Blues em inglês significa “melancolia”, “tristeza”.
Essa tristeza pode ser pelo cotidiano, por um acontecimento em específico ou por amor. A expressão having the blues, algo como “se sentindo para baixo” ou “se sentindo melancólico”, se popularizou nesse período.
Blue note é uma nota cantada ou tocada com um timbre ligeiramente mais baixo do que o da escala maior, o que faz com que a nota tenha um som distintivamente triste e melancólico; a própria palavra "blues", em inglês, é sinônimo de melancolia.
O blues era oriundo da África, feito por negros e para negros. Por este motivo, mais do que o que ocorrera com o jazz, o blues se tornaria um ritmo associado com o diabo e o demônio, um reflexo do preconceito racial, social e de ruptura cultural.
O uso do termo “blue” vem do gênero musical “blues”, que tinha na sua sonoridade e nas suas canções um jeito de falar sobre amores perdidos ou a vida difícil do negro norte-americano da época. Por conta disso, a cor azul ficou associada à tristeza e melancolia.
Dando nome a um estilo, o azul batiza o Blues – e seus derivados, como o Blues Rock -, tão tradicional e tocante gênero que já atravessa décadas e décadas.
O Blues é um gênero musical afro-americano, nascido no sul dos EUA. Seus primeiros registros são da metade do século XIX. É um gênero oriundo dos cantos de trabalho que se difundiram entre os afrodescendentes ao longo dos séculos de escravatura.
William Christopher Handy, mais conhecido como W.C. Handy, nasceu no Alabama em 1873, e é considerado o “Pai do Blues”. Filho de escravos, Handy teve contato desde cedo com as work songs dos trabalhadores negros.
Chicago Blues. Falar hoje do atual estilo clássico do Blues de Chicago é voltar aos aos 40 e 50, pegar o Blues do Delta, amplificá-lo e colocá-lo dentro de um contexto de uma pequena banda de Blues. ...
O pseudônimo parte de Baco, inspirado no Deus da mitologia grega Dionísio, conhecido por seus excessos. Exu, o orixá que 'abre os caminhos', intermedia o equilíbrio que finaliza com Blues, por influência das canções de jazz e blues, frequentes em sua casa pelos ouvidos de sua mãe.
no entanto, poucos artistas elevaram mais o blues no brasil do que o cantor celso blues boy. os anos 1990. no final dos anos 1980, surgiu o grupo blues etílicos, do rio de janeiro, e andré christóvam, de são paulo. eles lançaram álbuns do gênero, em 1989 e estouraram no brasil.
O blues nasceu no final do século XIX, nos Estados Unidos. Em sua essência, traz a mistura de hinos religioso com o grito de lamentação do povo negro, explorado nas plantações de algodão do sul do país. Nesse sentido, a sonoridade surgiu com formatação simples, basicamente voz e acompanhamento de palmas.
Diz a lenda que, nos anos 30, em uma encruzilhada em uma rodovia de Clarksdale, no estado americano do Mississipi, o então solitário e desconhecido músico Robert Johnson teria vendido sua alma ao diabo em troca do talento no blues. O diabo tomou o violão de suas mãos, afinou um tom abaixo e o devolveu a Johnson.
Os blues são um dos géneros musicais mais influentes de sempre. Com raízes na cultura afro-americana do final do século XIX, esta música surgiu nos campos de algodão do sul dos Estados Unidos como uma expressão das dificuldades e emoções das comunidades negras desfavorecidas e marginalizadas.
A rainha do blues, Billie Holiday é a homenageada da cantora Indiana Nomma durante o mês da Consciência Negra. No palco do Blue Note Rio, no dia 30 de novembro, clássicos da eterna Lady Day como “Summertime”, “Lady Sings the Blues”, “Strange Fruit”, “Tenderly” e outras mais serão a trilha do show que começa às 20h.
O blues é um gênero e forma musical originado por afro-americanos no extremo sul dos Estados Unidos em torno do fim do século XIX. O gênero se desenvolveu a partir de raízes das tradições musicais africanas e canções de trabalho afro-americanas.
O blues utiliza escalas e progressões harmônicas que criam uma atmosfera rica em sentimentos, refletindo as emoções humanas. Com essa inspiração, o padrão Blues transmite profundidade e intensidade emocional.
O cinza é a cor da tristeza – foi o que concluiu um estudo britânico a respeito da relação entre as cores e as emoções. Ao apontar a cor que melhor refletia o que sentiam, pacientes depressivos escolheram, na sua maioria, tons de cinza. O mesmo aconteceu com pessoas que sofrem de anorexia.
Se você já ouviu alguém dizer que está “feeling blue” e ficou confuso sobre o que isso significa, não se preocupe. Na verdade, essa expressão é usada para indicar que a pessoa está triste, desanimada ou melancólica.