cristão, e adaptar a disciplina eclesiástica às condições do nosso tempo" e do mundo moderno.Qual é o objetivo do concílio?
Um concílio é uma reunião de autoridades eclesiásticas com o objetivo de discutir e deliberar sobre questões pastorais, de doutrina, fé e costumes (moral). Os concílios podem ser ecuménicos, plenários, nacionais, provinciais ou diocesanos, consoante o âmbito que abarquem.Quais os motivadores do Concílio Vaticano II?
Um dos objetivos do Concílio Vaticano II era descobrir naqueles inícios dos anos 60, que mundo estava sendo gestado com novas tecnologias de informação, e por onde deveria trilhar.O que mudou na Igreja depois do Concílio Vaticano II?
O Concílio introduziu o conceito de Igreja como “povo de Deus”, e não mais como “sociedade perfeita”, e estabeleceu diálogo com o mundo moderno, as ciências e as religiões não cristãs. Muitas dessas conquistas entraram em retrocesso nos pontificados de João Paulo II e Bento XVI.O que foi o CONCÍLIO VATICANO II? Qual foi o seu LEGADO?
O que é teologia da libertação na Igreja Católica?
A Teologia da Libertação é um movimento sócio-eclesial que surgiu dentro da Igreja Católica na década de 1960 e que, por meio de uma análise crítica da realidade social, buscou auxiliar a população pobre e oprimida na luta por direitos.O que aconteceu no Vaticano II?
O Concílio Ecumênico Vaticano II é considerado um dos maiores acontecimentos da Igreja no Século XX. Constitui também um dos maiores feitos do pontificado de Angelo Giuseppe Roncalli, o Papa João XXIII, e trouxe grandes renovações para a Igreja Católica.O que significa humanae salutis?
Trata-se, na verdade, de pôr em contacto com as energias vivificadoras e perenes do evangelho o mundo moderno: mundo que se exalta por suas conquistas no campo da técnica e da ciência, mas que carrega também as conseqüências de uma ordem temporal que alguns quiseram reorganizar prescindindo de Deus.Quando a missa deixou de ser em latim?
Missas nesse formato são conhecidas como modo tridentino ou rito antigo e eram comuns até a década de 1960. Com a criação do Concílio Vaticano II, que durou entre 1962 e 1965, vários aspectos da Igreja Católica foram modernizados, sendo um deles a língua utilizada nas celebrações.O que aconteceu em 25 de dezembro de 1961?
A 25 de dezembro de 1961, o Papa João XXIII convocava, através da Constituição Apostólica Humanae Salutis, o Concílio do Vaticano II, sem dúvida um dos eventos mais significativos da vida eclesial – e não só – do séc. XX.Qual concílio definiu a Bíblia?
O Concílio de Hipona, também conhecido como Sínodo de Hipona Regia, foi um concílio regional africano da Igreja Católica, realizado em 393, no qual foi estabelecido o Cânon bíblico.Qual a diferença entre sínodo e concílio?
'Sínodo', em grego, é traduzido em latim como 'sínodo' ou 'concílio'. 'Concílio', no uso profano, indica uma assembleia convocada pela legítima autoridade. Ainda que as raízes de 'sínodo' e 'concílio' sejam diversas, o significado é convergente.O que foi decidido no concílio?
No concílio, a Igreja Católica tomou importantes decisões para combater a Reforma Protestante. No concílio também foram tomadas decisões sobre importantes dogmas da Igreja Católica, muitos deles criticados pelos reformistas.Quando o papa é infalível?
De acordo com a doutrina da Igreja Católica, o papa não é um ser humano perfeito, mas é infalível quando se pronuncia a respeito de temas concernentes à fé. Ou seja, quando o bispo de Roma fala ou decide oficialmente como pastor de todos os cristãos, em nome da Igreja, ele supostamente não erra.O que significa sinodo?
A palavra sínodo tem sua origem no idioma grego — sýnodos — e quer dizer “caminhar juntos”. Em um sínodo diocesano, trata-se de uma “assembléia de eclesiásticos” e leigos “convocados pelo seu prelado ou outro superior” que se reúnem com o propósito de “caminhar juntos”, seguindo um determinado plano.Qual a principal crença do cristianismo?
Crenças cristãsSobretudo, o cristianismo é uma religião monoteísta, que acredita em um só Deus, na verdade um Deus trino (a santíssima trindade: Deus-Pai, Deus-filho e Deus-Espírito Santo).
Quem foi que inventou a missa?
A missa foi instituída pelo próprio Jesus Cristo na última ceia. “Fazei isso em minha memória”. Na missa, o cristão recebe Cristo no pão e vinho consagrados. Jesus vem ao encontro de cada pessoa fazendo a “comunhão” (comum-união).Qual o significado de Vetus Ordo?
Menos comumente, em círculos onde a Missa do Vaticano II é chamada de Novus Ordo Missae, usa-se para a missa tridentina a expressão Vetus Ordo Missae (Velho Ordinário da Missa).Que língua o Papa reza à missa?
Tradicionalmente, a Igreja usa o latim, mas desde 2014, o Papa Francisco decidiu que o italiano seria a língua oficial do Sínodo.O que foi decidido no Concílio Vaticano II?
Os documentos aprovados, ao longo das quatro sessões do Vaticano II, foram: quatro Constituições – sobre a Liturgia (Sacrosanctum Concilium), sobre a Palavra de Deus (Dei Verbum), sobre a Igreja (Lumem Gentium) e sobre as relações da Igreja com a sociedade (Gaudium et Spes) –, nove Decretos (sobre o ecumenismo, sobre ...Que significa concílio?
1. [ Religião ] Assembleia do alto clero para tomar decisões disciplinares ou de fé (ex.: concílio diocesano; concílio nacional; concílio plenário; concílio provincial; concílio regional). 2. Conjunto de cânones ou decisões dessa assembleia .O que significa a palavra salvação no original?
A palavra salvação, tem sua origem no grego soteria, transmitindo a ideia de cura, redenção, remédio e resgate; no latim salvare, que significa `salvar´, e também de `salus´, que significa ajuda ou saúde.O que há por trás do Vaticano?
Escândalos do Banco do VaticanoO Banco do Vaticano, também chamado Instituto para as Obras Religiosas (IOR), tem estado envolvido em numerosos escândalos. O mais controverso é a forma como lidam com Hitler. Gerald Posner, um historiador, aponta que o Vaticano recebe anualmente o Imposto da Igreja de Hitler.