O Fevereiro Roxo é uma campanha de conscientização sobre doenças e a importância de fazer o correto diagnóstico e tratamento. A campanha é focada na conscientização sobre 3 doenças incuráveis: o Lúpus, a Fibromialgia e o Alzheimer.
O alerta roxo da Climatempo, nível PERIGO, é o alerta mais forte e indica temporais com ventos acima de 91 km/h e chuvas superiores a 50 mm/dia, indicando condições meteorológicas extremamente severas e risco à segurança.
Violeta/lilás: espiritualidade bem desenvolvida; inspirações criativas; capacidade de transformar os sofrimentos pessoais em fatores positivos para o próprio destino.
AMARELO - Aviso de observação - Evento meteorológico pode acontecer nas próximas 120 horas (5 dias). LARANJA - Aviso de Atenção - Evento meteorológico pode acontecer nas próximas 72 horas (3 dias). PRETO - Aviso extraordinário de risco iminente: evento meteorológico pode acontecer a qualquer momento.
Situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrências com riscos de danos materiais, integridade física ou até mesmo à vida humana. Mantenha-se atento sobre as informações dos alertas.
Você sabe o que é o Alerta Rosa? É uma ferramenta que ajuda mulheres do Amazonas, vítimas de violência ou em situação de risco. O Alerta Rosa possibilita que as mulheres possam ter um novo canal de acesso à rede de proteção estadual, que reúne Polícias Civil e Militar, além de órgãos sociais.
A campanha Março Azul-Marinho alerta para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal, uma doença caracterizada por tumores que acometem o intestino grosso, principalmente nas regiões chamadas de colo, reto (final do intestino) e ânus.
As intensidades são diferenciadas por 3 tamanhos de circunferências (pequena, média e grande) e os tipos pelas cores verde (riscos físicos), vermelha (riscos químicos), amarela (riscos ergonômicos), marrom (riscos biológicos) e azul (riscos de acidentes).
Roxa (ou púrpura) está ligada ao mundo místico e significa espiritualidade e mistério. Estimula o contato com o lado espiritual, proporcionando a purificação do corpo e da mente, e a libertação de medos e outras inquietações.
Historicamente a cor roxa está ligada à nobreza e a realeza, ela também pode ser associada a: espiritualidade, erotismo, cerimônia, o misterioso, transformação, sabedoria, conhecimento, criatividade, iluminação, crueldade, arrogância, luto, poder, sensibilidade, intimidade.
Indicam situações de atenção, precaução ou verificação de acordo com o pictograma ou texto inseridos no sinal. São utilizados em instalações, acessos, aparelhos, instruções e procedimentos, dentre outros.
Quando os níveis dos rios superam as chamadas Cotas de Alerta, são enviados boletins de Alerta, que apresentam previsões de níveis das águas para as próximas horas, além de informações sobre as chuvas.
Cada cor corresponde a um nível de urgência, indicando o tempo máximo aceitável para o atendimento. As cores incluem vermelho (emergência imediata), laranja (quadros graves), amarelo (gravidade moderada), verde (menor gravidade) e azul (atendimentos simples).
As ações do Janeiro Branco buscam alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas.
As regiões sob alerta amarelo podem ser atingidas com chuvas de até 30 mm por hora e ventos de até 60 km/h. Já os locais em alerta laranja, podem sofrer com pancadas de até 60 mm por hora e fortes ventanias de até 100 km/h.
A chuva roxa simboliza a purificação e a libertação das mágoas passadas, permitindo que as pessoas se vejam e se relacionem sob uma nova luz. A música também aborda a mudança dos tempos e a necessidade de adaptação, como evidenciado na estrofe que fala sobre a busca por algo novo e a liderança em tempos de mudança.
🟡Perigo potencial: para os municípios que estão sob o alerta amarelo (perigo potencial), pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40-60 km/h. Além disso, de acordo com o Inmet, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O “Alerta Amber” foi criado a partir do caso da americana Amber Hagerman, sequestrada em 1996, no Texas. Um vizinho viu a ação do sequestrador e, imediatamente, denunciou o caso à polícia. Com a experiência foi criado um plano de emergências que é usado nos registros de sequestros de crianças.