Está escrito (Gênesis 1:1), “Num princípio (BeReshit)...” e BereShit é Bet-Reshit. Essa palavra (Reshit) significa Sabedoria, pois está escrito (Salmo 111:10), “O Princípio é sabedoria, o temor de D'us”.
Bereshit (בְּרֵאשִׁית; romaniz.: bə·rê·šîṯ, palavra formada por בְּ, significando 'no' ou 'na' + רֵאשִׁית, significando 'início' ou 'cabeça'; ou seja, 'no início') é a primeira palavra do Sefer Bereshit (que os cristãos conhecem como Livro do Gênesis), o primeiro livro da Torá, sendo, portanto a primeira palavra de ...
O conteúdo trata do Gênesi, cujo nome em hebraico é Bereshit, que é o primeiro livro da Bíblia. O livro narra a história da criação do Universo e de todos os seres que o habitam, dos mais simples aos unicelulares até o mais completo ser, que é o homem.
Enquanto na língua portuguesa temos o nome “Gênesis”, que se relaciona com o conteúdo do livro citado, temos em hebraico “תישארב”, “Bereshit”, que é a preposição em “ בְּ/be” mais primeira palavra do livro, que traduzida seria “Em um princípio”.
São João Crisóstomo (349-407), patriarca de Constantinopla, foi quem, no século IV d.C., primeiro utilizou a palavra “bíblia” para designar as Sagradas Escrituras.
Gerar (em hebraico: גְּרָר; lit. "Noite" ou "lugar de pernoita") era a principal cidade dos filisteus, na época de Abraão e de Isaque, e estava localizada na fronteira sul da Filístia, não muito distante da cidade de Gaza.
Bereshit (em hebraico, בְּרֵאשִׁית , pron. bərē'šīṯ) é a primeira palavra encontrada na primeira parashá (em hebraico פרשה 'porção') da Torá e significa "no princípio". Parashá é a primeira porção semanal da Torá, no ciclo anual judaico de leitura da Torá.
A Bíblia Hebraica é conhecida em hebraico como Tanakh: O termo Ta-Na-Kh é o acróstico das iniciais das palavras Torá, Nevyim e Ketuvim. A palavra Torá se refere à Lei de Moisés, conhecida em grego como Pentateuco.
1 No princípio criou Deus os céus e a terra. 2 A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas. 3 Disse Deus: haja luz.
Somos uma organização sem fins lucrativos que oferece acesso gratuito a textos, traduções e comentários para que todos possam participar do processo contínuo de estudo, interpretação e criação da Torá.
Gênesis (do grego Γένεσις, "nascimento", "origem") é o nome dado pela Septuaginta ao primeiro destes livros, ao passo que seu título hebraico Bereshit (בְּרֵאשִׁית, B'reishit, "No princípio") é tirado da primeira palavra de sua sentença inicial.
Esse pictograma implica na ideia de “primeiro, início, começo, proeminência.” É dessa letra que surge a primeira frase da Bíblia בְּרֵאשִׁית (bereshit “no princípio”) que vem de ראשׁית (reshit “início”) que vem de ראשׁ (rosh “cabeça”) e rosh de nossa letra base.
E lá vamos nós, partindo da primeira palavra da Torá, que é Bereshit – usualmente traduzida como “no começo”. Em termos gramaticais da língua hebraica, nos deparamos com um primeiro estranhamento: para que seja realmente “no começo”, deveria ser Bareshit.
A segunda letra é Bet ב encontrada nas palavras Bereshit בבראשית e Bará ברא. Bet é a segunda letra do alfabeto Hebraico e significa Casa/habitação/Benção/Multiplicação. Desta forma, nós vemos neste versículo a benção de Deus o criador no processo de nos dar uma casa e uma história Nele.
Isaque vai a Gerar por causa da fome. E havia fome na terra, além da primeira fome, que foi nos dias de Abraão; por isso, foi-se Isaque a Abimeleque, rei dos filisteus, em Gerar.
Quem desistir em Eseque (lugar da contenda); Quem desistir em Sitna (lugar da inimizade); Não vai desfrutar de Reobote (lugar do alargamento). Após isso, nos versos 23-25, Isaque vai para outro lugar – Berseba – ali eles edificam um altar, invocam o nome do Senhor, armam uma tenda e ...
Se não fosse a Igreja Católica, não existiria a Bíblia como a temos hoje, com os 73 livros canônicos, isto é, inspirado pelo Espírito Santo. Foi num longo processo de discernimento que a Igreja, desde o tempo dos Apóstolos, foi “berçando” a Bíblia, e descobrindo os livros inspirados.