1. Anat. Parte superior do corpo humano e superior ou anterior do corpo de outros animais vertebrados, e que contém o cérebro e os órgãos da visão, audição, olfato e paladar.
A cabeça é uma parte muito importante do nosso corpo, já que é nela que estão situados quase todos os órgãos responsáveis pelos nossos sentidos, incluindo a orelha, a boca, o nariz e os olhos, além, é claro, do nosso cérebro, que é responsável por tudo o que pensamos e fazemos.
"Cabeça dura" é uma expressão coloquial ou gíria usada para descrever alguém que é teimoso, obstinado ou difícil de persuadir. É uma maneira informal de dizer que alguém é inflexível em suas auto regras.
Ser cabeça aberta é uma questão de estar aberto a possibilidades. Significa ser receptivo a ideias que pareçam loucura, que não soam familiares, que são estranhas e até repulsivas.
E, inclinando a cabeça, entregou o espírito. E ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo principado e potestade.
Quando a palavra hebraica para “cabeça” (rosh) significava literalmente cabeça, os tradutores invariavelmente traduziram rosh em kephalē. No entanto, em hebraico, como em inglês, “cabeça” também pode significar um “líder” ou “governante”.
É muito comum, e tem os derivados Cabeça, Cabeças, Cabeçadas, Cabeçadeira, Cabeçados, Cabeçais, Cabeção, Cabeceira, Cabeceiras, Cabecinha, Cabecinho, Cabecinhos, Cabeções, Cabeçudo e Cabeçudos.