Muitas pessoas ainda usam esse termo carregado de racismo para se referir a uma pessoa descendente de brancos e negros. A origem etimológica mais aceita é a do latim mulus, que se refere a um “animal híbrido, estéril, produto do cruzamento do cavalo com a jumenta, ou da égua com o jumento”.
O que significa chamar uma pessoa de cabeça de bagre?
Possui imensa cabeça, desproporcional ao resto do corpo, mas de um cérebro diminuto. Por isso é metáfora de pessoa de pouca inteligência, idiota, incapaz de aprender algo ou que tem dificuldade para tal.
Dessa forma, acordar com alguém chamando o seu nome pode indicar uma manifestação espiritual que pode estar querendo estabelecer algum tipo de contato. Independentemente dessa manifestação ser boa ou ruim, chamar o seu nome é um forte indicativo de tentativa de comunicação.
O impetuoso quadrúpede chegou a ser considerado para o cargo de cônsul pelo não menos impetuoso imperador. A raça perdurou, apreciada por conquistadores, como Carlos Magno e Carlos V.
Significa “forte como um urso”. É formado pela junção dos elementos germânicos ber que quer dizer “urso” e hart que significa “forte”. O nome Bernardo ficou popular graças à figura de São Bernardo, um abade francês que fundou um asilo na região dos Alpes suíços, por volta do século XII.
Dhomini não tem um significado propriamente dito. É uma energia harmônica que dá ao seu portador (ao André Augusto Ferreira Fontes) a oportunidade de sentir mais vivamente a sua real natureza.
A expressão "careta" também é utilizada, tanto em Portugal quanto no Brasil, como adjetivo comum de dois gêneros para designar uma pessoa que não consome drogas ou não bebe álcool em quantidade suficiente para agradar ao grupo ou à pessoa que lança o repto.
3 fig Atitude intimidante ou provocativa; ameaça. 4 Reg ( AM ) Cada um dos fragmentos de cerâmica indígena encontrados à margem esquerda do rio Amazonas. 5 Reg ( SP ) O fruto do cajueiro; castanha-de-caju.
Já vi casos em que se demitiu uma pessoa sem justo motivo para contratação de um “peixe” para a vaga. A palavra “peixe” é utilizada para fazer menção aos funcionários que são indicados para admissão na empresa ou são protegidos com uma “estabilidade holográfica”.
“Feito nas coxas”: A origem da expressão popular "feito nas coxas" deu-se na época da escravidão brasileira, onde as telhas eram feitas de argila, moldadas nas coxas de escravos.
O termo, que define o animal mestiço, passou a ser usado, segundo o dicionário Houaiss, a partir do século 16 como analogia para se referir a filhos de mãe branca e pai negro ou vice-versa. Ou seja, compara-se um animal mestiço com um ser humano que descende de brancos e negros.