O gênero Alternaria é composto por fungos mitospóricos que possuem conídios com comprimento e largura variável, geralmente individuais e raramente catenulados, retos ou ligeiramente curvos, com corpo oblongo ou elipsoidal que afina-se em direção ao ápice, formando um bico comprido, sinuoso e ocasionalmente ramificado.
A mancha de Alternaria é uma doença considerada de importância secundária na cultura do feijoeiro comum no Brasil, exceto nos Estados do Espírito Santo e São Paulo e na Zona da Mata de Minas Gerais, onde sua incidência e severidade vem aumentando consideravelmente nos últimos anos.
Poda de limpeza na copa da planta infectada, retirando ramos danificados ou com gemas em estresse. Retirada de todas as folhas com sintoma, colhendo-as em um saco para posterior queima. Pincelamento de todas as áreas de ferimento das podas com um fungicida sistêmico registrado para a cultura mais um produto adesivo.
Causada pelo fungo Cercospora zeae-maydis, a cercosporiose é uma doença foliar que provoca manchas acinzentadas e de formato retangular, predominantemente, que se desenvolvem paralelas às nervuras da folha do milho.
Estas manchas são sinais de uma doença chamada Cercosporiose, causada pelo fungo Cercospora beticola, que causa destruição total do limbo foliar e, consequentemente, redução na produtividade. Esta é a principal doença da beterraba.
Deve-se manter um estrito controle da doença nos viveiros. Evitar a irrigação por aspersão no período de floração e de maior brotação de folhas novas; realizar podas de manutenção visando facilitar a circulação de ar, a qual evita a permanência da água na superfície dos tecidos suscetíveis por períodos muito longos.
Óleos e extratos de mostarda, trevo, cássia, pimenta e manjericão podem atuar contra fungos. A atividade antimicrobiana também já foi comprovada em óleos essenciais de menta, canela e nim. No caso do nim, a molécula responsável pelo seu efeito fungicida é um terpeno, chamado azadirachtina.
Causada pelo fungo Alternaria solani, caracteriza-se por causar intensa redução da área foliar, queda do vigor das plantas, depreciação de frutos e tubérculos e conseqüente redução do potencial produtivo.
Limpeza periódica, controle sistemático da temperatura e da umidade relativa do ar, uso de material de boa qualidade na fabricação e restauração do papel, e o emprego de substâncias fungicidas são meios de prevenir e combater o mofo.
A Pinta Preta é causada pelo fungo Phyllosticta citricarpa (Guignardia citricarpa) que pode se multiplicar e produzir seus esporos assexuais (conídios) em frutos, folhas e ramos secos da planta e os esporos sexuais (ascósporos) em folhas caídas no solo.
Uso de sementes sadias e/ou tratadas com fungicidas é altamente recomendado como medida inicial para o controle da doença, visto o gênero Alternaria poder ser transmitidos por sementes.
Já o alface e outras hortaliças folhosas costumam apresentar pequenas bolinhas pretas, que na verdade não fazem mal a saúde. "Pontos pretos são normais do alface. Às vezes pode ser pontos de deficiência de alguns metais e minerais, mas em geral é o próprio aspecto do vegetal normal.
Os quiabos devem ter cor verde intensa e sem manchas escuras ou rugas, que é um sinal de que está começando a murchar. É importante que sejam firmes ao toque, mas não muito duros. Evite quiabos que estejam muito flexíveis, pois isso isso pode indicar de que estão passados.
O vinagre é um ótimo fungicida, que pode ajudá-lo a proteger suas plantas de alguns tipos de fungos e mofo. Para isso, basta aplicar diariamente nos locais afetados uma mistura contendo duas colheres de chá de vinagre e uma xícara de chá de camomila concentrado.
O Alho é um fungicida e um ótimo inseticida natural que te ajuda combater pragas e doenças. Quando ele é amassado ou triturado libera uma substância chamada ALICINA , que tem um poder inseticida e repelente nas suas plantas.
A verrugose dos citros, causada pelos fungos Elsinoe fawcetti e E. australis, se caracteriza por lesões salientes, corticosas e irregulares, usualmente com 1,0 a 3,0 mm de diâmetro, que podem estar agrupadas, cobrindo grande porção do fruto.
Se achar necessário uma medida mais intensa, busque produtos fungicidas prontos, que atingem os fungos em plantas mais comuns, vendidos em lojas de jardinagem. São produtos mais “fortes”, mas bastante eficientes, porém, se ainda há dúvidas sobre o que fazer quando a planta está com fungos, procure um profissional.
A responsável por esta mudança é a betanina, pigmento presente na beterraba vermelha e que dá a cor roxo-avermelhada tão conhecida da hortaliça tuberosa. O corante natural, não encontrado na beterraba dourada, funciona ainda como um poderoso antioxidante, oferecendo alguns benefícios para a saúde.
Os brotos de beterraba são frequentemente consumidos crus em saladas, sanduíches e sucos, e também podem ser cozidos ou refogados em pratos quentes. Neste glossário, vamos explorar em detalhes o que são brotos de beterraba e como eles podem ser incorporados em uma dieta saudável.