altamente depreciativo, um xingamento forte. Chamar alguém de chinelão equivale a dizer que o insultado é bagaceiro, pobre, mal arrumado, descomposto, mal educado, tudo isso junto. Também se usa, mais contemporaneamente, dizer chinelo, no mesmo sentido.
XXI e o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa), os termos chinela e chinelo são sinónimos, isto é, designam a mesma realidade, logo, podem ser usados indistintamente; tendo ambos o sentido de «peça de calçado que apenas cobre a parte anterior do pé».
Chinelo virado qual o problema? Deixa que eu te explico!
O que significa chamar uma pessoa de chinelo?
altamente depreciativo, um xingamento forte. Chamar alguém de chinelão equivale a dizer que o insultado é bagaceiro, pobre, mal arrumado, descomposto, mal educado, tudo isso junto. Também se usa, mais contemporaneamente, dizer chinelo, no mesmo sentido.
A palavra "chinelo" tem origem no termo latino medieval planella, que significa "plano". passou por diversas transformações linguísticas ao longo dos séculos.
Mas é aqui que começam as dúvidas: o Dicionário Houaiss regista pé-de-chinelo com hífen, classificando como brasileirismo que significa, como substantivo, «marginal pouco perigoso» e, como adjectivo e substantivo, «que ou o que é reles, pobre, sem expressão».
Em português usamos a expressão “deixar no chinelo” (ou “colocar no chinelo”) no sentido de alguém ou algo “ser muito melhor” do que outro, “superar” ou ainda “humilhar” o outro por ser muito melhor.
Expressão do regionalismo do Rio Grande do Sul que indica estética ou ideologia baseadas no descompromisso e na rebeldia em relação às normas culturais. Também define algo de gosto duvidoso, sem noção e baixo nível. “Tu não me vem com chinelagem aqui, não!”
Na gíria do Sistema Penitenciário encontramos metáforas como areia (açúcar), botinha (cigarro com filtro), corneta (canudo para aspirar cocaína), giz (cigarro), dragão (isqueiro), falante (rádio), pavão (televisão), papagaio (rádio), pá (colher), agá (fingir algo), entre muitas outras.
Os termos sapatão, sapatona ou fufa são gírias ou calões usados como substantivo que significam lésbica ou sáfica e como adjetivo que descreve coisas associadas à lesbiandade e a saficidade.
Tudo começou nos anos 60, quando havia muitas casas que não tinham pisos no chão. O chinelo era muito usado para impedir que os pés ficassem sujos por causa do chão sem proteção. Contudo, deixar o chinelo virado para baixo sujava o calçado que, consequentemente, acarretava a mesma situação para os pés.
Sandália ou chinelo? De acordo com o dicionário, “sandália” vem do latim sandaliu e significa calçado formado por uma sola ligada ao pé através de alças. “Chinelo” quer dizer sapato velho, que se usa em casa, raso ou com salto muito baixo.
O chinelo de casamento é uma lembrança bastante popular. Principalmente para quem vai dar uma grande festa em um salão fechado ou deseja um ambiente mais descontraído, presentear os convidados com essa ideia é excelente, já que vai garantir o conforto durante a noite toda e ainda servir depois.
Para realizar a simpatia, você terá que pegar um par de chinelos seus, virá-los para baixo e posicioná-los de forma cruzada. Em seguida, repita 3 vezes a seguinte frase: com o meu pé esquerdo e com o meu pé direito, eu cruzo toda energia ruim e não a deixo chegar a mim.
A superstição de deixar o chinelo virado para baixo surgiu no Brasil nos anos 60, quando muitas casas não tinham acabamento no chão. Como os calçados eram muito usados para impedir que os pés ficassem sujos, deixar o chinelo virado para baixo sujava o calçado e, consequentemente, os pés.