Terror noturno é um distúrbio de sono classificado como uma parassonia. Parassonias são manifestações comportamentais alteradas ou percepções distorcidas da consciência que tendem a ocorrer principalmente na transição dos principais estágios do sono, como sono profundo (N3) e sono REM, para a vigília.
O que significa quando a pessoa chora enquanto dorme?
“Trata-se de uma parassonia, que é um evento de vigília (como andar, falar, gritar e chorar) que ocorre durante o sono. Geralmente, acontece de uma a duas horas após a criança adormecer. É comum surgirem choros intensos e incontroláveis, aumento dos batimentos cardíacos, sudorese e fala desconexa”, explica a dra.
O terror noturno é um distúrbio do sono comum em crianças com idade entre 3 a 7 anos, ocorrendo com mais frequência no estado de transição entre o sono e a vigília antes da fase REM, caracterizado por sintomas como choro ou gritos durante a noite porém sem acordar, e algumas crianças podem urinar na cama ou se levantar ...
Isso ocorre porque a pressão que exerce sobre eles quando se deita de lado impede que eles fechem completamente. Desta forma, a área seca, causando lágrimas.
A tristeza repentina durante a noite pode ter várias origens, e pode ser um sinal de ansiedade ou de outras questões emocionais. Muitas vezes, esses sentimentos podem surgir devido a estresse, preocupações pessoais ou questões não resolvidas.
Frequentemente, pessoas que choram por qualquer motivo são chamadas de “manteiga derretida”. Filmes, histórias felizes, músicas, nada passa despercebido para elas sem que escorra uma lágrima. No entanto, o choro sem motivo não, necessariamente, é sinal de depressão, já que ele pode também ser alegria.
Depressão noturna é um termo coloquial para sintomas depressivos que aparecem ou pioram tarde da noite. Não é um diagnóstico em si. Embora a ansiedade também possa aumentar à noite e tenda a fazer as pessoas se sentirem agitadas, tensas e inquietas, a depressão noturna é melhor caracterizada como um mau humor.
Esse sonho, embora comum, carrega um significado profundo: indica que você tem negligenciado suas emoções enquanto está acordado. Talvez esteja enfrentando um momento desafiador na tomada de decisões e está reprimindo esses sentimentos.
Esta ocorrência é denominada “terror noturno”, um distúrbio do sono caracterizado, como éramos testemunhas, por gritos acompanhados do semblante de terror como se a pessoa estivesse vendo algo terrível, como era o caso de meu irmão.
A hipnose também tem se mostrado eficaz. Além disso, os familiares podem ajudar durante um episódio de sonambulismo. É aconselhado falar calmamente com a pessoa, explicando a situação e levando-a de volta para a cama. Ainda que possa haver um pouco de confusão mental, nada vai ocorrer se ela for acordada.
O ato de chorar serve como acalento porque ativa o sistema nervoso parassimpático, que ajuda o corpo a descansar. Neste caso, os benefícios de chorar aparecem depois de alguns minutos de lágrimas rolando.
O salmista inicia falando dos medos do terror de noite. A noite, como sempre, nos lembra trevas, desconhecido, fantasmas que nos assustam quando crianças e que em nossa fase adulta se transformam em medos muito mais reais que as fantasias infantis.
Às vezes crianças com três a oito anos de idade choram por medo no meio da noite e parecem não estar acordadas e parece não ser possível confortá-las. Elas também não se lembram de sonhos ou de terem chorado quando acordam de manhã. Esses episódios de choro são chamados terrores noturnos.
Quais são os sintomas de uma crise de ansiedade de madrugada?
A Síndrome do Pânico Noturno é uma consequência do Transtorno de Pânico. Se manifesta através de crises de ansiedade repentinas durante o sono, prejudicando o estado emocional, mental e físico do paciente no período da noite.
O que é onirismo? O onirismo é um estado psicológico (ou uma alteração da consciência) que se caracteriza pela presença de alucinações semelhantes às que acontecem quando sonhamos, mas neste caso acontecem em estado de vigília. A condição também é conhecida por delírio do sono.
Segundo especialistas, esse fenômeno consiste em uma espécie de conflito cerebral. O sistema que mantém a pessoa desperta interfere no que induz o sono. Isso pode acontecer porque, mesmo durante o sono, o sistema motor ainda possui um certo controle sobre o corpo.
Márcia explica que os ataques espirituais noturnos são reais. Durante o sono, nosso espírito pode sair do corpo e realizar uma viagem astral, ainda conectado por um “cordão de prata”. “Quando você leva um solavanco para acordar, é porque voltou rápido para o corpo através desse cordão”, esclarece Márcia.
Sintomas como esses são característicos de um distúrbio do sono conhecido como Terror Noturno. Taquicardia, suor excessivo e respiração ofegante são outros sinais da enfermidade, que acomete principalmente crianças até os 7 anos de idade.
As queixas mais comuns de pacientes com transtorno do pânico, em relação ao sono, incluem insônia inicial ou de manutenção (aproximadamente 70% dos pacientes) e sono não restaurador, fragmentado. Os ataques de pânico podem ocorrer durante o sono.
Muitas vezes, acordar chorando pode ser uma experiência confusa e inquietante. Esse fenômeno geralmente indica que há emoções reprimidas em meu subconsciente, que se manifestam de maneira intensa enquanto estou dormindo.
Chorar em sonhos muitas vezes representa emoções que a pessoa não consegue expressar na vida cotidiana. Esses sentimentos reprimidos podem incluir tristeza, raiva ou até felicidade. Quando a mente aflora esses sentimentos durante o sono, é um sinal de que é preciso abordar esses assuntos na vida real.
A tristeza ocasional, que nos envolve por alguns dias e nos faz sentir cansados, arrependidos e desconectados de nossa realidade, é algo que não podemos ignorar. Tratar os sintomas, resolver nossa fadiga com vitaminas ou nossa dor de cabeça com analgésicos é inútil se não alcançarmos a verdadeira raiz do problema.
Quando há um desejo e uma necessidade inexplicável de não levantar da cama, independente da hora ou ocasião, é possível que você esteja sofrendo de clinomania. O distúrbio leva as pessoas a permanecerem deitadas, nem sempre dormindo.
O choro, mesmo sem motivo, é a forma que o seu corpo usa para se comunicar. Entretanto, se você percebe que as crises de choro não tem um motivo claro e acha que chorar sem motivo atrapalha a sua rotina, é preciso ouvir com atenção o que o seu corpo está querendo dizer.