Em geral, lemos: 1, o denominador e a palavra avos. Avos é um substantivo masculino usado na leitura das frações, designa cada uma das partes iguais em que foi dividida a unidade e se cujo denominador é maior do que dez.
Assim, surgiu “um dezesseis avos” (1/16), a partir de uma necessidade de maior precisão nas divisões fracionadas. Desde então, se usa o termo “avos” nas frações com denominadores acima de 10.
[ Matemática ] Palavra que se junta a um denominador maior que dez para indicar a divisão da unidade no número de partes iguais indicado por esse denominador (ex.: doze vinte e cinco avos = 12/25).
A partir do onze, acrescentamos a palavra avos depois do número: onze avos, doze avos, treze avos, e assim por diante. Desta forma, quando você ler uma fração, primeiro menciona o numerador, em seguida a quantidade de partes de onde estamos pegando.
Ex.: 1/12 (um doze avo), 2/12 (dois doze avos). Obrigado. Segundo o dicionário Aurélio, avo usa-se quase sempre no plural. E foi assim que eu aprendi: um doze avos.
Os meses são divididos em 1/12 avos, sendo cada avos uma parcela do salário. Por exemplo, um funcionário que trabalhou por cinco meses, terá direito a 5/12 avos do salário. Para descobrir esse valor, basta dividir a remuneração por 12 (meses do ano) e multiplicar o resultado pelos meses trabalhados.
Perguntas frequentes. Como funciona 1/12 avos do representante comercial? O cálculo da indenização equivale a 1/12 do total das comissões recebidas durante a vigência do contrato, como compensação pelo trabalho realizado.
Compartilhe esse conteúdo: O "avos" aparece quando o denominador de uma fração é maior do que dez - como 1/12 (que se lê "um doze avos"). O termo tem origem em octavus (em latim, "oitavo"), que passou a ser escrito oit'avos (aí sim para representar uma fração).
O apuração do valor do adiantamento ou do 13º salário é feito em avos (meses), considerando sempre o período de janeiro a dezembro do respectivo ano, ou seja, a cada mês trabalhado durante este período, conta-se 1 avo. Portanto, se o empregado trabalhar os 12 meses, este empregado terá direito a receber 12/12 avos.
As férias proporcionais são calculadas com base na fração mensal do período aquisitivo, equivalente a 1/12 avos por mês completo trabalhado. Para cada mês, o trabalhador ganha o direito a 1/12 de 30 dias de férias.
O valor do 13º corresponde a 1/12 (um doze avos) da remuneração por mês de serviço. Isso significa que, caso o trabalhador esteja trabalhando há um ano na empresa, recebe o equivalente ao salário de um mês inteiro trabalhado.
Olhando para essas imagens, podemos encontrar algumas equivalências, por exemplo: considerar 6/24 é o mesmo que considerar 1/4. Ou seja: Podemos dizer também que 12/24 é o mesmo que considerar 1/2.
Tendo em conta que se escreve «oitavos de final» (antes oitavos-de-final) e «quartos de final» (antes quartos-de-final), deve escrever-se «dezasseis avos de final» (no Brasil, «dezesseis avos de final»), por extenso, sem hífen.
Ao comparar frações, lembre-se de que o numerador é o número de cima e que o denominador é o número de baixo. Com o mesmo denominador, um numerador maior significa uma fração maior. Com o mesmo numerador, um denominador menor significa uma fração maior.
O símbolo de maior do que é >. Então, 9>7 lê-se '9 é maior do que 7'. O símbolo de menor do que é <. Outros dois símbolos de comparação são ≥ (maior ou igual) e ≤ (menor ou igual).