Betesda ou Bethesda pode referir-se a: Betesda deriva de duas palavras da língua hebraica: Beth ou Beit = "Casa" e Chéssed = "bondade, benignidade, misericórdia". Significa, portanto, "lugar da misericórdia divina" ou "casa da misericórdia divina".
Nos tempos bíblicos, o Tanque de Betesda era um reservatório de água que se tornou um centro de peregrinação, especialmente para aqueles que buscavam cura. Acreditava-se que as águas do tanque tinham poderes curativos, e muitas pessoas se reuniam ali em busca de uma cura milagrosa.
O que significam os 5 alpendres no tanque de Betesda?
Cinco alpendres: eram as cinco entradas para o tanque, e também uma simbologia aos cinco primeiros livros de Moisés: representando A Palavra de Deus; Naqueles tempos a Palavra estava sendo substituída pela Tradição Oral, não se atentavam mais ao que estava na Torá Escrita por Moisés.
Segundo o texto de (João 5:4), a agitação das águas era provocada por um anjo de Deus, sendo que o primeiro doente que entrasse na água ficaria milagrosamente curado. A interpretação desse verso é alvo de debate entre os biblistas, visto que nos manuscritos gregos mais antigos ele não aparece.
O que é Bethesda? O sistema Bethesda é uma escala de “Risco de Malignidade” (probabilidade de ser câncer) baseado na análise das células que foram coletadas durante o exame da PAAF (chamamos de análise citológica). Este sistema estabeleceu um padrão de categorias que vão de I a VI.
ESTUDO SOBRE BETESDA (TANQUE DE BETESDA) | AULA DE HEBRAICO
O que significa Bethesda na Bíblia?
Bethesda - Deriva de duas palavras da língua hebraica: beth ou beit= casa e chéssed= bondade, benignidade, misericórdia. significa, portanto, lugar da misericórdia divina ou casa da misericórdia divina.
Betesda ou Bethesda pode referir-se a: Betesda deriva de duas palavras da língua hebraica: Beth ou Beit = "Casa" e Chéssed = "bondade, benignidade, misericórdia". Significa, portanto, "lugar da misericórdia divina" ou "casa da misericórdia divina".
Quem era o anjo que agitava as águas do tanque de Betesda?
João 5:4 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT)
pois um anjo do Senhor descia de vez em quando e agitava a água. O primeiro que entrava no tanque após a água ser agitada era curado de qualquer enfermidade que tivesse.
O evangelho de João narra a história de um homem que suportou uma enfermidade debilitante por 38 anos. “E Jesus, vendo este deitado e sabendo que estava nesse estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?” O homem inválido respondeu que não havia ninguém ao seu redor para ajudá-lo quando ele mais precisava.
João 5:1-15 relata sobre o milagre de Jesus na cura de um paralítico junto ao tanque de Betesda. Aquele homem estava ali há 38 anos! Mas não foi sempre assim. Durante todos esses anos ele precisou encarar a sua vida depois de perder algo tão valioso.
É verdade que descia um anjo no tanque de Betesda?
Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse” (João 5:2-4).
Alpendre: Alpendre Uma cobertura apoiada em grandes colunas (Mt 26: 71 ), RA). Alpendre de salomão: Alpendre De Salomão Um pórtico ou cobertura apoiada em grandes colunas e construída no pátio do Templo. Jesus e os apóstolos estiveram ali várias vezes (RC e NTLH: Jo 10: 23 ; At 3: 11 ; 5.12).
O que significa a porta das ovelhas no tanque de Betesda?
Foi criado na reconstrução dos muros de Jerusalém pelo Sumo Sacerdote Eliasibe, junto com seus irmãos Sacerdotes liderados por Neemias. A porta das ovelhas é Jesus ele foi o sacrifício, se tornando a porta que se abre para que passemos por ela através dele que é a porta para nos encontrarmos ou nos achegarmos até Deus.
Jesus o curou e ele saiu andando com o seu colchão embaixo do braço. Mas só o curou porque ele respondeu positivamente ao questionamento de Jesus. Esta foi a oportunidade que lhe foi dada: Ficar curado ou permanecer pelo resto dos seus dias esperando uma chance para entrar na água.
Era uma obra incomparável de autoria do renomado Bartolomé Esteban Murillo, terminada no ano de 1670 e intitulada Cristo Curando o Paralítico no Tanque de Betesda.
Jesus o encontra num local chamado Tanque de Betesda, que tem como significado Casa de Misericórdia. Neste local não estava apenas o paralítico, mas uma multidão de pessoas enfermas. Como em todos os outros, esse encontro é fantástico. Afinal, Jesus nunca passa despercebido e sempre nos surpreende.
João 5:1-15, portanto, não é apenas um relato de um milagre realizado por Jesus. É uma história que nos desafia a olhar além de nossas expectativas, a aceitar a responsabilidade de buscar a cura e a justiça, e a praticar o amor cristão ativo em nossa vida cotidiana.
Por que Jesus pergunta o que queres que eu te faça?
“Que queres que Eu te faça?”, Ele nos pergunta, porque a visão não é imposta. Jesus nos desafia a ver a realidade sobre Deus e sobre nós mesmos, enxergando as distorções que devem ser corrigidas em nossa vida.
Qual era a festa que estava acontecendo em João capítulo 5?
Em João 5:1 lemos que depois que Jesus Cristo ministrou na Galileia, Ele foi para Jerusalém observar a festa dos judeus, mais provavelmente a Páscoa (ver João 5:1, nota de rodapé a). Enquanto em Jerusalém, foi a um tanque de água perto do templo.
O que significam os 5 alpendres do tanque de Betesda?
Dentro da cidade, junto à porta das Ovelhas, ficava o tanque de Betesda, com cinco pátios cobertos. Ficavam ali cegos, mancos e paralíticos, uma multidão de enfermos, esperando um movimento da água, pois um anjo do Senhor descia de vez em quando e agitava a água.
A metáfora de mover as águas pode ser interpretada como uma referência ao relato bíblico do tanque de Betesda, onde as águas eram agitadas por um anjo e o primeiro a entrar após esse movimento era curado de qualquer enfermidade (João 5:1-9).
Há em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, um tanque que, em aramaico, é chamado Betesda, tendo cinco entradas em volta. Ali costumava ficar grande número de pessoas doentes e inválidas: cegos, mancos e paralíticos. Eles esperavam um movimento nas águas. De vez em quando descia um anjo do Senhor e agitava as águas.
Porque Jesus perguntou ao paralítico se ele queria ser curado?
Dentre tantos enfermos, Jesus vê um homem paralítico, que era a maquete do desespero. Jesus sabia que ele estava nessa condição deplorável há muito tempo. Então, Jesus perguntou-lhe: “Queres ser curado?” (Jo 5.6).