Lucas 10:13-20 Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)
Jesus continuou: — Ai de você, cidade de Corazim! Ai de você, cidade de Betsaida! Porque, se os milagres que foram feitos em vocês tivessem sido feitos nas cidades de Tiro e de Sidom, os seus moradores já teriam abandonado os seus pecados há muito tempo.
Betsaida, por exemplo, uma povoação pesqueira a nordeste do mar da Galileia, distante uns quatro quilômetros de Cafarnaum, e situada a trinta metros acima do Vale do Jordão, significa, em hebraico, casa da pesca ou casa da pescaria.
Introdução. O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida. Ao saber da situação de Bate-Seba, Davi tentou acobertar seu pecado e, por fim, tomou providências para que o marido de Bate-Seba, Urias, fosse morto em batalha.
No entanto, os pesquisadores que trabalham no sítio desde 2016 acreditam ter descoberto a cidade descrita no Novo Testamento como o lar dos apóstolos Pedro, André e Filipe: Betsaida. De acordo com os Evangelhos, Betsaida era o lar dos primeiros apóstolos, bem como o lugar onde Jesus teria curado um cego.
R. "Depois Jesus começou a censurar as cidades, onde tinha feito grande número de seus milagres, por terem recusado arrepender-se: Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida!
Jesus curando o cego de Betsaida. Jesus curando o cego em Betsaida é um dos milagres de Jesus, relatado em apenas em Marcos 8:22–26. Jesus curando o cego. Por volta de 1570.
Por que o cego de Betsaida viu homens como árvores?
Segundo o versículo 24, o cego de Betsaida viu as pessoas como árvores, pois sua visão ainda não havia sido totalmente restaurada. Desta forma, entendemos que a falta de visão espiritual nos faz enxergar as pessoas como objetos.
Betsabá viveu uma tórrida história de amor com o rei Davi e foi decisiva para o coroamento de seu filho, Salomão. Ela foi uma das mulheres mais gostosas e mais poderosas do Velho Testamento.
Porque Jesus curou o cego de Betsaida em duas etapas?
Jesus poderia ter curado este cego de uma vez; mas o curou em duas etapas para nos mostrar que devemos perseverar na fé e na esperança e acolher a Sua vontade em nossa vida.
Durante sua pesquisa, o professor Arav chegou a recorrer aos escritos do historiador judaico-romano do primeiro século, Tito Flavio Josefo, que ao descrever Betsaida, especifica que a cidade se encontra “no baixo Golã, próximo ao estuário do rio Jordão”, coincidindo exatamente com o sítio arqueológico Et-Tell.
Na margem nordeste do Mar da Galileia, a equipe vasculhou o lugar onde, conforme o Novo Testamento, estiveram três dos apóstolos de Jesus, a Reserva Natural do Vale de Betsaida, como é conhecida hoje.
Qual é a explicação da cura de um cego em Betsaida?
É a cura do cego em Betsaida. Essa história apresenta lições eternas para a igreja de Cristo. Ela ilustra o plano de Deus de usar os cristãos para trazer outras pessoas a Jesus. As Escrituras declaram: “Então, chegaram a Betsaida; e lhe trouxeram um cego, rogando-Lhe que o tocasse” (Mc 8:22).
São Felipe, apóstolo. Filipe nasceu em Betsaida, na Galiléia, e foi um dos primeiros discípulos de Jesus, tendo sido, anteriormente, discípulo de são João Batista.
Porque Jesus disse "Ai de ti Corazim, ai de ti betsaida"?
A razão pela qual Ele as denunciou foi porque o povo não aceitou Seu ensinamento central relacionado a arrepender-se [mudar seus caminhos], pois o Messias havia chegado e o Reino dos Céus estava próximo. As cidades onde Jesus fez a maioria de Seus milagres foram Corazim, Betsaida e Cafarnaum.
Por que será que este é comparado à árvore? Porque a árvore é permanentemente bela e frutífera, seus galhos oferecem sombra para descansar-se nela; cresce com o sol e a chuva, esperando assim em Deus e colocando a sua vida nas mãos dele.
Betsaida, que quer dizer “Casa da pesca”, ficava à alguns quilômetros de Cafarnaum (numa planície ao norte do mar da Galiléia), e é o local onde os apóstolos Pedro, André e Felipe nasceram (João 1:44).
Nos Evangelhos consta uma advertência de Jesus com relação a três cidades na Galileia: “Ai de ti, Corazim, ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se fizessem as maravilhas que em vós foram feitas, já há muito, assentadas em saco e cinza, se teriam arrependido.
Arqueólogos dos Estados Unidos e de Israel acabam de anunciar que descobriram não apenas o vilarejo bíblico de Betsaida, como também uma pequena igreja que antigas escrituras dizem ter sido construída sobre as ruínas da casa dos irmãos Pedro e André, uns dos primeiros seguidores de Cristo.
Então Jesus começou a censurar as cidades nas quais tinha sido realizada a maior parte de seus milagres, porque não se converteram. “Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida!
Betsaida foi citada e condenada em um discurso de Jesus contra as cidades que se recusaram a crer em seus milagres, juntamente com Corazim e Cafarnaum. Enfim, Betsaida era o local onde as pessoas não criam, onde faltava o combustível principal para a realização do milagre e da salvação: a Fé!
Corazim, Betsaida e Cafarnaum são pequenas cidades do norte de Israel, da região da Galiléia. São conhecidas como o "triângulo evangélico", tamanha a intensidade do ministério de Jesus nesses locais.
Foi a primeira casa dos Fenícios na costa de Canaã, e através das suas extensas relações comerciais tornou-se uma "grande" cidade (Josué 11:8; Josué 19:28). Foi a cidade-mãe de Tiro. Permaneceu dentro dos domínios da tribo de Assur, mas nunca foi subjugada (Juízes 1:31 :). Os Sidónios oprimiram Israel (Juízes 10:12).
Mt 11, 20-24. Aqui, Jesus faz referência a seis cidades; no entanto, destas, visitou apenas três, Corazim, Betsaida e Cafarnaum, onde fez muitos milagres. Ainda assim elas não se converteram, não acreditaram no Cristo, ali, no meio delas.